Pesquisar este blog

14/07/2024

Texto de Marcelo Mascarenhas • Nascemos em um campo de futebol

 Marcelo Mascarenhas • Militante do PT-Piauí
"Nascemos em um campo de futebol.
Haverá berço melhor para dar luz a uma estrela?" (Os Filhos da Paixão- Pedro Tierra)

Na época da fundação do PT, alguns espaços tiveram papel de destaque. As CEB,s, os sindicatos, os circulos de cultura: espaços de convivência e sociabilidade, em que a gente se encontrava para debater, analisar, planejar e se confraternizar.

A dimensão cultural, social, afetiva era uma liga, uma cola, um cimento a dar solidez a nossas relações.

Trabalhadores e trabalhadoras terminavam uma jornada extenuante de trabalho e arranjavam tempo para passar na sede do PT ou do sindicato para encontrar os amigos, tomar umas cervejas, se atualizar dos acontecimentos e depois ir para casa.

O PT foi crescendo e isso foi se perdendo.

Na ultimas eleições setoriais, resgatar o PT como espaço cultural de convivência foi promessa de campanha. @Léo União ainda está nos devendo isso.

Toda essa introdução foi para dizer que, em minha visão, esse vazio partidário no Piauí foi ocupado pela militância através do Só Ptistas e da disposição abnegada da Nagila.

Esse grupo, mais do que as instâncias, tem sido espaço de debate, de crítica, de propostas, de encaminhamentos. Aqui as pessoas se sentem a vontade para falar, chamar a atenção, pedir providências. E funciona.

É um espaço não institucional construído pela militância que cumpre o papel de agitação e propaganda.

É daqui que saem os principais eventos de confraternização da militância petista do Piauí, especialmente o Arraial e a Confraternização de fim de ano. Tudo auto-organizado e auto financiado.

De modo que quero me somar aos apelos da Nagila para que sejam quitados os débitos.

Faço um chamado em especial aos detentores de mandato e ocupantes de cargos em comissão, espaços que só se tornaram possíveis pelo esforço coletivo do partido, e não apenas pelos méritos individuais de cada um.

Bom domingo e que nesta semana tudo se resolva e esse assunto saia de pauta antes da convenção.

Marcelo Mascarenha é advogado, procurador, diretor do IIDFP e militante do PT do Piauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário