Pesquisar este blog

02/10/2011

Piauí Unido lança site e fortalece debate contra divisão do Estado

Nesta última sexta-feira (30) o movimento Piauí Unido-Feliz por Inteiro lançou o seu site em café da manhã no plenarinho da Assembleia Legislativa. Estiveram presentes estudantes, jornalistas, professores, políticos e representantes de movimentos sociais. Na abertura, o deputado João de Deus (PT) trouxe dados do IBGE e afirmou que o debate sobre a divisão do Estado é importante para rediscutir o Piauí.

De acordo com o IBGE os municípios da região do Gurguéia recebem historicamente cerca de 37% a mais de Fundo de Participação (FPM percapta) do que as cidades do norte do Piauí. João de Deus disse que apesar disso o recurso não se transforma em melhoria de vida para a população. O deputado Evaldo Gomes (PTC) afirmou que é preciso levar o debate para a região do Gurgueia porque há muita desinformação e que tem detectado mudança de posicionamento entre os que defendem a divisão do Estado com o crescimento do Piauí Unido.

“É possível termos coordenação regional para encurtar distâncias. Além disso, é preciso compreender que o dinheiro que viria para o Gurgueia e para o Piauí só se transformaria em benefício em 20, 30 anos. Os dados do IBGE confirmam que não é só falta de recursos, mas a gestão nos municípios não tem feito sua parte”, afirma.

Também defendendo coordenações regionais, Adalberto Pereira lembrou que já existem 11 territórios do desenvolvimento. No entanto lembrou, “as secretarias ainda não estão adequadas para fortalecer a integração das regiões”. Para o jornalista Salomão Sobrinho, o Sul do Piauí foi historicamente esquecido. “Não se pode negar que nos últimos anos muito foi feito e agora que está dando certo querem separar. Um erro não justifica o outro”, pontuou.

SITE: O site tem como objetivo divulgar informações sobre o processo de divisão do Estado que tramita no Congresso, reunir simpatizantes pela manutenção do Piauí unido e promover debates através de fóruns. O espaço reunirá ainda coletânea de artigos e publicações sobre o tema.

Um dos pontos forte do Piauí Unido é a iteração com as redes sociais, integrando o Facebook e o Twitter, onde os internautas podem exercer sua cidadania opinando e deixando depoimentos. No site também está disponível para download o jingle do movimento, com letra e música de Lázaro do Piauí.


O endereço do site é www.piauiunido.org

Você também pode conferir informações no Facebook e Twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário