Nesta quinta-feira (04) será lançada oficialmente a quarta edição do Festival da Rabeca, a partir das 10 horas, na Assembléia Legislativa. O Festival será realizado de 11 a 13 de agosto em Bom Jesus, município localizado a 635 Km de Teresina, e se consolida como uma grande homenagem aos rabequeiros de todo o país.
Peninha, Clã Brasil e Renata Rosa são as atrações nacionais já confirmadas na quarta edição do Festival da Rabeca. No entanto, a grande novidade deste ano é a participação dos rabequeiros de Portugal. “É uma alegria ver que o Festival está ganhando caráter internacional e sendo reconhecidos por artistas renomados do nosso país e de fora. Será um festival imperdível”, afirma o deputado estadual Fábio Novo, um dos organizadores do evento.
Para quem não conhece, a rabeca é um instrumento parecido com um violino, mas tem timbre diferenciado; é mais baixo e com um som fanhoso, dando um tom de lamento às melodias. Além das apresentações musicais, o Festival da Rabeca contará com intensa programação envolvendo teatro, cursos de iniciação à rabeca, além de oficinas de construção do instrumento.
“Além dos artistas nacionais e internacionais, o Festival abre espaço para que rabequeiros do Piauí também possam mostrar seu talento. O Festival da Rabeca é, na verdade, um evento cujo objetivo é valorizar a cultura popular e a boa música do nosso país”, diz Fábio Novo.
Dos artistas nacionais, o mais conhecido, até por sua longa trajetória na música brasileira, é o paulistano Aroldo Alves Sobrinho, o Peninha. O cantor e compositor está na estrada desde 1972, quando as rádios de todo o Brasil foram tomadas pela canção romântica intitulada “Sonhos”. Iniciava ali uma carreira marcada por inúmeros sucessos, com canções gravadas por outros grandes nomes da música brasileira, como Caetano Veloso e Fábio Junior.
Com forte influência dos maiores nomes da música tradicional nordestina, como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Antônio Barros, foi formado no início dos anos 2000, o Grupo Clã Brasil. A formação base do grupo oriundo de Itaporanga, na Paraíba, conta com as quatro irmãs Lucyane, Laryssa, Lizete e Maria José; e o pai, José Hilton. “No ano passado, o Clã Brasil foi considerado por especialistas como o grupo paraibano de maior sucesso no Brasil e no exterior”, frisa Fábio Novo.
A cantora Renata Rosa (foto) também estará em Bom Jesus mostrando seu talento como rabequeira durante o Festival. A paulista radicada em Pernambuco desenvolve um trabalho autêntico e regional desde 1998 e já ganhou diversos prêmios internacionais, a exemplo do melhor disco do ano concedido pelo jornal Le Monde, em 2005. Também com formação em artes cênicas, Renata Rosa participou do elenco e trilha sonora da microssérie “A pedra do reino”, exibida em 2007 na Rede Globo. “O nível das atrações nos permite dizer que Bom Jesus terá o melhor Festival da Rabeca já realizado”, finaliza Fábio Novo.
PROGRAMAÇÃO
11/08 - 1º Dia – Palco Nacional
20h00 – Abertura e Hino Nacional com sanfoneiro mirim ISAC
20h30 – Amaurí Jucá
21h30 – Rabequeiros
22h30 – Peninha (SP)
23h30 – Janaína e Banda
Por do Sol – Salão da Serra
17h00 – Companhia de Dança Cintia Laiana
18h00 – Saia de Pandora (DF) – Teatro
12/08 - 2º Dia – Palco Nacional
20h30 – Rabequeiros (2)
21h00 – Lilia Diniz (DF) – Miolo de pote em cantigas e versos
22h00 – Gaitas de Portugal
23h00 – Benicio Bem
00h00 – Clã Brasil (PB)
Por do Sol – Salão da Serra
17h00 – Folia de Reis (teatro)
18h00 – Só homens (dança)
13/08 - 3º Dia – Palco Nacional
20h00 – Rabequeiros
21h00 – Amarelo Cajuína
22h00 – Renata Rosa (PE)
23h00 – Lázaro do Piauí e Banda
Por do Sol – Salão da Serra
17h00 – Escola de Dança Lenir Argento
18h00 – Einstein – Portugal
Nenhum comentário:
Postar um comentário