Pesquisar este blog

26/06/2014

Deputado Merlong aprova lei que incentiva literatura Piauiense nas escolas

Deputado Merlong Solano
Agora é lei. O projeto de incentivo à literatura piauiense foi aprovado nessa quarta na Assembleia Legislativa do Piauí. Com o objetivo de fomentar a leitura de livros piauienses, o deputado Merlong Solano (PT) elaborou o projeto que torna obrigatória a indicação de livros paradidáticos de autores piauienses, na proporção mínima de 1/3 dos livros indicados pelas escolas de ensino básico, das redes pública e privada. Em menos de um mês o projeto ganhou repercussão e aprovação.

De acordo com a lei, caberá à Secretaria de Estado de Educação, através de uma comissão técnica integrada por especialistas da área, sendo mestres e doutores, escolher os livros que irão constar na relação geral que será enviada às escolas. Os livros paradidáticos serão então livremente escolhidos pela escola, por meio de seu corpo docente e dirigente, em primeira e segunda opção, considerando a adequação e a pertinência das obras em relação à proposta pedagógica de cada instituição escolar.


“Temos muitos autores produzindo no Piauí, e eles são de grande importância para a nossa educação. Geram conhecimento sobre nossa cultura, identidade, história, território, literatura, entre outros aspectos que devemos absorver e aprender desde cedo. Um estado só é forte quando seus filhos o conhecem, respeitam e defendem”, declarou Merlong Solano. 

Ele lembra ainda que esta simples providência, agora consagrada em lei, tem “os méritos de promover a produção intelectual de autores piauienses, a apropriação de nossa cultura pela juventude, por meio da literatura, e de possibilitar a expansão da industria editorial do nosso Estado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário