O município de Picos celebrou, neste sábado (12), a inauguração do Cineteatro Sávio Barão, maior equipamento cultural do interior do Piauí. O espaço foi entregue pelo governador Rafael Fonteles, com investimento de R$ 5 milhões do Governo do Estado, por meio do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (SIEC).
Com estrutura moderna, o cineteatro conta com 840m² de área construída, palco de 130m² e auditório de 480m², com capacidade para 322 pessoas sentadas. Além de peças e espetáculos, o espaço também poderá exibir filmes, fortalecendo a diversidade cultural na região do Vale do Rio Guaribas.
Durante a solenidade, o governador destacou a importância da obra para o desenvolvimento cultural e econômico da cidade. “Este é o maior e mais moderno teatro do interior do estado. Vai ser uma casa de muita arte, música, dança e teatro, ajudando a revelar talentos e gerar emprego e renda”, afirmou Rafael Fonteles(PT).
Presente no evento, o deputado estadual Fábio Novo (PT) celebrou a conquista para a cultura piauiense e parabenizou o esforço coletivo para tornar o projeto realidade.
O secretário estadual de Cultura, Rodrigo Amorim, ressaltou o potencial artístico da cidade. “Temos mais de quatro grupos de teatro, festas juninas e uma rica produção cultural. Com essa obra, o governador mostra que valoriza a cultura do interior”, disse.
O prefeito de Picos, Pablo Santos, também comemorou a entrega e destacou o impacto positivo do novo equipamento na produção cultural da região.
A inauguração teve ainda um momento de emoção com a fala da artista Ruth Barão, filha do homenageado que dá nome ao teatro. “Estamos extasiados com essa realização. Picos é um celeiro de artistas e precisava de um espaço como este. É um sonho da nossa família que se torna realidade”, declarou.
Com a entrega do Cineteatro Sávio Barão, as cinco maiores cidades do Piauí passam a contar com teatros bem estruturados sob gestão da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
Nenhum comentário:
Postar um comentário