Pesquisar este blog

27/06/2025

“É Lula Cuidando do Brasil!” Inflação despenca pelo 4º mês seguido e alívio chega à mesa do povo

Foto • Ricardo Stuckert

O Brasil amanheceu nesta quinta-feira (26) com uma notícia para espalhar com orgulho: a prévia da inflação oficial caiu pelo quarto mês consecutivo, marcando 0,26% em junho, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em maio, o índice estava em 0,36%. E o grande destaque dessa vitória foi a queda nos preços dos alimentos, que recuaram 0,02%, trazendo alívio direto ao bolso da população — principalmente nas prateleiras dos supermercados.

O resultado de junho é o mais baixo para o mês desde 2023 e contribui para segurar a inflação acumulada em 12 meses, agora em 5,27%. No primeiro semestre do ano, a alta média dos preços ficou em 3,06%, mantendo-se dentro da meta do Banco Central (BC), fixada em 3%, com limite de tolerância entre 1,5% e 4,5%.

No grupo “Alimentação e Bebidas”, a boa notícia veio ainda mais saborosa: os alimentos consumidos dentro de casa registraram deflação de 0,24% em junho. Tomate (-7,24%), ovo de galinha (-6,95%), arroz (-3,44%) e frutas (-2,47%) foram os campeões na queda dos preços, garantindo alívio principalmente para as famílias de menor renda.

Nem o mercado financeiro escondeu a surpresa: analistas consultados pelo jornal Valor Econômico projetavam alta de 0,29% no mês, mas o índice veio abaixo, mostrando que a economia está reagindo melhor do que o previsto.

É o “Efeito Lula” em ação, afirmam parlamentares do PT.

O deputado federal Dr. Francisco (PT) celebrou a notícia. “É a quarta queda consecutiva da inflação, puxada pela redução do preço dos alimentos. A perda de força da inflação é alívio para o bolso do povo. E isso é resultado do trabalho do governo Lula, que tem cuidado da economia, buscando o desenvolvimento que beneficie a todos os brasileiros.”, disse o parlamentar, comentando os números do IBGE.



Também vibrando, o deputado federal Florentino Neto (PT-PI) destacou as projeções otimistas do mercado. Ele lembrou que o Boletim Focus apontou, pela quarta semana seguida, expectativas de inflação mais baixa para 2025. “Faz o L: Mercado estima inflação mais baixa em 2025 pela quarta semana seguida”, celebrou Florentino.



Entre tomates mais baratos, arroz que cabe no bolso e o mercado revendo suas contas, a militância petista faz coro em uníssono: é a inflação recuando, é o povo respirando — é Lula cuidando do Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário