Pesquisar este blog

26/02/2025

Deputado Francisco Limma denuncia ataques contra indígenas Akroá-Gamella

O deputado Francisco Limma (PT) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa do Piauí para manifestar solidariedade aos indígenas da etnia Akroá-Gamella, que vêm sofrendo ataques constantes de grileiros. Esses invasores tentam se apropriar ilegalmente das terras e silenciar os povos originários que habitam o Cerrado piauiense.

No estado do Piauí, o povo Akroá-Gamella está presente em diversas comunidades situadas nos municípios de Bom Jesus, Baixa Grande do Ribeiro, Currais, Santa Filomena e Uruçuí. Essas comunidades enfrentam sérias adversidades, como o desmatamento ilegal e os conflitos territoriais decorrentes da expansão do agronegócio em áreas tradicionalmente ocupadas pelos indígenas.

Investigações conduzidas pela Polícia Federal, em parceria com o Ministério Público Federal (MPF), revelaram a existência de um esquema criminoso voltado para a venda ilegal de terras pertencentes aos Akroá-Gamella. O esquema envolvia a apropriação indevida de áreas e a utilização de violência e ameaças para expulsar os ocupantes originais. Entre 2021 e 2023, aproximadamente 6.600 hectares foram ilegalmente invadidos.

Diante das evidências apuradas, o MPF denunciou à Justiça os envolvidos no esquema, imputando-lhes crimes como invasão de terras da União, posse e porte ilegal de armas, associação criminosa, falsidade ideológica, uso de documento falso, corrupção ativa e passiva, ameaça, dano, incêndio e advocacia administrativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário