Pesquisar este blog

22/06/2026

Haddad projeta Rafael Fonteles como liderança nacional do PT no cenário pós-Lula


O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), ganhou projeção no debate interno sobre a renovação das lideranças do Partido dos Trabalhadores. Em entrevista à BBC News Brasil, o ex-ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT) apontou o nome do piauiense como um dos quadros com potencial para assumir protagonismo na política nacional no ciclo que sucederá a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A declaração de Haddad ocorre em meio às discussões sobre o futuro do PT e da esquerda brasileira após um eventual novo mandato de Lula. Ao ser questionado sobre a possibilidade de assumir o protagonismo do campo progressista, o ex-ministro evitou tratar de projetos pessoais e defendeu a construção de novos nomes dentro da legenda.

“O Rafael Fonteles é um quadro que vai despontar no Brasil, por exemplo”, afirmou Haddad, ao citar a necessidade de o partido ampliar seus mecanismos de participação interna, incluindo a realização de prévias para a definição de futuras candidaturas.

Nos bastidores de Brasília, o reconhecimento ao governador piauiense também alimenta especulações sobre uma possível participação de Fonteles no governo federal em uma futura reforma ministerial. Seu nome chegou a ser mencionado entre os quadros técnicos cotados para assumir áreas estratégicas da Esplanada dos Ministérios, especialmente em razão de sua trajetória na área econômica.

Antes de assumir o Governo do Piauí, Fonteles foi secretário estadual da Fazenda e presidiu o Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz), tornando-se uma das vozes mais atuantes dos estados nas negociações da reforma tributária.

A ascensão do governador também já havia sido destacada pelo ex-ministro José Dirceu, que, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, incluiu Fonteles entre os nomes da nova geração da centro-esquerda com potencial para disputar espaços na política nacional nos próximos anos.

Aos 40 anos, Rafael Fonteles representa um perfil que setores do PT consideram estratégico para o futuro do partido. Uma liderança nordestina, com formação técnica na área econômica e associada a pautas como inovação tecnológica, modernização da gestão pública e atração de investimentos.

Apesar da crescente visibilidade nos círculos políticos e econômicos, o governador ainda enfrenta o desafio de ampliar seu grau de conhecimento junto ao eleitorado nacional, especialmente fora do Nordeste, em um cenário historicamente marcado pela influência dos grandes centros políticos e econômicos do eixo Sudeste.

Assista o vídeo:

Iasmin Dias recusa convite para suplência ao Senado


Iasmin Dias recusa convite para suplência ao Senado e reafirma compromisso com o PT e com o Piauí 

A arquiteta Iasmin Dias anunciou nesta segunda-feira (22) que não aceitará o convite para integrar, como suplente, a chapa ao Senado encabeçada pelo deputado federal Júlio César (PSD), pré-candidato ao cargo nas eleições de 2026.


Filha do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, Iasmin vinha sendo apontada nos últimos meses como um dos nomes cotados para compor a chapa majoritária. A decisão foi comunicada por meio de uma nota publicada nas redes sociais.

No texto, Iasmin agradeceu as manifestações de apoio recebidas e destacou a confiança depositada em seu nome pelo deputado Júlio César e pela senadora Jussara Lima (PSD), que defendiam sua participação na composição da candidatura ao Senado.

Segundo ela, a decisão foi tomada após um período de reflexão sobre seu planejamento pessoal, profissional e familiar, e não representa um afastamento da vida pública ou da militância política.

“Minha relação com a vida pública começou muito antes. Cresci acompanhando de perto a construção de políticas públicas, participando de projetos, iniciativas e debates que ajudaram a transformar a realidade do nosso estado. Aprendi cedo que servir às pessoas é, antes de tudo, um compromisso permanente, não um cargo”, afirmou.

Filiada ao Partido dos Trabalhadores desde 2017, Iasmin reafirmou seu compromisso com o PT, com o desenvolvimento do Piauí e com as pautas sociais que considera prioritárias, como saúde mental, inclusão da população neurodiversa, acolhimento às famílias e a ampliação de oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade.


Na mesma manifestação, ela declarou apoio ao nome da ex-vereadora Rosário Bezerra para a vaga de suplente ao Senado, destacando sua trajetória política e sua dedicação às causas sociais. Iasmin também reiterou apoio às pré-candidaturas de Júlio César e Marcelo Castro ao Senado, à reeleição do governador Rafael Fonteles e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Seguirei dedicando minha energia às causas que considero essenciais para o desenvolvimento humano e social do nosso estado”, concluiu.

Rubens Vieira intensifica agenda no Norte do Piauí


Rubens Vieira intensifica agenda no Norte do Piauí com obras, diálogo e presença nas comunidades

O deputado estadual Rubens Vieira (PT) cumpriu uma extensa agenda de compromissos no fim de semana em municípios do Norte do Piauí, com visitas a obras de infraestrutura, reuniões com lideranças comunitárias e participação em eventos religiosos e culturais.

A agenda teve início em Joaquim Pires, onde o deputado realizou visitas técnicas às obras de pavimentação asfáltica que estão em andamento na cidade. O parlamentar também acompanhou a execução da requalificação urbanística e paisagística da Orla da Lagoa do Cajueiro, obra que busca transformar o espaço em uma nova área de lazer, convivência e incentivo ao turismo no município.


Em Parnaíba, Rubens Vieira se reuniu com moradores e lideranças de diferentes comunidades. No Assentamento Lagoa do Prado, participou de um encontro ao lado do líder comunitário professor Alcione, ouvindo reivindicações e debatendo melhorias para a população local.

A programação seguiu no bairro São José, em reunião com as lideranças Christiane Araújo e Jô Lima, além de moradores e apoiadores. No bairro Piauí, o deputado foi recebido pela liderança Ana Paula e reafirmou o compromisso de continuar articulando investimentos e ações voltadas ao desenvolvimento dos bairros da cidade.

Ainda em Parnaíba, Rubens concedeu entrevistas aos veículos de comunicação do litoral e participou de um momento de confraternização com a população no Beira Rio, ao lado do prefeito Francisco Emanuel, durante a transmissão da partida da Seleção Brasileira.

No domingo (21), a agenda continuou em Cocal dos Alves, onde o parlamentar participou do novenário dos festejos de São João Batista, realizado na Igreja Matriz do município. Ele também prestigiou o Festeja CDA 2026, evento que integra a programação cultural da cidade e contou com apresentação da cantora católica Aline Brasil, reunindo fiéis e visitantes da região.

Encerrando o fim de semana de atividades, Rubens Vieira esteve em Piripiri, onde participou de encontros com amigos e lideranças locais para ouvir demandas da população e discutir propostas voltadas ao desenvolvimento regional.

“Nosso mandato é construído ouvindo as pessoas, acompanhando as obras e participando da vida das comunidades. Cada encontro é uma oportunidade de conhecer de perto as necessidades da população e buscar soluções que contribuam para o desenvolvimento dos municípios”, afirmou o deputado.

A atuação municipalista tem sido uma das marcas do mandato de Rubens Vieira na Alepi, com foco em pautas relacionadas ao desenvolvimento regional, infraestrutura, saúde, meio ambiente e fortalecimento das políticas públicas, especialmente nos municípios do Norte do Piauí. Entre suas iniciativas no Parlamento, o deputado já apresentou projetos ligados à expansão da atenção domiciliar em saúde, adaptação às mudanças climáticas e incentivo à economia do mar.

19/06/2026

Fomento Rural avança no Piauí e já beneficia mais de 3,4 mil famílias, destaca Wellington Dias


O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participou, em Teresina, da apresentação dos resultados do Programa Fomento Rural no Piauí e destacou os avanços da iniciativa, realizada em parceria entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), a Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), o Governo do Piauí e o Governo Federal.

Os números apresentados demonstram o impacto do programa na transformação da vida das famílias agricultoras piauienses. Até o momento, mais de 3,4 mil famílias foram beneficiadas, com investimentos superiores a R$ 15,9 milhões destinados ao fortalecimento da agricultura familiar, à inclusão produtiva, à geração de renda e à melhoria das condições de vida no campo.


Durante o evento, Wellington Dias enfatizou que o trabalho conjunto entre os governos tem sido fundamental para levar políticas públicas a quem mais precisa e fortalecer a produção de alimentos no estado.

O ministro também anunciou a ampliação do programa. A meta é alcançar aproximadamente 5,4 mil famílias no Piauí, com investimentos que devem chegar a R$ 24,7 milhões.

Para Wellington Dias, os resultados comprovam que a união entre os governos federal e estadual fortalece a agricultura familiar, amplia oportunidades para os trabalhadores e trabalhadoras rurais e contribui para o desenvolvimento econômico e social do Piauí.

18/06/2026

Dr. Francisco Costa entra novamente entre os mais influentes do Congresso

Deputado Francisco Costa • PT - Piauí

Dr. Francisco é reconhecido pelo terceiro ano consecutivo entre os parlamentares mais influentes do Congresso Nacional

O deputado federal Dr. Francisco Costa (PT-PI foi novamente incluído na tradicional lista dos “Cabeças do Congresso Nacional”, elaborada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) e que reúne os 150 parlamentares com maior influência política e institucional no Poder Legislativo. O parlamentar piauiense aparece entre os 50 nomes em ascensão, categoria destinada a deputados e senadores que vêm ampliando seu protagonismo em missões partidárias, políticas e institucionais.

Dr. Francisco é o único representante do Piauí entre os destaques do levantamento e alcança o reconhecimento pelo terceiro ano consecutivo. A publicação do DIAP é realizada anualmente desde 1994 e avalia a capacidade de articulação, formulação de propostas, negociação e influência dos parlamentares no processo decisório do Congresso Nacional.

Médico, natural de São Francisco do Piauí, Dr. Francisco está em seu primeiro mandato como deputado federal. Antes de chegar à Câmara dos Deputados, foi prefeito de São Francisco do Piauí por dois mandatos e secretário de Saúde do Estado do Piauí. Na Câmara, ganhou projeção nacional ao presidir a Comissão de Saúde e atuar como relator da medida provisória que recriou o Programa Bolsa Família, uma das principais políticas sociais do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

16/06/2026

Rafael Fonteles lança plataforma digital para ampliar participação popular


Ferramenta permite envio de sugestões em texto e áudio e busca reunir contribuições da sociedade para definir propostas para os próximos anos do Estado

A participação da sociedade na definição dos rumos do Piauí passa a contar com um novo canal digital. O governador e pré-candidato à reeleição Rafael Fonteles (PT) lançou, nesta terça-feira (16), a plataforma colaborativa rafaelfontelespi.com.br, criada para receber propostas e sugestões da população para a elaboração do Plano de Governo que será apresentado aos piauienses nas eleições deste ano.

A ferramenta permite que cidadãos de diferentes regiões do Estado contribuam com ideias em diversas áreas por meio de textos ou mensagens de áudio. A iniciativa amplia o processo de escuta popular que já vinha sendo realizado por meio de seminários temáticos, encontros com representantes da sociedade civil e lideranças de diferentes segmentos. O lançamento da plataforma ocorreu em um ato político em Teresina e reuniu lideranças partidárias, prefeitos, vereadores e integrantes da base aliada.

Segundo Rafael Fonteles, o objetivo é garantir que a construção das propostas seja feita com ampla participação da população.

“Milhares de pessoas já participaram desse processo, mas queremos que mais gente contribua por meio da plataforma. Queremos que todos aqueles que se interessam pelo Piauí, que desejam vê-lo crescer e gerar oportunidades para todos, enviem suas sugestões. Tudo será lido. Podem escrever, podem mandar áudio. É rápido, prático e fácil. E podem ter certeza: cada contribuição será analisada”, afirmou o governador.

A proposta da plataforma é consolidar uma construção coletiva das diretrizes que deverão orientar os próximos anos do Estado, incorporando contribuições relacionadas ao desenvolvimento econômico, social e à melhoria dos serviços públicos.

A iniciativa segue uma tendência de utilização de mecanismos digitais de participação social na formulação de políticas e programas de governo. No próprio Piauí, experiências como o Orçamento Participativo Digital (OPA) têm ampliado a utilização de ferramentas tecnológicas para aproximar a população dos processos de decisão pública.

Com a plataforma colaborativa, a expectativa da equipe responsável pelo Plano de Governo é ampliar ainda mais o diálogo com diferentes setores da sociedade, fortalecendo a participação cidadã na formulação das propostas que deverão orientar o futuro do Piauí.

Rafael Fonteles consolida fortalecimento do SUS com nova Central de Diagnóstico em Teresina


Governo Rafael Fonteles consolida fortalecimento do SUS com nova Central de Diagnóstico em Teresina

Com investimento de R$ 19 milhões, gestão do PT transforma antiga maternidade em complexo de exames especializados para zerar filas estruturais na saúde pública.

O governador Rafael Fonteles (PT) inaugurou nesta terça-feira (16) a Central de Diagnóstico de Teresina, consolidando mais um avanço histórico na política de fortalecimento e expansão do Sistema Único de Saúde (SUS). O novo equipamento público de saúde recebeu aporte total de R$ 19 milhões em investimentos.

A unidade foi instalada na estrutura inteiramente reformada e modernizada da antiga Maternidade Dona Evangelina Rosa, na Avenida Higino Cunha, no bairro Cristo Rei, na zona sul da capital. A iniciativa cumpre a diretriz programática de descentralização e universalização do acesso à saúde especializada. O principal objetivo é reduzir de forma drástica o tempo de espera e eliminar as filas estruturais de exames de média e alta complexidade na rede pública.

O novo centro amplia de maneira inédita a capacidade instalada de atendimento ao disponibilizar uma ampla gama de exames de imagem e diagnósticos laboratoriais. Estão disponíveis para a população serviços de ultrassonografia, mamografia, tomografia computadorizada, endoscopia, raio-X, densitometria óssea, eletrocardiograma e teste ergométrico.

Piauí Saúde Digital e Integração Regional

Além de consultórios médicos estruturados para o atendimento com especialistas, o complexo destaca-se pela inovação tecnológica. Foram implantadas quatro salas exclusivas destinadas ao programa Piauí Saúde Digital. A plataforma de telemedicina conecta os pacientes diretamente a redes de especialistas. A medida agiliza laudos e otimiza o fluxo de regulação do estado.

O alcance do investimento reafirma o compromisso do governo do PT com a integração regional:

Abrangência Coberta: Referência para a Macrorregião Meio-Norte.
Municípios Beneficiados: Atendimento referenciado garantido para moradores de 69 municípios parceiros e do Território Entre Rios.

Interiorização Operacional: Com a entrega da capital, a gestão estadual amplia sua rede consolidada que já opera Centrais de Diagnóstico em outras 11 cidades polo, incluindo Picos, Parnaíba e Floriano. O planejamento estratégico prevê a expansão para 16 unidades totais no território piauiense.

Futuro Complexo Especializado


O projeto urbanístico e assistencial concebido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) prevê que o prédio da antiga maternidade seja convertido em um polo integrado de assistência social e médica. Nos próximos meses, a estrutura passará a abrigar de forma integrada o Centro de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa (Casp), os serviços de Saúde Mental, um pavilhão dedicado ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) e uma unidade descentralizada do Hemopi.

A entrega reafirma a prioridade absoluta dada pela administração de Rafael Fonteles ao bem-estar social, convertendo infraestruturas históricas em símbolos de eficiência e dignidade para a população que mais precisa do braço forte do Estado.