Deputado Federal Jesus Rodrigues |
Está marcada para o dia 05 de fevereiro (quarta-feira), a partir das 9 horas, no prédio da Codevasf, em Brasília, a apresentação de um novo edital para elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) do Eixo Oeste do Projeto de Integração da Bacia do São Francisco. A licitação estava marcada para novembro do ano passado, mas foi suspensa após uma das empresas interessadas em participar do processo entrar com recurso.
“O Eixo Oeste foi abraçado por toda a bancada, que conseguiu do governo federal a destinação de R$ 28 milhões para a realização do estudo. A ideia é captar água do Lago de Sobradinho, interligando as barragens Petrônio Portela, Jenipapo, Pedra Redonda, Poço de Marruás, Estreito e Piaus, beneficiando cerca de 600 mil piauienses”, destaca o coordenador da Bancada Federal do Piauí, deputado Jesus Rodrigues (PT).
Há grande expectativa em torno do assunto, já que o estudo deverá ser realizado para fins de RDC – Regime Diferenciado de Contratações. A modalidade de licitação foi instituída pelo Governo a fim de simplificar e agilizar contratações públicas.
“O Ceará, que fica a uma distância muito maior do São Francisco, está sendo contemplado. Precisamos incluir o Piauí nesse importante projeto para o aproveitamento e racionamento das águas”, afirma Jesus Rodrigues ao ressaltar que os eixos Norte e Leste já estão sendo executados.
Segundo o presidente da Codevasf, Elmo Vaz, o EVTEA irá direcionar a alternativa que tenha o melhor custo-benefício e concepção do projeto, atendendo aos aspectos técnicos. “O objetivo não é tirar água do São Francisco e simplesmente jogar rio abaixo. É um projeto sustentável, de uso racional, onde iremos priorizar a condução desse líquido precioso por canais e adutoras, tendo como função principal o abastecimento humano que, no nosso entendimento, viabiliza um projeto desse porte”, pontua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário