Rafael Fonteles se firma como liderança nacional do PT em debate no centenário de O Globo
O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), voltou a se destacar no cenário político nacional ao participar, nesta quinta-feira (31/07), do evento Diálogos O Globo, promovido pelo jornal O Globo em celebração aos seus 100 anos de fundação. O encontro reuniu lideranças de peso do país e teve como tema central os rumos da política externa brasileira diante do chamado “tarifaço” anunciado pelos Estados Unidos.
Em debate mediado pela jornalista Vera Magalhães, ao lado do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), Fonteles defendeu que o Brasil adote uma postura firme, mas diplomática, frente às tarifas unilaterais impostas por Washington. O petista destacou que os impactos diretos no Piauí são limitados — menos de 5% das exportações piauienses têm como destino os EUA —, mas alertou para as consequências nacionais da medida.
“É um desafio enorme para o Brasil e para os estados. No caso do Piauí, o efeito é pequeno, mas a preocupação é nacional. Por isso, vamos tratar disso em conjunto com o governo federal, inclusive em reunião marcada com o presidente Lula e o vice Alckmin”, afirmou.
Fonteles ressaltou também as estratégias de diversificação de mercados, citando a recente abertura do Japão para o mel piauiense, fruto da atuação da Investe Piauí. Ele aproveitou para elogiar a condução do ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, nas negociações com os EUA, que já resultaram no recuo de parte das medidas.
“O presidente americano já voltou atrás em cerca de 700 itens, o que representa 41% do impacto inicial, além de adiar o tarifaço. Isso mostra que o diálogo funciona, inclusive com pressão do setor empresarial americano, que teme prejuízos como o desabastecimento de suco de laranja”, destacou.
Com firmeza, Rafael Fonteles fez questão de ressaltar que o Brasil não pode se curvar a imposições externas:
A postura do governador do Piauí no palco do centenário de O Globo reforça seu papel como um novo e promissor quadro nacional do Partido dos Trabalhadores, ao lado do presidente Lula. Com equilíbrio, firmeza e visão estratégica, Fonteles mostra que tem voz ativa nos grandes debates que envolvem o futuro do Brasil, defendendo o desenvolvimento, a soberania e a democracia.
Assista a entrevista completa:
Assista a entrevista completa: