O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, esteve em Timon (MA) nesta sexta-feira (11) para oficializar a adesão do município ao programa Acredita no Primeiro Passo, voltado ao microcrédito produtivo. Na ocasião, também foi entregue uma van do MobSUAS, reforçando a rede local de assistência social.
Ao lado do Banco do Nordeste (BNB) e da prefeitura, o ministro destacou que o Acredita vai ampliar as oportunidades de geração de renda por meio do trabalho e do empreendedorismo. “Vamos abrir caminhos para milhares de pessoas que buscam superar a pobreza com emprego ou o próprio negócio”, afirmou.
Representando o BNB, o diretor de negócios Luiz Abel reforçou o compromisso com a iniciativa. “Queremos transformar vidas com inclusão financeira e social, sem deixar ninguém para trás”, disse.
Desde o lançamento, o programa já movimentou mais de R$ 726 milhões em microcrédito para pequenos empreendedores, com mais de 87 mil operações. O Fundo Garantidor do Governo Federal reduz riscos para as instituições financeiras e garante juros mais baixos.
Moradora de Timon, a empreendedora Tamires Pereira recebeu crédito do programa e vai investir em tecnologia para crescer no ramo alimentício. “Vou comprar uma máquina para corte de papel, que agiliza a produção dos topos de bolo, e um sistema de pedidos. Isso melhora nosso atendimento e aumenta o faturamento”, contou.
Além da adesão ao programa, a cidade recebeu uma van do MobSUAS, que dará suporte à mobilidade e acessibilidade dos usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O prefeito Rafael Brito comemorou. “O veículo será fundamental para garantir deslocamento aos serviços da rede, como os CRAS e a Casa do Idoso.”
O ministro Wellington Dias destacou que a estruturação do SUAS é prioridade: “O MobSUAS fortalece o atendimento, amplia o alcance da rede e garante presença do Estado nas áreas mais distantes, com ações de proteção e cidadania.”
A iniciativa permite transporte de equipes e usuários, garantindo atendimento digno e contínuo, com foco na proteção, prevenção e inclusão social de populações em situação de vulnerabilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário