O deputado federal Merlong Solano (PT-PI) classificou como “histórico” o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) que formou maioria pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete réus acusados de envolvimento na tentativa de golpe contra o Estado Democrático de Direito.
Segundo o parlamentar, a decisão representa um marco na trajetória política do Brasil por reafirmar a força das instituições e a necessidade de punição para aqueles que atentam contra a democracia. “Dia histórico para o Brasil... Nossa democracia sai desse julgamento mais firme e mais forte, provando que a justiça brasileira não se curvou diante das ameaças, nem cedeu às tramas que tentaram sabotar a soberania do nosso país”, declarou.
Em pronunciamento emocionado, Merlong lembrou que esta é a primeira vez que um golpe de Estado no país é julgado e condenado pelo Supremo. Ele fez um resgate histórico para reforçar a dimensão da decisão: “Sucessivos golpes foram tentados ao longo do século XX, alguns bem-sucedidos, outros fracassados. Mas um ponto em comum a todos: nenhum foi julgado. Estamos deixando para trás esta mácula, julgando e condenando.”
O deputado destacou ainda que a vitória da justiça é também a vitória do povo brasileiro, que reafirma o compromisso de nunca mais permitir retrocessos autoritários. “Com a condenação de Jair Bolsonaro e dos demais envolvidos, o Brasil sinaliza para o mundo que a democracia está se consolidando e que não se aceita mais tentativas de golpe e desrespeito às eleições”, concluiu.
Para Merlong, a decisão do STF é um divisor de águas na história republicana, fortalecendo a confiança popular nas instituições e coroando a luta histórica de gerações em defesa da democracia.
Confira o pronunciamento do deputado federal Merlong Solano:
Confira o pronunciamento do deputado federal Merlong Solano:
Nenhum comentário:
Postar um comentário