Pesquisar este blog

02/07/2025

Piauí é referência nacional em transparência na segurança pública


Estado conquista nota máxima em todos os critérios

O Piauí acaba de conquistar mais um marco histórico na segurança pública! Durante a I Conferência de Segurança Pública iLab-Segurança 2025, realizada em Brasília, o estado brilhou ao ser reconhecido como o mais transparente do país na divulgação de dados sobre Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs). O feito é fruto direto do compromisso do governador Rafael Fonteles em transformar o Piauí em um lugar cada vez melhor para viver, ser feliz e investir, e da atuação técnica e estratégica do secretário de Segurança, Chico Lucas, que tem conduzido com excelência a implementação das diretrizes de segurança do governo.

Com nota máxima (10) em todos os sete critérios avaliados, o Piauí se consolidou como referência nacional no tratamento responsável e qualificado das informações de segurança pública, de acordo com o estudo técnico apresentado pelo Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp). A comitiva piauiense, liderada por Chico Lucas, foi destaque no evento que reuniu autoridades dos Três Poderes, especialistas e representantes da sociedade civil.

Foram avaliados critérios como:

• Implementação do uso da sigla CVLI

• Registro de Mortes por Intervenção Legal de Agente do Estado (MILAE)

• Registro de Mortes por Causas Indeterminadas (MCI)

• Contagem de vítimas

• Registros por cidade

• Local da ação

• Data e hora da ação

Todos eles, implementados com 100% de eficácia!



O secretário Chico Lucas celebrou o resultado:

"Transparência é um pilar fundamental da segurança pública. Esse reconhecimento mostra que o Piauí não apenas registra os dados, mas os trata com responsabilidade e seriedade, sempre com clareza e foco na proteção da vida e na confiança da população."

A transparência dos dados é garantida através do Painel de Dados da DATASSP, uma plataforma inovadora desenvolvida em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), que dá acesso público e qualificado às informações criminais do estado.

Para o delegado João Marcelo Brasileiro de Aguiar, gerente de Análises Estatísticas e Criminais da SSP-PI, o destaque do Piauí é reflexo de uma gestão orientada por ciência e compromisso com a vida:

“A SSP compreende que os dados de CVLIs não são apenas números, são também vidas perdidas. Por isso, devem ser tratados com o rigor científico adequado.”

Esse reconhecimento nacional é mais uma prova de que, com planejamento, compromisso e transparência, o Piauí segue avançando como referência em segurança pública no Brasil.

É o Governo Rafael Fonteles mostrando que cuidar da vida das pessoas é, também, garantir informação de qualidade e gestão eficiente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário