Pesquisar este blog

23/07/2025

Piauí Moderniza Registro de Ocorrências


Sob a liderança do governador Rafael Fonteles (PT), o Piauí vive uma transformação concreta na segurança pública, com iniciativas que colocam o cidadão no centro das decisões. Em entrevista ao Podcast Opinião Segura, durante a I Conferência de Segurança Pública – iLab Segurança 2025, o secretário Chico Lucas apresentou um panorama do novo tempo que está sendo construído no estado: mais moderno, mais eficiente e mais próximo da realidade do povo.

Chico Lucas destacou que está cumprindo à risca a missão dada pelo governador: cuidar da segurança pública com inteligência, tecnologia e escuta ativa. Uma das inovações mais recentes — e de maior impacto — é a possibilidade de registrar boletins de ocorrência diretamente pelo WhatsApp, sem necessidade de filas, burocracias ou intermediação de agentes estatais.

“A narrativa da violência é de quem sofreu a violência. Quem vai fazer o BO é o cidadão, sem nenhum controle estatal”, afirmou o secretário, sinalizando o caráter democrático da iniciativa.

A medida é uma resposta direta ao problema histórico do sub-registro de crimes e representa um passo importante para fortalecer a participação popular no sistema de segurança. Em apenas três dias, mais de 2 mil atendimentos foram realizados e cerca de 600 boletins de ocorrência já haviam sido registrados.

Para explicar a mudança de lógica, Chico Lucas fez uma analogia instigante:

“O nariz e os ouvidos são os únicos orifícios sem esfíncter porque não podemos viver sem respirar e ouvir. Infelizmente, até agora, o sistema de segurança não ouvia de verdade. Isso está mudando no Piauí.”

Essa ação integra um conjunto maior de políticas públicas adotadas pelo governo Rafael Fonteles, que desde o início trata a segurança como prioridade estratégica. Mais do que reprimir o crime, a gestão tem buscado construir um ambiente de paz, dignidade e bem-estar para a população — um Piauí onde viver seja, de fato, um direito garantido a todos.

O uso da tecnologia para democratizar o acesso à justiça confirma que, sob o comando do PT, o estado está na vanguarda das transformações sociais. Segurança pública de verdade se faz com participação, transparência e compromisso com a vida.

Assista a entrevista completa: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário