Pesquisar este blog

26/02/2025

Deputado Francisco Limma denuncia ataques contra indígenas Akroá-Gamella

O deputado Francisco Limma (PT) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa do Piauí para manifestar solidariedade aos indígenas da etnia Akroá-Gamella, que vêm sofrendo ataques constantes de grileiros. Esses invasores tentam se apropriar ilegalmente das terras e silenciar os povos originários que habitam o Cerrado piauiense.

No estado do Piauí, o povo Akroá-Gamella está presente em diversas comunidades situadas nos municípios de Bom Jesus, Baixa Grande do Ribeiro, Currais, Santa Filomena e Uruçuí. Essas comunidades enfrentam sérias adversidades, como o desmatamento ilegal e os conflitos territoriais decorrentes da expansão do agronegócio em áreas tradicionalmente ocupadas pelos indígenas.

Investigações conduzidas pela Polícia Federal, em parceria com o Ministério Público Federal (MPF), revelaram a existência de um esquema criminoso voltado para a venda ilegal de terras pertencentes aos Akroá-Gamella. O esquema envolvia a apropriação indevida de áreas e a utilização de violência e ameaças para expulsar os ocupantes originais. Entre 2021 e 2023, aproximadamente 6.600 hectares foram ilegalmente invadidos.

Diante das evidências apuradas, o MPF denunciou à Justiça os envolvidos no esquema, imputando-lhes crimes como invasão de terras da União, posse e porte ilegal de armas, associação criminosa, falsidade ideológica, uso de documento falso, corrupção ativa e passiva, ameaça, dano, incêndio e advocacia administrativa.

Lula e Rafael Fonteles debatem investimentos e inovação para o Piauí

O governador Rafael Fonteles esteve em Brasília nesta terça-feira (25) para um encontro com o presidente Lula. Na pauta, boas notícias para o Piauí: investimentos em infraestrutura, programas sociais e tecnologia de ponta que estão transformando os serviços públicos do estado.

Fonteles destacou que 2025 será um ano de entregas importantes do Governo Federal no Piauí. “Infraestrutura logística, hídrica, social... Muitas ações relevantes. Como o próprio presidente diz, é o ano da colheita daquilo que foi planejado”, afirmou.

Tecnologia a serviço do povo

Durante a reunião, Lula conheceu o Piauí Saúde Digital, uma plataforma inovadora que já está facilitando o acesso dos piauienses a consultas, exames e prescrições médicas de forma remota. Em apenas um ano, a ferramenta foi implantada em 222 municípios e já contabiliza mais de 250 mil atendimentos.

Outra novidade apresentada foi a SoberanIA, a primeira plataforma de Inteligência Artificial com base de dados 100% em português. O sistema, desenvolvido no próprio estado, promete otimizar os serviços públicos e reduzir a dependência de tecnologias estrangeiras. O supercomputador que dá suporte ao projeto já está instalado no data center da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (ETIPI).

Debates estratégicos e parcerias

Além da reunião com Lula, Rafael Fonteles também se encontrou com especialistas para discutir a ampliação do uso de energias limpas no Piauí. Em uma conversa produtiva com Jorge Arbach (UnB) e Larissa Wachholz (Instituto Clima e Sociedade), o governador abordou estratégias para atrair investimentos para o estado por meio do Powershoring – uma tendência global que direciona indústrias para regiões com energia renovável abundante.

O governador também marcou presença na posse da nova presidência do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda (Comsefaz), que agora será comandado por Flávio de Oliveira, do Rio Grande do Sul. Como ex-presidente do colegiado, Fonteles ressaltou a importância do Comsefaz na condução de debates fundamentais para a saúde fiscal do país.

Com tantas iniciativas no radar, 2025 promete ser um ano de grandes avanços para o Piauí!

24/02/2025

Wellington Dias reconhece direito do PT de lançar Flávio Nogueira para o Senado


O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias, que atualmente está licenciado do Senado, reconheceu as qualidades do deputado federal Flávio Nogueira (PT) e garantiu que vai trabalhar, junto com o governador Rafael Fonteles, para encontrar um caminho de consenso para disputar o Senado em 2026.

Em resposta ao portal Piauí Hoje, Wellington Dias afirmou que é legítimo para um partido como o PT apresentar um nome para a disputa e destacou que Flávio Nogueira já mostrou sua força nas urnas e tem um relevante trabalho na Câmara dos Deputados.

"Da minha parte, estarei ao lado do governador Rafael Fonteles para buscar um entendimento para 2026. Em 2025, nosso time segue fazendo o que faz de melhor: trabalhando muito para trazer mais desenvolvimento ao povo do Piauí. Nosso objetivo é colocar o estado entre os 10 mais desenvolvidos do Brasil", ressaltou o ministro.

Entenda o caso 


A movimentação dentro do PT do Piauí ganhou força na manhã desta segunda-feira (24), quando a bancada federal decidiu lançar um candidato próprio ao Senado para 2026. O primeiro nome colocado na mesa foi o do deputado Flávio Nogueira. O anúncio foi feito pelo deputado Florentino Neto, coordenador da bancada federal piauiense, que destacou a importância de fortalecer a chapa do PT tanto para deputados federais quanto estaduais.

A reunião aconteceu no escritório de Florentino Neto e contou com a presença dos quatro deputados federais petistas do estado, além do deputado estadual Franzé Silva, que também manifestou interesse em disputar uma vaga na Câmara Federal pelo partido. Outros nomes que surgiram no bate-papo foram os do ex-governador Wilson Martins e do ex-deputado José Santana, ambos interessados em uma cadeira na Câmara dos Deputados.

A direção estadual do PT ainda não bateu o martelo sobre a decisão da bancada federal de lançar um candidato próprio ao Senado. Mas uma coisa é certa: o assunto deve ser levado ao Diretório Estadual, já que novos nomes podem surgir na disputa pela vaga.

A corrida para 2026 já começou!

Informações obtidas do portal piauihoje.com assinada pelo jornalista Luís Brandão 

23/02/2025

Resistência e união: os 45 anos do PT em São João do Piauí


O deputado Gil Carlos participou do Encontro Municipal em comemoração aos 45 anos do Partido dos Trabalhadores em São João do Piauí, um momento de celebração, reflexão e reafirmação dos compromissos do partido com a democracia e o desenvolvimento social.


O evento reuniu importantes lideranças, como o deputado federal Francisco Costa (PT), o prefeito Ednei Amorim, a vice-prefeita Bebela Coelho, secretários municipais, militantes da região, além das três vereadoras do PT de São João do Piauí eleitas na eleição de 2024: Professora Ana Célia, Adriana De Castro e Marcela Soares, que representam a força da mulher na construção partidária.

Durante o encontro, foram debatidos temas fundamentais, como a conjuntura política atual, as perspectivas para 2026 e a renovação do diretório municipal, além da alegria de acolher novas filiações, fortalecendo ainda mais a caminhada do PT.

Para Gil Carlos, que já foi prefeito de São João do Piauí por dois mandatos, o evento reforçou a união e a força do partido. “Seguimos firmes, fortalecendo nossas diretrizes, ampliando o diálogo e mantendo o propósito de fazer mais pelo município e pelo nosso estado”, destacou o deputado.


Ao longo de seus 45 anos, o Partido dos Trabalhadores tem mostrado resiliência e compromisso inabalável com a justiça social, a participação popular e o progresso do Brasil. E em São João do Piauí, essa história continua sendo escrita com união, resistência e esperança em um futuro ainda melhor.

22/02/2025

Rafael Fonteles representa governadores do PT na celebração dos 45 anos do partido

Governador Rafael Fonteles
O governador do Piauí,
Rafael Fonteles (PT), foi escolhido para representar os governadores da sigla na celebração dos 45 anos do Partido dos Trabalhadores, que aconteceu neste sábado (22), na cidade do Rio de Janeiro. A escolha simboliza sua forte ligação com o partido, que vem desde sua infância. Seu pai, Nazareno Fonteles , foi um dos fundadores do PT no Piauí e o primeiro deputado estadual eleito pela legenda no estado.

Agora, como governador, Rafael Fonteles dá continuidade a esse legado e trabalha em conjunto com grandes lideranças nacionais, como o presidente Lula e o ministro Wellington Dias . Seu foco é fortalecer a economia, ampliar oportunidades e garantir mais qualidade de vida para os piauienses.

O reconhecimento de seu trabalho reforça a importância de lideranças comprometidas com o desenvolvimento social e econômico do Brasil. Seu exemplo evidencia que a política, quando conduzida por valores sólidos, pode ser um poderoso instrumento de transformação social.



21/02/2025

Homenagens e Filiações Marcam os 45 Anos do PT-Piauí: Uma Celebração de Luta e Compromisso


Na noite dessa quinta-feira (20/02), o Partido dos Trabalhadores celebrou 45 anos de história com um grande festival no Clube dos Diários. O evento reuniu lideranças, militantes e personalidades que ajudaram a construir o PT no Piauí, reafirmando seu compromisso com a democracia, a justiça social e a defesa de um Brasil mais igualitário.

O governador Rafael Fonteles esteve presente, acompanhado de diversos secretários de estado, e destacou em seu discurso a importância da mobilização da militância para a defesa intransigente do governo Lula. “Nesse momento histórico, é fundamental que o PT mobilize toda sua militância para a defesa intransigente do governo Lula. Essa é a única forma que podemos evitar a volta da extrema direita no Brasil”, afirmou com entusiasmo.

Um Momento de Renovação e Engajamento

Além da celebração, o evento foi marcado por novas filiações que fortalecem ainda mais o partido. O secretário de Fazenda do Estado, Emílio Júnior; o diretor-geral do Instituto de Terras do Piauí (Interpi), Rodrigo Cavalcante; o cantor piauiense Lázaro do Piauí; e a militante do movimento negro, Verônica Maria e Silva Pereira, assinaram suas fichas de filiação, reforçando o compromisso com a luta pelos direitos sociais e o progresso do estado.

Homenagem à Militância Histórica


O reconhecimento daqueles que dedicaram suas vidas à construção do PT no Piauí foi um dos momentos mais emocionantes do evento. Militantes históricos receberam homenagens, reafirmando que a força do partido está na sua base e naqueles que, com coragem e determinação, sempre estiveram na linha de frente da luta popular. Entre os homenageados estavam:

• Anísio Alves Pereira (In Memorian);

•Humberto Coelho Silva (In Memorian);

• José Neuburgo de Oliveira;

• Sofia Cirila de Sousa Silva;

• Irene Nogueira Costa;

• Adalberto Pereira de Sousa;

• Elias Alves Reis;

• Bernardo Serqueira Silva;

• Eleuza Dias da Silva;

• Valmário de Sousa Lima;

• Donato Araújo Silva;

• Marcos Aurélio Rocha Nonato;

• José Ferreira da Silva;

• Raimundo da Costa Lima;

• Maria Alice Alencar Correia;

• Zenaide Batista Lustosa Neta;

• Francisco Flor Rodrigues.

• Cultura e Identidade Popular

A festa também foi marcada pela valorização da cultura piauiense, com apresentações dos Irmãos Bezerra, Charangas Show, grupo Coisa de Nêgo e Lene Groove. A arte e a música deram o tom da celebração, mostrando que o PT é, acima de tudo, um partido que valoriza a identidade popular e a expressão cultural de sua gente.

Um Futuro Construído com Esperança e Luta


Os 45 anos do PT-Piauí são uma prova viva de que a luta por um país mais justo e igualitário segue firme. Com novas filiações, homenagens e um espírito de união, o partido se fortalece para os desafios do futuro. A mobilização continua, a resistência se renova e a esperança se mantém viva na militância que faz do PT uma força transformadora no Brasil.

Que venham mais anos de luta e conquistas! ✊

20/02/2025

Limma comemora entrega de título coletivo para território Santa Rosa das Quebradeiras de Coco Babaçu

Deputado Francisco Limma - PT • Piauí

O deputado estadual Francisco Limma (PT) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa do Piauí, quarta-feira (19), para ressaltar a importância da entrega do título coletivo de terra para o território Santa Rosa das Quebradeiras de Coco Babaçu, no município de São João do Arraial. A titulação foi realizada pelo Instituto de Regularização Fundiária e Patrimônio Imobiliário do Piauí (Interpi) e representa um marco histórico para as comunidades tradicionais da região.

Segundo Limma, essa iniciativa pioneira abrange uma área superior a mil hectares e beneficia diretamente 123 famílias, garantindo-lhes o direito de uso coletivo da terra. "São áreas que têm uma grande concentração dos babaçuais e que as quebradeiras de coco passam a ter o direito de utilizar essa essência florestal, que é o babaçu, de forma coletiva", destacou o parlamentar.

O deputado também agradeceu ao Interpi, ao Governo do Estado e aos grupos locais que se empenharam na conquista do título. "As quebradeiras de coco são consideradas verdadeiras guardiãs da biodiversidade ao lutar pela preservação do babaçu. [...] Parabéns a todos e a todas que ajudaram em mais essa conquista de inclusão social e de proteção da biodiversidade na área", concluiu Limma.

A regularização fundiária do território Santa Rosa das Quebradeiras de Coco Babaçu reforça o compromisso com a segurança jurídica das comunidades tradicionais, permitindo que essas famílias possam continuar exercendo suas atividades de forma sustentável e garantindo a preservação ambiental da região.

19/02/2025

Governo Lula lança novo Cadastro Único com mais segurança e agilidade

Wellington Dias Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome • Foto: Roberta Aline

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) lançou, nesta terça-feira (18), o novo sistema do Cadastro Único, que promete modernização, segurança e integração para beneficiar famílias de baixa renda em todo o país. A iniciativa, batizada de "Novo Cadastro Único - Porta Aberta para Direitos", visa facilitar o acesso dos cidadãos a programas sociais, como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e Auxílio Gás.

O evento contou com a presença do ministro Wellington Dias, da secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único, Letícia Bartholo, e da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

Tecnologia para facilitar o acesso a benefícios

O novo sistema trará uma plataforma integrada, que permitirá a atualização automática de dados como nascimento, óbito, benefícios previdenciários, emprego formal e CPF, reduzindo a burocracia para os cidadãos e agilizando o trabalho dos operadores. Além disso, mais de 40 mil profissionais que atuam no Cadastro Único serão capacitados por meio de educação a distância.

Outro destaque da modernização é a inclusão de uma plataforma de gestão de riscos, que utilizará inteligência artificial para identificar possíveis fraudes e garantir que os benefícios cheguem a quem realmente precisa. Também será disponibilizada uma plataforma de relatórios analíticos, permitindo que municípios monitorem e identifiquem demandas específicas, como famílias com pessoas com deficiência que não possuem acesso a saneamento básico.

Histórias de superação

Durante o lançamento, a estudante de medicina Sarah Rocha compartilhou sua trajetória de vida, destacando o impacto dos programas sociais. Beneficiária do Bolsa Família na infância, Sarah conseguiu melhores condições de moradia e alimentação, além de isenção na taxa do vestibular por meio do Número de Identificação Social (NIS). Hoje, cursa medicina na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), em Brasília.

O ministro Wellington Dias ressaltou que o Cadastro Único se tornou referência internacional e destacou o investimento na modernização do sistema. "Estamos garantindo mais integração com diversas áreas, como saúde e educação, e facilitando o trabalho dos profissionais que atuam na assistência social", afirmou.

Com a nova plataforma, o Governo Federal reforça seu compromisso em aprimorar as políticas públicas e garantir dignidade às famílias que dependem dos programas sociais.

Fonte: www.gov.br/mds

18/02/2025

Diretório do PT aprova regulamento do PED 2025

O DN, em reunião híbrida, nesta segunda-feira (17)

Por meio do Processo de Eleição Direta, que será realizado em julho, mais de 2,6 milhões de filiados definirão, por voto direto, presidente do partido e diretores em nível nacional, estadual e municipal

O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores aprovou, durante reunião, nesta segunda-feira (17), as regras do Processo de Eleição Direta (PED) em 2025, que será realizado no dia 6 de julho.

Por meio do PED, 2,6 milhões de filiados definirão, por voto direto, o sucessor ou sucessora da atual presidenta nacional Gleisi Hoffmann, além dos membros das direções municipal, estadual e nacional do partido em todo o país.

As eleições serão realizadas em todos os Diretórios Municipais no dia 6 de julho, das 9h às 17h, considerando os fusos horários de cada região. Filiados no exterior também poderão votar para a Chapa Nacional e Presidência Nacional.

O Diretório aprovou os prazos para inscrição das chapas que concorrerão às três instâncias de direção, definidos segundo o calendário abaixo:

• em nível municipal e zonal: entre 12 de março e 14 de abril

• em nível estadual: entre 11 de março e 28 de abril

• em nível nacional: entre 10 de março e 19 de maio

Em dezembro, o Partido dos Trabalhadores aprovou as diretrizes e a Campanha Nacional de Filiação, que termina no próximo dia 28 de fevereiro.

13/02/2025

Reorganização da Bancada PT na ALEPI: Fortalecendo o Diálogo e a Eficiência nos Processos


Recentemente, importantes mudanças na organização da bandada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Assembléia Legislativa do Piauí  foram confirmadas em uma reunião com as lideranças do partido. Essas alterações, que já vinham sendo discutidas, têm como objetivo aprimorar o diálogo com outros agentes políticos e aumentar a eficiência dos processos legislativos.

Mudanças na Mesa Diretora da ALEPI

O deputado Dr. Vinícius permanecerá atuando na defesa das pautas do governo na casa, exercendo o papel de líder de governo com o compromisso de manter o andamento das iniciativas legislativas. Já o deputado Rubens Vieira ocupará o cargo de 2º vice-presidente da Mesa Diretora.

Reestruturação da Liderança da Bancada

O deputado Francisco Limma deixará o cargo de líder da bancada do PT para assumir a vice-presidência da Mesa Diretora. Na liderança da bancada, o deputado Hélio Isaias assumirá com o desafio de dinamizar e fortalecer o trabalho coletivo. Essa mudança visa proporcionar uma gestão mais integrada e estratégica das atividades legislativas.

Representatividade na Comissão de Estudos Territoriais

Outra novidade importante é a indicação do deputado Gil Carlos como representante da nossa bancada na Comissão de Estudos Territoriais. A escolha reflete a confiança depositada em sua experiência e em seu compromisso com as pautas territoriais, reforçando o papel do PT na formulação de políticas públicas voltadas para as necessidades regionais.

Compromisso com a Renovação e a Eficiência

Essas mudanças visam fortalecer o diálogo com outros setores e trazer maior eficiência aos processos legislativos. Ao reestruturar funções e responsabilidades, o partido reafirma seu compromisso com a renovação e com a construção de um ambiente político mais colaborativo e efetivo.

A bancada petista na Assembleia Legislativa do Piauí se compromete a continuar trabalhando com dedicação para promover a transformação que o nosso país tanto precisa.

TRF-1 Arquiva Inquérito Sobre Denúncias na Secretaria de Cultura do Estado



O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) decidiu, por unanimidade, arquivar o inquérito que investigava supostas irregularidades na Secretaria de Cultura do Estado. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (12) e anula todos os atos praticados pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal na fase investigatória.

A investigação envolvia a gestão de Carlos Anchieta, então secretário da pasta, indicado pelo deputado Fábio Novo. O desembargador federal Marcus Bastos, relator do caso, reconheceu a ilicitude das provas coletadas, determinando o arquivamento do inquérito policial e a devolução dos bens e valores apreendidos. Além disso, apontou violação ao princípio do promotor natural como uma das razões para a anulação da investigação.

Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (13), o deputado Fábio Novo afirmou que a decisão do TRF-1 evidencia uma manobra política que tinha como objetivo prejudicá-lo durante sua campanha à prefeitura de Teresina. “Tentaram desqualificar minha trajetória, mas sempre confiei que a verdade prevaleceria. Agora, a Justiça começa a ser feita, e Teresina pode ver a diferença entre quem fala a verdade e quem age de má-fé”, declarou.

O parlamentar também destacou os impactos da operação em sua campanha eleitoral, mas ressaltou que sua honra permanece intacta perante a população. “Infelizmente, a política virou um jogo onde vale tudo para atacar reputações. Apesar de ter sido alvo dessa estratégia, sigo com minha conduta reta e republicana”, concluiu.

12/02/2025

Merlong Solano busca ampliar habitação pelo MCMV no Piauí

O deputado federal Merlong Solano (PT) reuniu-se com o secretário Nacional de Habitação, Augusto Rabelo, para discutir a ampliação da construção de moradias pelo programa Minha Casa, Minha Vida no Piauí. O encontro, realizado nesta terça-feira (11) no Ministério das Cidades, contou com a presença de lideranças políticas do estado.

Desde a retomada do programa pelo Governo Federal em 2023, cerca de 17 mil unidades habitacionais foram contratadas no Piauí. Merlong destacou que o Ministério das Cidades pretende lançar novos editais de habitação em março, o que pode beneficiar ainda mais municípios piauienses.


"O programa tem avançado significativamente, proporcionando não apenas moradias dignas, mas também impulsionando a geração de empregos e a economia do país. Atualmente, 139 dos 224 municípios do Piauí já foram contemplados com unidades habitacionais. Viemos ao Ministério para obter informações sobre novas oportunidades para o nosso estado, e a boa notícia é que novos editais serão divulgados em breve", afirmou o deputado.


Também participaram da reunião o presidente da Federação de Habitação do Estado do Piauí (FEHAB-PI), Josineto Dias; o prefeito de Joaquim Pires, Deyvison Cruz; os ex-prefeitos Genival Bezerra (Joaquim Pires) e Nilson Fonseca (Caracol); além do vice-presidente do PT Piauí, Maurício Solano.

11/02/2025

Lula entrega à Rafael Selo Ouro de Compromisso pela alfabetização infantil no Piauí

Foto: Ricardo Stuckert / PR
O Piauí recebeu o Selo Ouro no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, reconhecendo o estado pelo empenho na alfabetização infantil. O prêmio foi entregue ao governador Rafael Fonteles pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em cerimônia realizada em Brasília na segunda-feira (10).

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada visa assegurar que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental e apoiar a recuperação das aprendizagens de alunos dos 3º ao 5º ano afetados pela pandemia.

Durante a cerimônia, o governador Rafael Fonteles expressou satisfação pela conquista, destacando o trabalho conjunto do Pacto pelas Crianças, coordenado por Isabel Fonteles, e do secretário de Educação, Washington Bandeira, em colaboração com os municípios. O ministro da Educação, Camilo Santana, também esteve presente, enfatizando a importância da colaboração entre os entes federativos para o avanço educacional.

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada estabelece princípios como a promoção da equidade educacional, considerando aspectos regionais, socioeconômicos, étnico-raciais e de gênero, além de reforçar a colaboração entre os entes federativos e o fortalecimento da cooperação entre estados e municípios.

07/02/2025

Aprender a ler as diferenças e apontar os horizontes • Por Antônio José Medeiros

Professor Antônio José Medeiros 


No dia 10 de fevereiro de 2025, o PT completa 45 anos. Tanto tempo, quanta diferença – do PT, do Piauí, do Brasil e do mundo; e de cada um de nós...

Nesses 45 anos, o jingle campeão no PT continua sendo “Sem medo de ser feliz”. Mas, com certeza, o vice-campeão é “Minha cidade parece pequena”:

“Se a vida ensina, eu sou aprendiz”

“Será que a gente é tão diferente? Será que os outros é que são iguais?”

“Ser diferente é bom até demais”

Lembrei-me de que o livro da historiadora americana Margaret E. Keck sobre a formação do PT, publicado em 1991, depois de 10 anos de pesquisa no Brasil, se chama A Lógica da Diferença. Ao se afirmar com identidade própria em relação à Frente de Oposição à Ditadura, liderada na época pelo MDB, o PT quis ser diferente dos partidos tradicionais do Brasil, mesmo do PTB varguista. Ao se definir como partido ao mesmo tempo classista, mas de massas, sem ter uma “doutrina oficial” ou alinhamentos político-ideológicos internacionais, o PT se quis diferente dos PCs (partidos comunistas).

Essa é a tese de Margaret. E ela conclui:

“A consolidação da democracia brasileira depende de se quebrarem as barreiras que ainda existem entre o conceito de ‘mudança vinda de cima’ e o de ‘mudança vinda de baixo’. O futuro do Partido dos Trabalhadores estará integralmente ligado a esse processo.”

De fato, o PT nasceu do novo sindicalismo (um sindicalismo diferente), das CEBs (um jeito diferente de viver o catolicismo), dos movimentos populares (mobilização diferente do tradicional populismo) e de grupos de esquerda dissidentes. Esses movimentos sofreram impactos de mudanças no mundo e no Brasil neste início do século XXI. Há, portanto, uma situação diferente na própria base social originária do PT.

Foi também no início do século XXI que o PT começou a passar pelo grande teste de sua diferença? De 2003 em diante, não pôde mais ser apenas um Partido-Movimento, mas teve que se institucionalizar também como um Partido-que-disputa-governos municipais, estaduais e o governo federal. Esse é o destino de todo partido que defende a “Democracia Sempre”.

Nos últimos 22 anos, o PT já comandou o governo federal por 15 anos. Portanto, a primeira pergunta a responder é: em que o PT no governo tornou o Brasil diferente?

Não resta dúvida de que as diferenças são muitas. O partido ampliou e acelerou a execução das diretrizes estabelecidas na Constituição Cidadã de 1988:

• Garantia do respeito ao FPE e ao FPM

• Universalização do Bolsa Família para todo seu público-alvo

• Consolidação do SUS e do SUAS e transformação do FUNDEF em FUNDEB

• Expansão dos Institutos Federais (ensino técnico e tecnológico)

• Programas de acesso à universidade

• Política habitacional ampla e com visão social

• Energia elétrica nas periferias e zona rural, entre outros

Ainda hoje, esses programas são lembrados pelo impacto real e simbólico que tiveram. O artigo de Jaques Wagner, na Carta Capital de 25/12/2024, faz esse balanço.

É verdade que partimos, em muitas áreas, de um patamar muito baixo, e os níveis de melhoria alcançados ainda não são satisfatórios.


• Na área de infraestrutura de transporte, avançamos razoavelmente, exceto no transporte ferroviário.

• No saneamento, avançamos menos.

• Na diversificação da matriz energética, o país tem caminhado bem.

• O agronegócio continua se ampliando e modernizando, sem uma regulação ambiental satisfatória.


O grande desafio é que não conseguimos alcançar um crescimento do PIB capaz de mudar o patamar do país numa economia globalizada.

Evidentemente, o resultado do esforço para tornar o Brasil diferente não depende apenas da ação do governo; depende da correlação de forças econômicas, políticas e culturais-ideológicas. Surge o problema da governabilidade, traduzido pelo Centrão como “É dando que se recebe”. Ainda bem que, com o exagero e a falta de transparência das emendas impositivas, sua verdadeira intenção apareceu: “É dando-me que eu recebo”.

Os dirigentes privados da economia capitalista, sobretudo o capital financeiro, “vetam” muitas mudanças. Nas relações trabalhistas e na regulação previdenciária, não só estamos desatualizados, mas também perdemos algumas batalhas. Agora começamos a avançar na reforma tributária, enfrentando resistências para uma maior tributação de quem ganha mais (renda) e tem mais (grandes fortunas e herança).

Por outro lado, várias políticas públicas fortalecidas ou implantadas pelos governos do PT se tornaram políticas de Estado. Ora, política de Estado se torna “política de todo governo”, independentemente do partido. O maior exemplo é o Bolsa Família, que serviu de modelo para o Auxílio Emergencial, depois passou a ser Auxílio Brasil e voltou a ser Bolsa Família novamente. O pai é o Lula, mas hoje se tornou "enteada" de todos os governos. O mesmo acontece com o IDEB, política iniciada pelo ministro da Educação Fernando Haddad: não foi assumida como uma marca dos municípios e estados governados pelo PT, mas tem projetado municípios governados por diferentes partidos.

As políticas de Estado – um ganho republicano promovido pelos governos do PT – explicam parte dos resultados das eleições municipais de 2024. Elas acabam transformadas em “modernização conservadora” pela política tradicional.

Para complicar o processo, tivemos quatro anos de desmonte no governo anterior (2019-2022). No retorno do PT ao governo, foi preciso reconstruir. E esse é o nó da questão: na metade do governo Lula 3, na véspera de um Encontro Nacional do PT, num momento de mudança ministerial e de construção do caminho para vencer em 2026, chegou a hora de definições estratégicas. O governo Lula 3 precisa representar mais do que reconstrução; tem que ser ampliação e avanço. Mas ainda não está claro para onde irá ampliar e avançar.

Em entrevista ao Valor Econômico de 03/02/2025, a cientista política Maria Hermínia Tavares de Almeida reafirma o que muitos estão dizendo:

“O problema do governo não é o Centrão, é que ele não tem foco”.

Falta uma marca administrativa para a gestão de Lula, que está “morna”. Não uma marca publicitária, mas uma marca de política pública, uma agenda. Muito interessante toda a entrevista.

Nessa mesma linha segue o artigo de Aldo Fornazieri, na Carta Capital de 15/01/2025 – “Qual a reforma ministerial?”. Sua opinião é clara: as eventuais mudanças na equipe de governo devem almejar a coesão em torno de um projeto de país.

Para entender os limites e possibilidades de tornar o Brasil mais diferente, numa perspectiva de esquerda, é necessário analisar “as diferenças” em vários níveis. Esses níveis se entrelaçam e exigem o debate num espaço público democrático. Está na hora de tirar consequências práticas do debate que está sendo feito, sobretudo desde as eleições de 2024.

Para pensar ações de governo, no horizonte de um Projeto para o Brasil, sugiro que se analisem as “diferenças” nos seguintes níveis:

(a) Histórico-estrutural – impactos da revolução da telemática, mudanças climáticas e emergência sociocultural da diversidade.

(b) Eventos geopolíticos – hegemonia do neoliberalismo, ascensão da China, queda do Muro de Berlim, entre outros.

(c) Histórico-conjuntural no Brasil – redemocratização, papel do Centrão, influência das igrejas evangélicas e desafios da Amazônia.

Muitas ideias interessantes circulam. E elas motivam a escrita de novos artigos.


Antônio José Medeiros é Sociólogo e professor da UFPI

05/02/2025

Marcelo Mascarenha defende disputa de chapas para escolher novo presidente do PT no Piauí

Marcelo Mascarenha
O procurador do Município de Teresina e diretor do Instituto de Identificação do Piauí, Marcelo Mascarenha, defendeu a realização do Processo de Eleição Direta (PED) para escolha do novo presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) no estado. Em entrevista ao Bate Papo com Notícia, podcast do Portal Piauí Hoje, na noite dessa terça-feira (4), ele destacou a necessidade de um debate interno para fortalecer a base partidária.

A última eleição direta do PT no Piauí aconteceu em 2017. Já em 2019, o processo ocorreu em nível nacional, mas no estado foi formada apenas uma chapa de consenso, sem disputa interna. Para Marcelo, essa falta de debate fragilizou o partido.

"O sentimento que a gente tem hoje na base é que o PT está desarticulado, tem muitos companheiros desmotivados. Em muitos lugares, os diretores municipais estão se sentindo esquecidos. A realização do PED traria um debate essencial para a reconstrução do partido", afirmou.

Enquanto Mascarenha defende a realização da eleição interna com ampla participação, lideranças do PT articulam uma chapa de consenso com o nome do deputado estadual Fábio Novo para presidir o Diretório Estadual. Novo afirmou que está à disposição do partido, caso a decisão seja pela unificação.

Contudo, Mascarenha acredita que a escolha do novo presidente deve passar por uma discussão mais ampla e anunciou sua própria candidatura ao cargo.

"A unidade do partido se constrói no debate. Após a eleição, com uma direção eleita e um processo democrático, aí sim se fala em unidade. Mas uma unidade antes do debate não é unidade, é silêncio dos cemitérios. Esse não nos interessa", declarou.

Com quase três décadas de militância no PT, Marcelo Mascarenha reforçou seu compromisso com o fortalecimento do partido e reafirmou que seguirá na disputa pela presidência do Diretório Estadual.

Confira a entrevista na íntegra:



Fonte:piauihoje.com

04/02/2025

Rafael Fonteles reúne secretariado para avaliação de gestão

Rafael Fonteles(PT) • Governador do Piauí
Governador petista ressalta que 75% dos compromissos já foram cumpridos. A meta é chegar em 90% até o final de 2025

O governador Rafael Fonteles(PT) reuniu sua equipe de governo na noite desta segunda-feira (03) para fazer um balanço dos dois primeiros anos de gestão e definir os compromissos para o próximo biênio. 73% do Plano de Execução já foi cumprido e a meta é chegar a mais de 90% em 2025 e 100% em 2026.

Fonteles destacou que, até o momento, foram executados 130 compromissos e 48 estão em andamento. O plano abrange áreas essenciais como saúde, educação, segurança, infraestrutura, desenvolvimento econômico e social, e meio ambiente. "Até o final deste ano, esperamos superar 90% de execução, e com certeza atingiremos 100% até o fim da gestão. O equilíbrio fiscal é fundamental para garantir a continuidade e o sucesso dessas políticas públicas", afirmou o governador.

Secretários de estado do Piauí

O secretário de Administração, Samuel Pontes, ressaltou o esforço conjunto da equipe para garantir a eficiência na aplicação dos recursos e a entrega de resultados à população. "Estamos avançando na gestão com novas metodologias de monitoramento dos gastos públicos, especialmente nas despesas correntes, o que aumenta nossa capacidade de investir e sustentar as atividades diárias do Estado", disse Pontes.

A reunião também foi uma oportunidade para ajustar o planejamento financeiro para 2025, com base no cenário econômico atual. "Estamos alinhando as estratégias fiscais para o próximo ano, considerando fatores como a Selic, a cotação do dólar e as projeções de receita e despesas", concluiu Emílio Júnior, secretário da Fazenda.

Com foco na continuidade dos avanços e na superação de desafios, o governo prepara um plano robusto para o próximo biênio, visando não apenas cumprir as metas restantes, mas também garantir a sustentabilidade das ações para o futuro do estado.

Principais entregas da gestão Rafael

As principais entregas do governo foram apresentadas em categorias. Na Transformação Digital, destaque para o Piauí Saúde Digital, programa que realizou mais de 300 mil atendimentos em todo o estado, oferecendo consultas com médicos em 12 especialidades, além de exames laudados com rapidez.

Educação

Na Educação, o Piauí se tornou o primeiro estado das Américas a implementar o ensino da Inteligência Artificial (IA) na educação básica, feito reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Ressaltou-se ainda o avanço no número de escolas de tempo integral, que passou de 200 (2023), para 352 (2024). O Piauí se consolidou como a melhor educação do Nordeste e a quarta melhor do Brasil, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Segurança

Na Segurança Pública, destaque para a contratação de mais de 2 mil novos policiais. Os investimentos resultaram na redução dos índices de Mortes Violentas Intencionais (MVIs) em 11%; roubos 33% e furtos 12%.

Pacto pelas Crianças

As ações desenvolvidas através do Pacto Pelas Crianças, conferiu ao Piauí o Selo Ouro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. A Carretinha Saúde fez 31 mil atendimentos a crianças de 0 a 6 anos, nas áreas de odontologia, fonoaudiologia, oftalmologia, entre outras especialidades.

Desenvolvimento Social

Na área do Desenvolvimento Social, destaque para a inauguração de Restaurantes Populares em Parnaíba e Teresina, oferecendo refeições a partir de R$ 0,50./ Mais de 4 mil pessoas foram qualificadas através de cursos e cerca de 5 mil piauienses foram encaminhados ao mercado de trabalho.

Desenvolvimento Econômico

O Desenvolvimento Econômico foi marcado pela criação de 8 mil novas empresas no estado, além da atração de investimentos externos, com implantação de frigorífico e outros grandes empreendimentos no agro. Índices oficiais (Caged) constataram a geração de 36 mil oportunidades de empredo e renda (2023-2024). A renda média do piauiense alcançou R$ 2.145,00, um crescimento de 13,9% em relação a 2022.

Investimentos Públicos

O Piauí atingiu recorde histórico no volume de investimentos públicos. Foram R$ 3,1 bilhões iinvestidos (91% com recursos estaduais) alcançando o 2º maior investimento entre os estados brasileiros, correspondendo a 18% da Receita Corrente Líquida (RCL).

Infraestrutura

O Governo do Estado implantou ou recuperou mais de 3.400 km de rodovias. Construiu 2,5 milhões de metros quadrados de pavimentação asfáltica e 3,1 milhões de metros quadrados de calçamento. O Orçamento Participativo foi ampliado, alcançando R$ 124 milhões investidos em ações diversas escolhidas pela própria população em 5 cidades do estado.

Saúde

Na Saúde, o Piauí se destacou como líder nacional em cobertura vacinal, segundo monitoramento do Ministério da Saúde.

Metas para 2025

Rafael Fonteles elencou 23 metas para o ano corrente, contemplando diversas áreas. A primeira delas é a contratação de servidores por meio de concurso público, em diferentes áreas. Avançar na meta de cobertura de calçamento em áreas urbanas; conluir o anel viário da soja; ampliar para 400 o número de serviços no Gov.Pi Cidadão; elevar o índice de estradas bem conservadas, formam o bloco com as 5 primeiras prioridades estabelecidas pelo governador.

Merlong Solano destaca prioridades para 2025: Ampliação da isenção do IR, tributação dos mais ricos e fim da jornada 6x1

Merlong Solano • DEP. Federal PT-Piauí
A Câmara dos Deputados retomou oficialmente os trabalhos legislativos nesta segunda-feira (3), e o deputado federal Merlong Solano (PT) apontou três pautas como prioritárias para o início de 2025: a ampliação da isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5.000 por mês, a tributação dos mais ricos e o fim da jornada de trabalho 6x1. Segundo o parlamentar, essas medidas representam avanços significativos na busca por justiça social e tributária, alinhando-se aos princípios do governo Lula.

Justiça tributária e ampliação da isenção do IR

Merlong destacou que, após a aprovação de grande parte do pacote de ajuste fiscal enviado pelo governo federal, a prioridade agora deve ser a ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda, permitindo que mais brasileiros fiquem isentos a partir de 2026. “Trata-se de uma medida essencial para fortalecer o poder de compra das famílias e impulsionar a economia do país”, explicou o deputado.

Para compensar essa mudança, o governo propõe aumentar a tributação sobre aqueles que possuem rendimentos superiores a R$ 50 mil mensais. O petista reconhece o desafio de aprovar essa taxação, mas reforça a necessidade de enfrentar a questão. “É fundamental que os mais ricos contribuam proporcionalmente com a arrecadação. Vamos trabalhar para avançar nessa pauta”, afirmou.

Fim da jornada de trabalho 6x1

Outra proposta defendida por Merlong Solano é o fim da jornada 6x1, modelo no qual o trabalhador tem direito a apenas um dia de folga após seis dias consecutivos de trabalho. A discussão ganhou força no Congresso em 2024 e promete continuar sendo debatida este ano.

Para o deputado, a mudança na carga horária dos trabalhadores é uma questão de qualidade de vida e modernização do mercado de trabalho. “Hoje, a tecnologia permite maior produtividade sem a necessidade de jornadas tão exaustivas. Em muitos países europeus, a carga horária semanal já foi reduzida para 36 horas. No Brasil, manter o regime atual de 44 horas semanais é perpetuar um modelo ultrapassado e prejudicial à saúde dos trabalhadores”, argumentou.

Com essas pautas na agenda, Merlong Solano reafirma seu compromisso com medidas que promovam mais equidade e melhores condições para a população brasileira.