![]() |
Wellington Dias Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome • Foto: Roberta Aline |
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) lançou, nesta terça-feira (18), o novo sistema do Cadastro Único, que promete modernização, segurança e integração para beneficiar famílias de baixa renda em todo o país. A iniciativa, batizada de "Novo Cadastro Único - Porta Aberta para Direitos", visa facilitar o acesso dos cidadãos a programas sociais, como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e Auxílio Gás.
O evento contou com a presença do ministro Wellington Dias, da secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único, Letícia Bartholo, e da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.
Tecnologia para facilitar o acesso a benefícios
O novo sistema trará uma plataforma integrada, que permitirá a atualização automática de dados como nascimento, óbito, benefícios previdenciários, emprego formal e CPF, reduzindo a burocracia para os cidadãos e agilizando o trabalho dos operadores. Além disso, mais de 40 mil profissionais que atuam no Cadastro Único serão capacitados por meio de educação a distância.
Outro destaque da modernização é a inclusão de uma plataforma de gestão de riscos, que utilizará inteligência artificial para identificar possíveis fraudes e garantir que os benefícios cheguem a quem realmente precisa. Também será disponibilizada uma plataforma de relatórios analíticos, permitindo que municípios monitorem e identifiquem demandas específicas, como famílias com pessoas com deficiência que não possuem acesso a saneamento básico.
Histórias de superação
Durante o lançamento, a estudante de medicina Sarah Rocha compartilhou sua trajetória de vida, destacando o impacto dos programas sociais. Beneficiária do Bolsa Família na infância, Sarah conseguiu melhores condições de moradia e alimentação, além de isenção na taxa do vestibular por meio do Número de Identificação Social (NIS). Hoje, cursa medicina na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), em Brasília.
O ministro Wellington Dias ressaltou que o Cadastro Único se tornou referência internacional e destacou o investimento na modernização do sistema. "Estamos garantindo mais integração com diversas áreas, como saúde e educação, e facilitando o trabalho dos profissionais que atuam na assistência social", afirmou.
Com a nova plataforma, o Governo Federal reforça seu compromisso em aprimorar as políticas públicas e garantir dignidade às famílias que dependem dos programas sociais.
Fonte: www.gov.br/mds
Fonte: www.gov.br/mds
Nenhum comentário:
Postar um comentário