Pesquisar este blog

24/08/2011

Deputado defende jornada de 40 horas semanais em evento de homenagem aos 30 anos da Conclat

Há 30 anos, ativistas se reuniram no maior encontro sindical de toda a história do Brasil: a Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat). No mesmo ano, 1981, nasceu a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o PT, num momento que marcou redemocratização do país. Este evento foi lembrado hoje, 23, homenagem na Câmara. Durante a homenagem, o deputado Assis Carvalho (PT/PI) reavivou reivindicações antigas como o fim do imposto sindical e a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem diminuição de salário, que algumas categorias já conseguiram, mas que a grande maioria do povo brasileiro ainda não tem.

“A redução da jornada, que ainda hoje é uma pauta da CUT e de outras centrais, será discutida pelo Partido dos Trabalhadores ainda esta semana. Lutas como esta mostram a importância da mobilização popular e da organização sindical e a relevância do PT como interlocutor dos trabalhadores no Parlamento”, disse Assis.

Em seu discurso, o deputado Assis Carvalho lembrou os protagonistas do movimento sindical, destacando o líder operário Lula, que anos depois seria eleito presidente do Brasil, além de sindicalistas rurais piauienses como Zé Pereira, de Floriano; Manoel Otávio, de União; Raimundo Lira, de Esperantina; Maria dos Anjos, de Luzilândia. Assis também citou Dona Itelmira, de São João do Arraial; Luís Eduvirges, de Campo Maior; e Raimundo Boião, hoje prefeito de Pio IX.

O deputado também citou lideranças mais recentes como Regina Sousa, hoje suplente de senadora; o senador Wellington Dias, ex-governador do Piauí; o deputado federal Jesus Rodrigues – “todos militantes com quem tivemos a honra de atuar no movimento sindical bancário e na CUT do Piauí”, lembrou o parlamentar.

DEPUTADO FEDERAL ASSIS CARVALHO
Acompanhe o deputado:
Site: www.assiscarvalho.com
Twitter - @assis_carvalho
Facebook: Assis Carvalho
Acesse o blog: http://ptnoparlamento.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário