O Piauí vive um momento na área da saúde pública marcado pela expansão de políticas que aproximam o atendimento médico da população e reforçam o compromisso do governador Rafael Fonteles com um SUS cada vez mais moderno, eficiente e acessível. Entre essas iniciativas, ganha destaque o Piauí Saúde Digital na Escola, programa que está revolucionando o cuidado com crianças e adolescentes em todo o estado.
Durante sessão plenária nesta segunda-feira (17), o deputado Dr. Vinícius (PT), líder do Governo na Assembleia Legislativa, celebrou os resultados da iniciativa, destacando o impacto direto na vida dos estudantes. “Os estudantes não precisam mais sair do ambiente seguro da escola para terem atendimento”, afirmou o parlamentar, ressaltando a importância de levar a saúde para onde as pessoas estão.
O programa, que utiliza tecnologia e telemedicina para oferecer consultas dentro das escolas estaduais, já beneficia milhares de alunos. Com salas equipadas para atendimento remoto, estudantes conseguem acessar médicos de diversas especialidades sem enfrentar filas, deslocamentos ou dificuldades de agendamento. A ação integra a estratégia do Governo do Estado de fortalecer o cuidado primário e ampliar o alcance dos serviços públicos.
Além do Saúde Digital, Dr. Vinícius reforçou que outros projetos fundamentais terão continuidade. O Programa Viver, focado na saúde visual de crianças e adolescentes, já ultrapassou 5 mil atendimentos desde 2023, levando diagnóstico e óculos para quem mais precisa. Outro destaque é a Carretinha da Saúde, que percorre municípios do interior oferecendo atendimento gratuito para crianças de 0 a 6 anos, garantindo atenção básica de qualidade, especialmente em regiões mais afastadas.
Segundo o deputado, o governo está preparado para avançar ainda mais. “Teremos mais ações voltadas para os municípios do interior. É um processo complexo, de multitarefas, multidisciplinar, mas que tem sido tocado de forma assertiva e responsável. E a partir de agora vamos conseguir levar também para as escolas de ensino fundamental das regiões de mais difícil acesso”, destacou.
A política de saúde implementada pelo governo Rafael Fonteles demonstra um compromisso firme com a proteção integral da infância e da juventude. Ao unir tecnologia, eficiência e cuidado, o Estado dá passos concretos para garantir que cada estudante, independentemente de onde viva, tenha acesso aos direitos básicos que fortalecem o futuro do Piauí.
Com iniciativas como essas, o governo consolida uma rede de atenção mais humana, descentralizada e inclusiva; um avanço decisivo na construção de um Piauí mais justo, saudável e preparado para os desafios do presente e do futuro.
Fonte: al.pi.leg.br

Nenhum comentário:
Postar um comentário