Pesquisar este blog

18/07/2024

Fábio é o Novo • Por José Salan Barbosa Melo

•Fábio é Presente e Futuro

•Silvio é o Passado e o Arcaico

•Fábio é o Moderno e o Novo


Isso não é apenas um jogo de palavras, são definições que qualificam e posicionam no xadrez político os dois principais personagens na disputa pela Prefeitura de Teresina nas próximas eleições.

Sílvio Mendes representa um passado que não temos saudade e não há mais necessidade de ser repetido. O passado do autoritarismo, do clientelismo, do preconceito, do racismo e do machismo.

Fábio, como Rafael, é o moderno e o futuro.

Em vez do clientelismo e da compra de votos, a política social e a inclusão.

Sílvio representa as forças políticas do atraso e do extremismo da direita que trazem Jair Bolsonaro e Ciro Nogueira como seus principais baluartes. E isso nos confirma com muita convicção aquele velho ditado que diz: “diga-me com quem andas que eu te direi quem és”.

Fábio traz com ele Rafael Fonteles, o jovem Governador do Estado do Piauí, que faz um mandato espetacular em nosso estado, Wellington Dias, Ministro do Desenvolvimento Social, o Ministro da inclusão social e o Presidente Lula, que o povo do Piauí conhece muito bem e sabe de seus propósitos, de seus compromissos e o quanto ele pode ajudar Teresina.

A reunião de Lula, Welington, Rafael e Fábio num mesmo momento histórico à frente dos principais postos de poder, é uma conjunção de forças positivas que se alinham com o propósito de agirem por melhorias nas condições de vida para a população e podem oferecer uma possibilidade única que Teresina espera há muito tempo. É uma oportunidade rara daquelas que acontecem no universo quando há um alinhamento perfeito de astros em que astrônomos e astrólogos identificam a possibilidade de tempos de boas energias e de bonanças.

Depois do desastre da atual gestão de Teresina só grandes esforços concentrados reunindo a Prefeitura, o Governo do Estado e Governo Federal para novamente colocar a cidade em seu devido lugar.

Enquanto Silvio se prende, com todos seus preconceitos, à chamada pauta de costumes que nada traz de benefícios para a população e que tampouco enche a barriga das pessoas, Fábio Novo se preocupa com o funcionamento do sistema de saúde, do HUT, das UBS’s e UPAS, se preocupa com o transporte público caótico da cidade, com políticas sociais que ainda não estão chegando a todos que precisam; assim como várias outras áreas que não funcionam adequadamente e precisam de muita atenção da Prefeitura.

À frente da Prefeitura, Fábio vai dar um tratamento muito especial à Educação e à Cultura, áreas de sua predileção que conhece bem e tem experiências acumuladas.

Uma cidade como Teresina com uma rica e diversificada cultura, precisa do estímulo e do apoio da Prefeitura para popularizar o acesso e levar aos bairros distantes, abrindo as escolas municipais para apresentações e manifestações culturais tanto dos estudantes quanto da população.

O sistema de transporte público de Teresina se encontra completamente sucateado e com funcionamento muito precário, isso vai requerer um esforço gigantesco para torná-lo eficiente atendendo as necessidades da população.

Talvez esse seja o mais grave problema que a população enfrenta hoje em Teresina. Esta capital, possivelmente seja a cidade brasileira de seu porte com o pior sistema de transporte público. Uma cidade de quase um milhão de habitantes não pode prescindir de transporte público de qualidade que atenda às necessidades de mobilidade da população. A grande maioria dos moradores de Teresina depende desse serviço para trabalhar, para estudar, na busca por serviços de saúde, lazer e tantas outras coisas mais.

A falta do transporte público, além dos transtornos e das dificuldades de locomoção, do tempo gasto a mais, consome grande parte da renda das famílias com uber, táxi, mototáxi, com combustível, etc.

A revitalização do centro de Teresina é outra necessidade crucial para a cidade, é o nosso centro histórico, é a região mais bem servida de infraestrutura de água, luz, esgoto, redes de internet, linhas de ônibus definidas, terminais de transporte, é perto de tudo, dos órgãos prestadores de serviços e pode muito bem ser transformado em um importante polo de desenvolvimento da cidade, em área de turismo e cultura, com o revigoramento do comércio, além de possuir amplas e importantes áreas para construção de residências.

Só um gestor ousado e corajoso como Fábio pode enfrentar e dar conta destes desafios.

Saber escolher na hora da eleição é entender o que está em jogo e a diferença que pode fazer seu voto e sua escolha.

Não é porque alguém possa ser engraçado diante das câmeras ou tenha o título de Doutor que ele seja bom para a cidade. O importante é conhecer os reais problemas, ter sensibilidade para entender e sentir as dores da população e saber o que precisa ser feito para resolver esses problemas.

Quando vamos escolher nosso prefeito é a hora de saber quem está falando de coisas concretas, do dia a dia, das condições de vida, do bairro, da moradia, do transporte público, da saúde, etc.

Essas histórias fiadas que frequentam as redes sociais através de fake News, são apenas maneiras de enganar, de ludibriar, de esconder e de fugir dos verdadeiros problemas da população.

Jovem, ousado, moderno e corajoso • Força Fábio Novo!

*José Salan Barbosa Melo é engenheiro e ex presidente da Eletrobrás Piauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário