![]() |
Governador do Piauí Rafael Fonteles (PT) |
O governador Rafael Fonteles (PT) anunciou, nesta quinta-feira (27), a criação do Piauí Gov Tech, um espaço dedicado ao desenvolvimento de soluções inovadoras para desafios enfrentados pela população. O ambiente reunirá especialistas, servidores públicos e acadêmicos para elaborar estratégias tecnológicas eficazes, seguindo o exemplo de iniciativas bem-sucedidas, como o Protocolo de Recuperação de Celulares.
A proposta do Piauí Gov Tech é incentivar a inovação dentro do governo estadual, promovendo o desenvolvimento de ferramentas que possam melhorar a segurança, mobilidade e outros setores essenciais. “Temos cases de sucesso e teremos lá servidores do governo do estado, academia, todo mundo junto no mesmo ambiente em busca de soluções inovadoras, pensadas fora da caixa, para os problemas da população”, destacou Rafael Fonteles.
Tecnologia para reduzir acidentes de trânsito
Entre as metas do novo setor está a criação de soluções para reduzir o número de acidentes de trânsito. Segundo o governador, o Piauí Gov Tech terá um papel fundamental na busca por alternativas tecnológicas que tornem o trânsito mais seguro e eficiente. “Queremos soluções mais efetivas. O Piauí Gov Tech vai se debruçar sobre esse problema, pensar fora da caixa, para buscar soluções inovadoras”, afirmou.
Referência nacional na recuperação de celulares
O novo ambiente de inovação se inspira no sucesso da ferramenta CellGuard, desenvolvida pela Etipi – Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí, em parceria com a polícia civil e especialistas da universidade. A iniciativa permitiu o rastreamento e a recuperação de celulares roubados, combatendo uma rede criminosa de comércio ilegal de aparelhos.
Desde o lançamento, mais de 10 mil celulares foram devolvidos aos seus proprietários. A eficácia da estratégia chamou a atenção do Ministério da Justiça, que passou a replicá-la em 22 estados brasileiros.
Com o Piauí Gov Tech, o governo do estado busca ampliar o uso da tecnologia para outras áreas, garantindo mais segurança, eficiência e inovação no serviço público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário