Merlong denuncia motim bolsonarista e exige respeito à democracia: “Extrema-direita quer travar o Brasil!”
Brasília – A semana no Congresso Nacional foi marcada por mais um episódio vergonhoso protagonizado pela extrema-direita. Durante dois dias, deputados bolsonaristas paralisaram os trabalhos da Câmara dos Deputados em um ato que mais se assemelhou a um motim do que a qualquer prática parlamentar legítima. A tentativa desesperada de impor uma agenda golpista foi duramente criticada pelo deputado federal Merlong Solano (PT-PI), que esteve presente no plenário e denunciou a gravidade do ocorrido.
“O que aconteceu não foi obstrução, foi uma tentativa de golpe! Foi um motim para impedir o funcionamento do Parlamento e travar as pautas que interessam ao povo brasileiro”, disparou o parlamentar petista. Segundo Merlong, os bolsonaristas ocuparam a Mesa Diretora da Câmara e do Senado exigindo absurdos como a anistia ampla aos golpistas do 8 de janeiro, o impeachment do ministro Alexandre de Moraes e o fim do foro privilegiado – uma pauta de vingança e impunidade.
Mas bastou o presidente da Casa, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), sinalizar que aplicaria o Regimento Interno, com suspensão de mandatos por até seis meses, para que os “valentões” da extrema-direita recuassem vergonhosamente. “A direita amarelou, a extrema-direita bolsonarista amarelou diante do perigo de uma simples suspensão dos mandatos e saíram do movimento sem conquistar nenhum dos seus objetivos. A democracia venceu mais uma vez – e assim seguirá!”, celebrou Merlong.
O deputado, alinhado com a bancada petista e com o governo do presidente Lula, expressou profunda indignação com a tentativa da oposição de sequestrar o funcionamento do Congresso em nome de uma pauta antidemocrática. E fez questão de lembrar que o povo brasileiro tem urgências reais, como a aprovação da reforma do imposto de renda – que prevê isenção para quem ganha até dois salários mínimos –, o fim da exaustiva jornada 6x1, além do orçamento de 2026. Pautas que estão sendo atrasadas pelos mesmos que atacaram os Três Poderes em 2023!
“Esses deputados golpistas querem impedir que o Brasil avance. Querem travar as votações importantes porque não aceitam a derrota nas urnas, não aceitam que o povo elegeu Lula, não aceitam que a democracia venceu. Mas nós, do PT, seguimos firmes, ao lado do povo, ao lado da legalidade, ao lado do governo Lula”, afirmou Merlong, líder da bancada piauiense no Congresso.
Merlong finalizou com um recado direto aos inimigos da democracia: “Vamos ficar vigilantes. Vamos denunciar e responsabilizar quem atentar contra o funcionamento do Congresso. O Brasil tem pressa! Chega de sabotagem da extrema-direita, chega de golpe disfarçado de protesto. O povo quer direitos, respeito e progresso!”
Nenhum comentário:
Postar um comentário