O deputado Jesus Rodrigues (PT) ganhou o apelido de “deputado 100%” depois da divulgação da frequência dos parlamentares no primeiro semestre, comprovando que ele foi o único piauiense a participar de todas as sessões deliberativas da Câmara dos Deputados. Em cinco meses de atuação, o petista apresentou projetos de lei e indicativos, além de trabalhar pela instalação de uma unidade da Fundação Oswaldo Cruz no Piauí e pela conclusão das eclusas do Rio Parnaíba para possibilitar sua navegabilidade.
Uma das propostas do deputado que ganhou notoriedade nacional diz respeito à criação de um programa de financiamento de um milhão de microdestilarias em todo o país para a produção de etanol, a exemplo do programa “Um milhão de cisternas”. “Precisamos democratizar a produção de biocombustíveis. Temos hoje cerca de 430 usinas no Brasil que não conseguem atender a demanda interna”, explicou o parlamentar.
Estreante na Câmara, Jesus Rodrigues conquistou importantes espaços, como a cadeira de membro titular da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, já que agricultura familiar é uma das prioridades do seu mandato.
Jesus Rodrigues também assumiu a vice-presidência da Comissão Especial de Bebidas Alcoólicas e da Subcomissão sobre Energias Renováveis na Agricultura e criação de políticas públicas para a Agricultura Familiar e Extensão Rural, além de ser suplente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e do Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica.
Projetos e indicativos
O primeiro projeto de lei apresentado por Jesus Rodrigues na Câmara Federal, de nº 478/11, propõe a proibição da compra de bebidas alcoólicas por órgãos públicos, que também não poderão servir esse tipo de bebida em solenidades oficiais caso a proposta seja aprovada. A iniciativa tem o objetivo de chamar atenção contra o consumo excessivo de álcool no Brasil.
O deputado também apresentou o projeto de lei nº 1178/11, que confere aos pacientes renais crônicos os mesmos direitos das pessoas com deficiência, como prioridade no atendimento médico e cotas nas vagas de emprego, por exemplo. Já o projeto de lei nº 1560/11, visa dar ao cidadão comum competência para reunir provas e fazer denúncia junto aos órgãos de trânsito em relação a veículos estacionados em cima de calçadas, em vagas destinadas a pessoas com deficiência e em frente a garagens.
Jesus Rodrigues também solicitou ao Ministério da Integração Nacional a inclusão do Piauí no Projeto de Integração do Rio São Francisco, passando por dez cidades piauienses, de São Raimundo Nonato a Paulistana, beneficiando o estado com a perenização dos rios Piauí e Canindé.
O deputado apresentou, ainda, indicativo ao Ministério da Saúde, requerendo que todos os hospitais sejam obrigados a contratar odontólogos para cuidar da saúde bucal de pacientes internados. Outro indicativo foi direcionado ao Ministro da Educação, Fernando Haddad, para que todas as escolas de ensino fundamental e médio tenham profissionais da área de Psicologia para prevenir o bullying, melhorar o ambiente escolar e revelar talentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário