Pesquisar este blog

20/08/2013

Vereador Paixão cobra creche para centro comercial

Vereador Gilberto Paixão 

O vereador Gilberto Paixão cobrou do poder público municipal a instalação de uma creche no centro comercial de Teresina para atender aos filhos de mulheres trabalhadoras, em especial das comerciárias. O parlamentar afirmou que a situação das mulheres trabalhadoras do comércio é lamentável. “Se já não bastasse o calvário dos baixos salários, exploração da mão-de-obra, jornadas abusivas, ainda é preciso lutar contra o preconceito e a situação desesperadora de não ter onde deixar com segurança seus filhos”, disse.

Citando dados da pesquisa “O perfil do comerciário de Teresina”, realizada pelo Instituto Amostragem em 2012, o vereador justificou a necessidade urgente da instalação de uma creche no centro comercial. “80% das mulheres comerciárias consideram importante a instalação de creche e 94% delas são a favor que a Prefeitura de Teresina tome esta atitude”, afirmou.

Paixão ressaltou ainda que 38% das mulheres trabalhadoras no comércio tem filhos, mas que 33,33% deixam as crianças com pai/mãe/avô/ avó, enquanto 10,53% delas deixam na escola, 19,3% deixam em casa, 7,02% com a cunhada, e 5,26% com a irmã. “É preocupante a situação das mulheres comerciárias porque 40,35% são chefes de família, ou seja, possui a maior renda e administra todas as despesas da família”, disse o vereador.

O parlamentar destacou que o Centro de Apoio à Mulher Comerciária, vinculado ao Sindicato dos Comerciários de Teresina, deu entrada ainda em 2012 com um projeto de instalação de creche no centro da cidade, junto à então Secretaria Municipal da Mulher. “Faço aqui um apelo ao líder do prefeito na Câmara, vereador José Ferreira, para que leve este debate e reivindicação ao prefeito”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário