A missão tem sido uma oportunidade única de troca de experiências entre os países de língua portuguesa sobre o futuro da saúde pública. No centro das discussões estão temas como tecnologia, acesso a medicamentos, financiamento sustentável e combate a doenças como tuberculose e HIV.
Francisco Costa destaca que está levando ao mundo uma das grandes apostas do governo Rafael Fonteles: o Programa Piauí Saúde Digital, iniciativa que tem transformado o acesso à saúde no estado, com o uso de tecnologia, telemedicina e inclusão.
“É um orgulho apresentar o que temos feito no Piauí. Mostrar que o SUS dá certo e que pode ser referência até fora do Brasil. Aqui estamos trocando experiências com países irmãos, mas também mostrando que o nosso modelo de saúde pública tem muito a ensinar”, afirmou o parlamentar, que já foi secretário de Saúde do estado e presidente da Comissão de Saúde da Câmara.
A comitiva também visitou projetos inspiradores, como o Laboratório de Referência em Tuberculose, construído com apoio do governo brasileiro e da Fiocruz, além de iniciativas de ONGs que atuam no tratamento de HIV/Aids.
A presença do parlamentar em um evento internacional desse porte reforça o compromisso do PT com a valorização do SUS, a inovação na saúde pública e a solidariedade entre os povos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário