Pesquisar este blog

31/07/2024

Onde o PT governa dá certo • Rafael comemora saldo positivo de novos empregos no Piauí

Governador do Piauí • Rafael Fonteles (PT)


O governador Rafael Fonteles comemorou , em suas redes sociais, o destaque que o Piauí tem alcançado na geração de novos empregos.

"Mais uma vez, fomos destaque entre os estados do Nordeste na geração de emprego!!! Fechamos o primeiro semestre (janeiro a junho) de 2024 com 11.443 empregos formais gerados, segundo os dados oficiais do CAGED, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Uma variação positiva de 3,28% no estoque de empregos formais. Para comparação, o índice de crescimento do Brasil foi de 2,86% e do Nordeste foi de 1,87% no acumulado do primeiro semestre. Pra cima!!!", ressaltou.


Teresina lidera entre os municípios com maior número de vagas de trabalho, União segue com forte crescimento.

O estado do Piauí registrou um novo saldo positivo em postos de trabalho com carteira assinada em junho de 2024. No período, foram contabilizadas 13.251 novas admissões contra 10.337 demissões, resultando em 2.914 novos postos de trabalho gerados, que configura como o terceiro maior índice de crescimento do Nordeste, com um aumento de 0,89%. As informações são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgadas, na última terça-feira (30), pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Setores em destaque

O setor de serviços continua sendo o de maior destaque em crescimento, responsável por 1.000 novas vagas. Em seguida, destacam-se a indústria, com 960 novos postos, o comércio, com 363, a agropecuária, com 311, e a construção, com 280 novas oportunidades de emprego.

Municípios com maior saldo de vagas

Entre os municípios piauienses, Teresina lidera com a criação de 950 novos postos de trabalho, seguida de União com 922, Parnaíba com 302, Picos com 139 e Canto do Buriti com 72 novos empregos. O município de União manteve o crescimento pelo segundo mês consecutivo, com 19,85%.

Perfil dos empregados

A maioria das novas vagas foi ocupada por homens, que preencheram 2.278 dos novos postos, enquanto as mulheres ocuparam 636. O grupo etário que mais se destacou foi o de jovens entre 18 e 24 anos, que somaram 1.316 novas vagas. O grau de escolaridade que mais se destacou foi o ensino médio completo, com 1.650 vagas ocupadas.

Fonte: pi.gov.br

30/07/2024

Fábio Novo receberá Lula durante campanha


A campanha de Fábio Novo a prefeito de Teresina contará com a presença do presidente Lula. A garantia foi dada pela presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, durante encontro com o candidato Fábio Novo, na tarde desta terça-feira (30), na sede do partido, em Brasília.

Gleisi comentou que a eleição na capital do Piauí é prioridade para o partido porque Fábio lidera as pesquisas de intenção de voto. A presidente garantiu que Lula participará ativamente da campanha com atos públicos e gravação de peças publicitárias direcionadas para o eleitorado teresinense.

Fábio Novo comentou na reunião a frente ampla de partidos que conseguiu montar durante a pré-campanha e o tamanho da convenção que oficializou seu nome. O candidato reforçou a importância do presidente em Teresina para firmar o compromisso de ajudar no resgate da cidade.

“A reunião foi muito animadora porque percebi que meu partido está muito empenhado em reconstruir Teresina. Recebemos a confirmação da participação do presidente Lula na nossa campanha e recebi também colaborações para a finalização do nosso plano de governo”, disse.

Em Brasília, Fábio Novo participou de entrevista para a Revista Carta Capital e para o canal do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.

23/07/2024

Fábio Novo prega união e diz que sua bandeira é Teresina; veja o vídeo



A convenção de Fábio Novo reuniu cerca de 40 mil pessoas. Ele é o candidato da coligação “Juntos por Teresina", que une 12 partidos

A Assessoroa de Comunicação do candidato do PT a prefeito de Teresina, deputado estadual Fábio Novo, divulgou nesta segunda-feira (22) um vídeo no qual prega a união das forças políticas e defende que a bandeira dele é o melhor para Teresina.

O vídeo mostra imagens da convenção que homologou a candidatura de Fábio Novo, realizada sábado (20), na Arena do Teresina Shopping. O evento reuniu cerca de 40 mil pessoas. As imagens também mostram parte do discurso do candidato, notadamente quando defende a união das forças políticas e diz que a bandeira dele é Teresina.

Desde o início de sua pré-campanha, o candidato a prefeito de Teresina, Fábio Novo (PT), tem pregado a união de diversos partidos políticos e a colaboração entre o prefeito da cidade e deputados estaduais, federais, senadores, governador e presidente da República.

"Não importa a diferença política, nossa bandeira é Teresina. É por ela que lutamos e nos unimos", diz o candidato.

Segundo o petista, Teresina não gera recursos suficientes para reestruturação e o próximo prefeito deve colaborar com outros líderes para viabilizar recursos para reconstruir a cidade.

A união apesar das diferenças políticas ficou clara na convenção partidária que homologou a candidatura de Fábio Novo, no sábado (20). Pelo menos 40 mil pessoas estiveram no evento, que formalizou a coligação “Juntos por Teresina", que soma um total de 12 partidos políticos. A coligação tem um total de 270 candidatos a vereadores distribuídos em nove chapas proporcionais.

Fonte: piauihoje.com

22/07/2024

Onde o PT governa dá certo • Aprovação de Rafael Fonteles bate recorde e chega a 90,13%


A gestão do presidente Lula é aprovada por 80.5% dos entrevistados

Nova pesquisa de opinião pública realizada pelo Instituto Datamax mostra que a aprovação da gestão do governador Rafael Fonteles (PT) chegou ao maior patamar desde o início de seu mandato, em janeiro de 2023. De acordo com a pesquisa, 90,13% dos teresinenses aprovam a gestão e apenas 9,87% desaprovam.

A pesquisa foi realizada entre os dias 15 a 18 de julho de 2024, com 2 mil entrevistas feitas em diversos bairros da capital. Os números referem-se às respostas válidas, excluídas aquelas em que os entrevistados disseram não saber ou não quiseram opinar.

O Datamax também ouviu a opinião dos teresinenses a respeito da gestão do presidente Lula e 80,95% responderam que aprovam a gestão contra 19,05% que reprovam.

Fonte:piauihoje.com

19/07/2024

Onde o PT governa dá certo • Piauí se destaca nacionalmente no combate a violência

Governador do Piauí Rafael Fonteles e o Secretário de
Segurança Pública do estado, Chico Lucas
O estado do Piauí é o menos violento do Norte-Nordeste, 8º menos violento de todo pais, além de ter uma das polícias menos letais do Brasil.

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgados na quinta-feira(18) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostram que o Piauí é o Estado com menor taxa de Mortes Violentas Intencionais (MVIs) do Norte-Nordeste e o oitavo menor do país durante o governo de Rafael Fonteles. Além disso, em 2023, o Piauí contou com uma redução de 11,1% dos MVIs, a quinta maior do país.

Outro dado importante para o Estado diz respeito à qualidade dos dados estatísticos oficiais. O Piauí ocupa a segunda posição nacional em qualidade dos dados, e a primeira do Nordeste. De acordo com o gerente de Análise Criminal e Estatística da SSP-PI, delegado João Marcelo Brasileiro, isso demonstra que o Estado tem investido em inteligência de dados para combater o problema da segurança pública.

"A qualidade dos nossos dados estatísticos, que nos colocou em segundo lugar na classificação nacional, é um reflexo direto do nosso compromisso com investimentos em inteligência. Esse resultado destaca a importância da precisão e da análise detalhada para a formulação de políticas de segurança pública mais eficazes e bem informadas. Continuaremos a aprimorar nossas ferramentas e técnicas para garantir que nossas decisões sejam sempre baseadas em dados confiáveis e atualizados", comenta o delegado.

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública destacou que o Piauí tem a polícia menos letal do Nordeste e a terceira menor do país. "Esses resultados refletem nossos esforços contínuos em promover uma segurança pública eficaz e humana. Continuaremos trabalhando para manter e melhorar esses índices, sempre com foco na proteção e bem-estar da população", finaliza o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas.



Fonte: ssp.pi.gov

18/07/2024

Fábio é o Novo • Por José Salan Barbosa Melo

•Fábio é Presente e Futuro

•Silvio é o Passado e o Arcaico

•Fábio é o Moderno e o Novo


Isso não é apenas um jogo de palavras, são definições que qualificam e posicionam no xadrez político os dois principais personagens na disputa pela Prefeitura de Teresina nas próximas eleições.

Sílvio Mendes representa um passado que não temos saudade e não há mais necessidade de ser repetido. O passado do autoritarismo, do clientelismo, do preconceito, do racismo e do machismo.

Fábio, como Rafael, é o moderno e o futuro.

Em vez do clientelismo e da compra de votos, a política social e a inclusão.

Sílvio representa as forças políticas do atraso e do extremismo da direita que trazem Jair Bolsonaro e Ciro Nogueira como seus principais baluartes. E isso nos confirma com muita convicção aquele velho ditado que diz: “diga-me com quem andas que eu te direi quem és”.

Fábio traz com ele Rafael Fonteles, o jovem Governador do Estado do Piauí, que faz um mandato espetacular em nosso estado, Wellington Dias, Ministro do Desenvolvimento Social, o Ministro da inclusão social e o Presidente Lula, que o povo do Piauí conhece muito bem e sabe de seus propósitos, de seus compromissos e o quanto ele pode ajudar Teresina.

A reunião de Lula, Welington, Rafael e Fábio num mesmo momento histórico à frente dos principais postos de poder, é uma conjunção de forças positivas que se alinham com o propósito de agirem por melhorias nas condições de vida para a população e podem oferecer uma possibilidade única que Teresina espera há muito tempo. É uma oportunidade rara daquelas que acontecem no universo quando há um alinhamento perfeito de astros em que astrônomos e astrólogos identificam a possibilidade de tempos de boas energias e de bonanças.

Depois do desastre da atual gestão de Teresina só grandes esforços concentrados reunindo a Prefeitura, o Governo do Estado e Governo Federal para novamente colocar a cidade em seu devido lugar.

Enquanto Silvio se prende, com todos seus preconceitos, à chamada pauta de costumes que nada traz de benefícios para a população e que tampouco enche a barriga das pessoas, Fábio Novo se preocupa com o funcionamento do sistema de saúde, do HUT, das UBS’s e UPAS, se preocupa com o transporte público caótico da cidade, com políticas sociais que ainda não estão chegando a todos que precisam; assim como várias outras áreas que não funcionam adequadamente e precisam de muita atenção da Prefeitura.

À frente da Prefeitura, Fábio vai dar um tratamento muito especial à Educação e à Cultura, áreas de sua predileção que conhece bem e tem experiências acumuladas.

Uma cidade como Teresina com uma rica e diversificada cultura, precisa do estímulo e do apoio da Prefeitura para popularizar o acesso e levar aos bairros distantes, abrindo as escolas municipais para apresentações e manifestações culturais tanto dos estudantes quanto da população.

O sistema de transporte público de Teresina se encontra completamente sucateado e com funcionamento muito precário, isso vai requerer um esforço gigantesco para torná-lo eficiente atendendo as necessidades da população.

Talvez esse seja o mais grave problema que a população enfrenta hoje em Teresina. Esta capital, possivelmente seja a cidade brasileira de seu porte com o pior sistema de transporte público. Uma cidade de quase um milhão de habitantes não pode prescindir de transporte público de qualidade que atenda às necessidades de mobilidade da população. A grande maioria dos moradores de Teresina depende desse serviço para trabalhar, para estudar, na busca por serviços de saúde, lazer e tantas outras coisas mais.

A falta do transporte público, além dos transtornos e das dificuldades de locomoção, do tempo gasto a mais, consome grande parte da renda das famílias com uber, táxi, mototáxi, com combustível, etc.

A revitalização do centro de Teresina é outra necessidade crucial para a cidade, é o nosso centro histórico, é a região mais bem servida de infraestrutura de água, luz, esgoto, redes de internet, linhas de ônibus definidas, terminais de transporte, é perto de tudo, dos órgãos prestadores de serviços e pode muito bem ser transformado em um importante polo de desenvolvimento da cidade, em área de turismo e cultura, com o revigoramento do comércio, além de possuir amplas e importantes áreas para construção de residências.

Só um gestor ousado e corajoso como Fábio pode enfrentar e dar conta destes desafios.

Saber escolher na hora da eleição é entender o que está em jogo e a diferença que pode fazer seu voto e sua escolha.

Não é porque alguém possa ser engraçado diante das câmeras ou tenha o título de Doutor que ele seja bom para a cidade. O importante é conhecer os reais problemas, ter sensibilidade para entender e sentir as dores da população e saber o que precisa ser feito para resolver esses problemas.

Quando vamos escolher nosso prefeito é a hora de saber quem está falando de coisas concretas, do dia a dia, das condições de vida, do bairro, da moradia, do transporte público, da saúde, etc.

Essas histórias fiadas que frequentam as redes sociais através de fake News, são apenas maneiras de enganar, de ludibriar, de esconder e de fugir dos verdadeiros problemas da população.

Jovem, ousado, moderno e corajoso • Força Fábio Novo!

*José Salan Barbosa Melo é engenheiro e ex presidente da Eletrobrás Piauí

Efeito Lula: produção industrial brasileira dispara e sobe 15 posições no ranking mundial


Segundo o Iedi, Brasil retornou ao “top 50” global, na 45ª posição, após produção industrial crescer 1,7% no 1º trimestre, na comparação com igual período de 2023, acima da média mundial

“As fábricas brasileiras estão voltando a produzir a todo o vapor, beneficiando a economia do país”, festejou Geraldo Alckmin nas redes sociais. A manifestação do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços veio após o anúncio de mais uma boa notícia: segundo o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), a produção da indústria brasileira cresceu 1,7% no primeiro trimestre, na comparação com igual período de 2023, acima da média mundial (1,4%). Dessa forma, o país voltou ao “top 50″ global, no 45º lugar entre 116 países analisados.

O Brasil deu um salto de 15 posições em relação ao quarto trimestre de 2023 e 23 em comparação com o primeiro trimestre do ano passado. O avanço é resultado direto das políticas promovidas pelo governo Lula.

“Vários fatores mobilizaram a demanda”, afirmou Rafael Cagnin, economista do Iedi. “Tivemos correção do salário mínimo acima de inflação, pagamento antecipado de precatórios. Tivemos, desde início do governo, reajuste e ampliação do número de famílias atendidas pelo Bolsa Família. E temos um mercado de trabalho aquecido (…) Tudo isso mobiliza o mercado interno e a indústria”.

Juros altos são empecilho

Os números não mentem, o crescimento da indústria é robusto. Entretanto, ele poderia ser ainda maior se a política de juros do Banco Central estivesse alinhada à agenda desenvolvimentista do governo e aos interesses do povo brasileiro, ao invés de privilegiar a especulação financeira e o rentismo.

Juros mais baixos favorizam a tomada de empréstimos e de capital de giro, além de tornarem mais atrativos produtos de alto valor agregado, que podem ser mais facilmente comprados a prazo. Nesse cenário, o maior consumo também estimula o aumento da produção industrial, gerando um ciclo que beneficia o crescimento do país.

Governo comemora

Apesar da trava dos juros, o resultado é para ser comemorado. E foi o que fizeram integrantes do governo. Em uma tabelinha nas redes sociais, o presidente Lula compartilhou a boa notícia e marcou o vice Alckmin. Este respondeu com bom humor e a imagem de uma manchete de jornal destacando o avanço. “Bom dia, Dr. Geraldo Alckmin. Viu essa notícia?”, postou Lula, na rede social X.

Em um contexto global de desafios econômicos, o Brasil de Lula vem se destacando pelo crescimento consistente e inclusivo. O desempenho da indústria não só fortalece a economia interna, mas também ajuda a reposicionar o país como um importante ator no cenário mundial.

Fonte: pt.org.br

16/07/2024

Franzé defende que 5% das vagas de trabalho seja para pessoas com deficiência, reabilitados e menores aprendizes.

Deputado Franzé Silva•PT-Piauí
O presidente da Assembleia, Franzé Silva (PT), presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), protocolou proposta de Projeto de Lei que visa destinar 5% das vagas de trabalho, nos contratos que envolvam mão de obra terceirizada, no âmbito da administração estadual direta e indireta, para pessoas com deficiência, beneficiários reabilitados do INSS e menores aprendizes.

No caso, a distribuição do percentual, de acordo com a matéria, é de 3% das vagas para pessoas com deficiência ou beneficiários reabilitados do INSS, e 2% delas, para menores aprendizes. O percentual deverá constar nos editais de licitação dos órgãos e entidades do Estado. Já na assinatura do contrato, a empresa apresentará o rol de pessoas que prestarão serviços.

Além disso, para assegurar o propósito da destinação das vagas, a pessoa com deficiência ou beneficiária reabilitada do INSS somente poderão ser substituídas por outras que se enquadrem na mesma situação. O deputado Franzé Silva observa que a proposta visa à igualdade de oportunidades às pessoas que se enquadram nesse público, “possibilitando a elas a dignidade do trabalho”.

“O trabalho é um direito social, mas nós sabemos que, para boa parte dessas pessoas, as oportunidades são bem menores. Então, garantir, por meio do Estado, um percentual de vagas de empregos para elas é assegurar uma igualdade de condições de inserção no mercado de trabalho e, consequentemente, uma melhoria de vida para elas e suas famílias”, assinala.

Fonte: al.pi.leg.br

14/07/2024

Florentino reponde injustiça destacando projetos industriais aprovados para a ZPE de Parnaíba

Deputado Federal Florentino Neto • PT -Piauí
O deputado federal Florentino Neto (PT) manifestou repúdio aos ataques pessoais recebidos nas redes sociais, sobre o indeferimento de projetos industriais para a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba pelo Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE). “Eles omitiram, maldosamente, o número de empresas que já funcionam nossa ZPE e o número de projetos já aprovados”, afirmou o Deputado.

O parlamentar explica que qualquer empresa pode apresentar projetos para se instalar na ZPE, mas a instalação depende do cumprimento de requisitos legais atestados pelos membros do Conselho Nacional das ZPEs, e não pela Frente Parlamentar de Apoio às ZPEs, presidida por ele. “Quando a empresa não preenche os requisitos, seu projeto não é autorizado, mas a maioria dos projetos apresentados pela ZPE de Parnaíba tem sido aprovada e, portanto, têm grande potencial gerador de empregos e desenvolvimento”, completou.

De acordo com o deputado, o seu trabalho tem sido incansável desde a origem da ZPE em 2009 até o momento atual em que lidera uma Frente Parlamentar na Câmara Federal em favor do movimento de ZPEs no Brasil. “Nenhum parlamentar no Brasil trabalhou tanto em prol do Programa de ZPEs, quanto o deputado federal Florentino Neto”, reconheceu o presidente da ZPE Piauí, Álvaro Nolleto. E prosseguiu: “O trabalho que o deputado Florentino vem desenvolvendo em favor das ZPEs no Brasil e, principalmente, da ZPE de Parnaíba, é digno de aplausos, sendo reconhecido nacionalmente pelos resultados que já estão aparecendo”, assegurou.

Florentino Neto destaca que a ZPE de Parnaíba é uma das duas ZPEs brasileiras em pleno funcionamento, devidamente alfandegada e abrigando atualmente duas indústrias e um hub de tecnologia com 13 startups que prestam serviços para o Brasil e o exterior. Além disso, outras quatro indústrias têm projetos aprovados pelo CZPE, com previsão de instalação em breve. “Nosso trabalho e empenho estão presentes em todas as etapas”, assegurou.



Florentino Neto destacou a contribuição que a ZPE já vem dando à balança comercial do Estado. “Só nesse primeiro semestre de 2024, a ZPE dos piauienses exportou 250 toneladas de produtos industrializados para os Estados Unidos, Venezuela, Holanda, Alemanha e Japão, numa demonstração clara da sua importância para o nosso Estado”, disse. O deputado elogiou o esforço do governo do Estado, que através da Investe Piauí, por estar atraindo grandes investimentos na área de energias renováveis para instalação na ZPE de Parnaíba. “São indústrias voltadas para produção de Hidrogênio Verde, que vão colocar o Piauí no topo do ranking de produção de energia, demonstrando mais uma vez que a ZPE do Piauí é um grande gerador de empregos e desenvolvimento para o nosso Estado”, frisou.

Criação da Frente Parlamentar

Por iniciativa do deputado federal Florentino Neto, foi criada em 2023 a Frente Parlamentar em Defesa das ZPEs e também a subcomissão das ZPEs, dentro da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados. O deputado explicou que essas iniciativas têm focado no acompanhamento das demandas do movimento de ZPEs no Brasil, beneficiando os projetos da ZPE Piauí.

Texto de Marcelo Mascarenhas • Nascemos em um campo de futebol

 Marcelo Mascarenhas • Militante do PT-Piauí
"Nascemos em um campo de futebol.
Haverá berço melhor para dar luz a uma estrela?" (Os Filhos da Paixão- Pedro Tierra)

Na época da fundação do PT, alguns espaços tiveram papel de destaque. As CEB,s, os sindicatos, os circulos de cultura: espaços de convivência e sociabilidade, em que a gente se encontrava para debater, analisar, planejar e se confraternizar.

A dimensão cultural, social, afetiva era uma liga, uma cola, um cimento a dar solidez a nossas relações.

Trabalhadores e trabalhadoras terminavam uma jornada extenuante de trabalho e arranjavam tempo para passar na sede do PT ou do sindicato para encontrar os amigos, tomar umas cervejas, se atualizar dos acontecimentos e depois ir para casa.

O PT foi crescendo e isso foi se perdendo.

Na ultimas eleições setoriais, resgatar o PT como espaço cultural de convivência foi promessa de campanha. @Léo União ainda está nos devendo isso.

Toda essa introdução foi para dizer que, em minha visão, esse vazio partidário no Piauí foi ocupado pela militância através do Só Ptistas e da disposição abnegada da Nagila.

Esse grupo, mais do que as instâncias, tem sido espaço de debate, de crítica, de propostas, de encaminhamentos. Aqui as pessoas se sentem a vontade para falar, chamar a atenção, pedir providências. E funciona.

É um espaço não institucional construído pela militância que cumpre o papel de agitação e propaganda.

É daqui que saem os principais eventos de confraternização da militância petista do Piauí, especialmente o Arraial e a Confraternização de fim de ano. Tudo auto-organizado e auto financiado.

De modo que quero me somar aos apelos da Nagila para que sejam quitados os débitos.

Faço um chamado em especial aos detentores de mandato e ocupantes de cargos em comissão, espaços que só se tornaram possíveis pelo esforço coletivo do partido, e não apenas pelos méritos individuais de cada um.

Bom domingo e que nesta semana tudo se resolva e esse assunto saia de pauta antes da convenção.

Marcelo Mascarenha é advogado, procurador, diretor do IIDFP e militante do PT do Piauí

12/07/2024

Onde o PT governa dá certo • Piauí tem saldo positivo na geração de empregos

Governador Rafael Fonteles • PT-Piauí
Piauí supera média nacional em crescimento e geração de empregos nos cinco primeiros meses do ano.

No acumulado de 2024, o estado registrou uma variação positiva de 2,39% no emprego formal, liderando no Nordeste nesse aspecto.

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais e Planejamento Participativo (Cepro), vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan), divulgou os resultados mais recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o novo Caged, do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE), referentes ao mês de maio de 2024. O relatório revela um panorama positivo para o mercado de trabalho formal no Piauí.

O estado alcançou o número de 356.880 empregos formais em maio, resultado de 12.722 admissões e 10.588 desligamentos, o que gerou um saldo positivo de 2.134 novos empregos, representando um crescimento de 0,6% em relação ao mês anterior. Esse desempenho coloca o estado como líder entre as unidades federativas da região Nordeste e o quinto melhor no cenário nacional para o período.

No acumulado de 2024, o estado registrou uma variação positiva de 2,39% no emprego formal, ficando na 14ª posição entre todos os estados brasileiros e liderando no Nordeste nesse aspecto. A análise por setores econômicos destacou um saldo positivo geral, com ênfase no segmento de agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura.

No contexto municipal, Teresina liderou a criação de empregos formais em maio, com 895 novas vagas, com destaque para o setor da construção civil. O município de União também se destacou, gerando 426 novos postos de trabalho, principalmente no setor industrial.

A analise observou um crescimento significativo na geração de empregos nos primeiros cinco meses de 2024, superando os registros dos últimos 12 meses. Em comparação com maio de 2023, o estado registrou um acréscimo de 19.773 empregos formais, representando um crescimento de 5,9%.

Os dados destacam um crescimento sólido e consistente do emprego formal no Piauí, indicando possíveis impactos positivos na economia e na sociedade estadual a longo prazo.

Clique aqui para ter acesso ao => Relatório do novo Caged


11/07/2024

Governo e bancada federal garantem permanência da ANM no Piauí

Deputado Federal Florentino Neto sereune com direção da ANM
A bancada federal do Piauí e o governador Rafael Fonteles obtiveram sucesso na manutenção da Agência Nacional de Mineração (ANM) no estado. Esta conquista resultou de uma série de reuniões intensas ao longo das últimas duas semanas, lideradas pelo coordenador da bancada, deputado federal Florentino Neto (PT/PI), com o apoio de toda a bancada federal e do governador.

Na tarde de hoje, 9, Florentino Neto, acompanhado pelo deputado federal Jadyel Alencar e pelo representante do governo do estado, Erick Elysio, participaram de uma audiência definitiva na ANM. Durante o encontro, receberam do diretor Mauro Henrique Moreira a garantia da permanência da Agência no estado.

A manutenção da ANM ocorrerá até outubro na estrutura atual, seguida pela implementação de uma nova estrutura com novos servidores.

Piauí garante permanência da ANM no estado

As negociações começaram no início da semana passada, logo após a publicação de uma portaria que determinava o fechamento da ANM no Piauí.

Ontem, 8, representantes da bancada e o governador se reuniram com a ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, para buscar uma solução para o problema.

Na semana anterior, os encontros foram com o Secretário Especial de Assuntos Parlamentares, Valmir Prascidelli, e com o diretor-geral da ANM, Mauro Henrique Souza.

A luta tem sido incansável. Segundo o coordenador da bancada, deputado federal Florentino Neto, o estado não pode sofrer mais perdas, apenas avanços. “Não vamos aceitar esse retrocesso em um momento em que nosso estado está em um estágio de desenvolvimento significativo e com vários empreendimentos de mineração em fase de instalação.”

Aprovação de Lula cresce em todos os segmentos e chega a 54%

 

Pesquisa Quaest publicada nesta quarta-feira (10) revela aumento na popularidade do presidente e no otimismo entre os brasileiros, indicando que o governo está no rumo correto

A nova rodada da pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira (10), trouxe boas notícias para o presidente Lula: o índice de aprovação do governo subiu para 54%, um aumento de quatro pontos percentuais em relação à pesquisa anterior. Já a desaprovação caiu 4 pontos, de 47% para 43%. Os números revelam uma mudança positiva na percepção pública.

Essa porcentagem é ainda maior e atinge 69% da população que ganha até 2 salários mínimos, principal beneficiária das políticas de inclusão e distribuição de renda. A alta acontece após uma grande sequência de bons resultados colhidos pelo governo, como o controle da inflação, a criação de mais e melhores empregos, o crescimento do PIB e o aumento da quantidade e da qualidade da comida na mesa dos brasileiros.

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Odair Cunha (MG), repercutiu a pesquisa e enumerou os diversos avanços conquistados pelo país desde a posse de Lula.

•Melhora por todos os lados

A pesquisa Quaest revelou que a avaliação do trabalho do governo vem melhorando em quase todos os segmentos e estratos. Entre as mulheres, a diferença entre aprovação e desaprovação é de 18 pontos (57% e 39%), 12 pontos a mais do que em fevereiro. Enquanto entre os homens a porcentagem de boa percepção é outra vez majoritária, com 50% a 47% (era 47% x 51% em maio).

Lula também tem bons índices entre os católicos, com 60% de positivos e 37% de negativos, e segue em pleno crescimento com os evangélicos. Entre os praticantes desta religião, o presidente tinha 62% de reprovação e 35% de aprovação, em fevereiro. Agora os números são 52% e 42%, respectivamente. Uma melhora de 17 pontos.

Em relação às regiões do país, a Quaest registrou um grande aumento da popularidade do governo no Sudeste, com a aprovação subindo de 42% para 48%, enquanto a reprovação despencou de 55% para 48%. Movimento semelhante foi observado no Centro-Oeste, onde a percepção positiva passou de 47% para 53% e a negativa caiu de 50% para 42%.

Apesar do cenário amplamente positivo, alguns desafios permanecem. A maioria dos entrevistados (70%) ainda percebe uma alta nos preços dos alimentos e há uma preocupação com o preço dos combustíveis. No entanto, a expectativa de melhora econômica nos próximos 12 meses é predominante, com 52% dos entrevistados acreditando em uma recuperação, contra 27% que esperam uma piora.

•Maior divulgação das ações do governo

Nos últimos meses, Lula tem falado mais à população, em declarações quase diárias à imprensa. E o povo tem escutado. A Quaest revelou que 41% dos entrevistados souberam de alguma fala recente do presidente.

Para 90% das pessoas, ele está correto em defender um aumento do salário mínimo acima da inflação. Já 87% também acham os juros brasileiros altos demais, enquanto 84% apoiam a defendida isenção de impostos para as carnes consumidas pelas camadas mais pobres. Vale destacar também que apenas 34% relacionam as falas de Lula e os sucessivos aumentos do dólar, enquanto para 53% os fatos são dissociados.

•Maioria concorda com críticas de Lula em relação aos jurosf

Um outro ponto importante de concordância com o povo ocorre em relação às críticas do presidente ao Banco Central e à política de Campos Netto: 66% estão de acordo com Lula. Gleisi Hoffmann, presidenta do PT, comentou o fato em seu perfil no Instagram: “Esse resultado só comprova que o povo votou em um projeto de país que segue sendo sabotado por Campos Neto. A população não aguenta mais ser prejudicada e ter o crescimento econômico do país dificultado”.

Os dados da Quaest ainda revelam que grande parte dos programas sociais, como a Farmácia Popular e o Bolsa Família, já são conhecidos e aprovados. Já outros, como Novo PAC e o Acredita, ainda são ignorados por mais da metade dos entrevistados, o que deixa margem para o crescimento da popularidade do governo.

A pesquisa destaca um fortalecimento da aprovação de Lula e um otimismo progressivo, evidenciando o impacto positivo das políticas econômicas e sociais implementadas desde 2023. A manutenção deste rumo poderá consolidar ainda mais a confiança dos brasileiros no futuro do país.

10/07/2024

Gestores de ministérios afirmam que já há estudo sobre integração de bacias com o Piauí

Franzé Silva cobra maior agilidade para finalização dos estudos

Estudos para projetos de integração das bacias dos rios Tocantins e São Francisco com rios piauienses já estão sendo feitos no Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). A informação foi dada durante a Conferência Magna do evento Mais Piauí - Água no Sertão, realizada pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) nesta segunda-feira (8) para debater a segurança hídrica do semiárido piauiense.

A informação foi dada pelo diretor de Obras Estratégicas do MIDR, Bruno Cravo. De acordo com o gestor, o estudo que está mais avançado é o do rio São Francisco, mas ainda não se encontra finalizado. Ele também explicou que, preliminarmente, os ganhos são grandes para as atividades econômicas, mas também para as questões sociais, como na melhoria da saúde que gera, consequentemente, a redução de gastos do Estado na área. “Essa [o estudo] é uma etapa fundamental até para que, quando decidida a implantação, não haja repercussões por questionamentos deste nível”, explicou.

Bruno Cravo também deu dados orçamentários preliminares sobre a obra. A previsão é que a transposição entre o rio São Francisco e as bacias piauienses tenha 120 km de canais, custe R$1,5 bilhão para a implantação e R$112 milhões para a operação anual. Recursos que, de acordo com o subsecretário de Articulação com Estados e Municípios do Ministério do Planejamento, Geraldo Júnior, já estão garantidos nem que seja com complementação orçamentária.

O subsecretário lembrou que toda ação estruturante no rio São Francisco é complexa devido à quantidade de brasileiros que dependem do manancial. A existência de quatro grandes hidrelétricas, de muitas cidades que usam suas águas para abastecimento e as próprias questões ambientais são exemplos dessa complexidade. Mas Geraldo Júnior, lembrou que, a medida que a obra de transposição dos eixos oeste e norte foi sendo realizada, muitos medos se dissiparam. “Um sentimento que eu vejo e, como a gente acaba dialogando com muitos atores país afora, sobretudo no Nordeste, a gente vê é que aquela tensão que existia naquele primeiro momento se dissipa”, relatou o subsecretário.

O presidente da Alepi, Franzé Silva (PT), aproveitou o momento para cobrar celeridade nos estudos, projetos e na realização das obras Ele lembrou que o estudo já está com dois anos de atraso mas agradeceu ao ministro da Integração e Desenvolvimento Regional Waldez Góes que o recebeu junto com o senador Marcelo Castro (MDB) e garantiu que vai ser dado um esforço para que as ações avancem mais rapidamente.

Fonte: al.pi.leg.br

09/07/2024

Onde o PT governa dá certo • Piauí atinge superávit de R$ 760,6 milhões

Governador Rafael Fonteles • PT-Piauí

As exportações acumuladas neste ano alcançam o valor de R$ 3,306 bilhões.

Em junho de 2024, o Piauí exportou o valor de US$ 153,1 milhões, equivalente a R$ 838,6 milhões. As importações atingiram o valor de US$ 14,2 milhões no mês de junho, correspondendo a R$ 78 milhões. O superávit de junho (diferença entre as exportações e importações) alcançou US$ 138, 8 milhões, equivalente a R$ 760,6 milhões, que corresponde a 90,7% dos produtos negociados. Os dados foram divulgados, na quinta-feira (4), pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

No comparativo com junho de 2023, a Balança Comercial do Piauí apresentou queda nas exportações, comercializando US$ 20,2 milhões (R$ 110, milhões) a menos que o mesmo mês do ano passado, quando exportou US$ 159,6 milhões (R$ 874,5 milhões), sofrendo uma queda de 4,1%.

Segundo dados do MDIC, as importações de junho, no comparativo com o mesmo mês de 2023, sofreram queda de 73,2%, comercializando US$ 38,9 milhões a menos comparado ao mês de junho de 2023, que importou US$ 53,1 milhões (R$ 291 milhões).

As exportações acumuladas de 2024 (janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho) foram de US$ 603,7 milhões (R$ 3,306 bilhões de reais) e as vendas do acumulado de 2023 foram de US$ 813 milhões (R$ 4,453 bilhões de reais), gerando uma diferença de US$ 209,3 milhões, com queda de 25,7%.

Os produtos mais vendidos foram a soja, com participação de 78% (US$ 119,4 milhões), farelo de soja com 6,7% (US$ 10,1 milhões), milho com 3,7% (US$ 5,6 milhões), minério de ferro com 3,3% (US$ 5 milhões), outras gorduras e óleos animais e vegetais com 2,5% (US$ 3,8 milhões) e algodão com 2,4% (US$ 3,6 milhões).

Os municípios que mais exportaram foram Uruçuí, Bom Jesus, Corrente, Monte Alegre do Piauí, Santa Filomena e Parnaíba. Os países que mais compraram foram China (67%), Espanha (6,7%), EUA (4,4%), Turquia (3,7%) e Alemanha (3,1%) .

O superintendente dO Desenvolvimento Econômico da SDE, Deusval Lacerda de Moraes, destaca o apoio do Governo do Piauí no apoio ao crescimento e fortalecimento do agronegócio piauiense. “Com sua tenacidade e eficiência, o nosso Governo do Estado não apenas incentiva o agronegócio e outras cadeias produtivas no Piauí, mas também inova com duas novas agendas prioritárias: energia verde e transformação digital", comenta o gestor.

Segundo ele, essas iniciativas visam gerar mais riqueza, trabalho, emprego e renda, além de melhorar significativamente as condições de vida dos piauienses.

08/07/2024

Limma apresenta projeto regulamentando editoras a produzir material adaptado a pessoas com deficiência visual

Deputado estadual Francisco Limma • PT-Piauí
Os deputados aprovaram, na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta quarta-feira (3), projeto do deputado Francisco Limma (PT) que obriga as editoras que atuam no estado a produzirem 5% de seu material com métodos que garantam a adaptação para pessoas com deficiência visual.

“Hoje já há toda uma sensibilidade da sociedade para dar uma atenção especial às pessoas que são portadoras de algum tipo de deficiência e a deficiência visual é uma delas. Então, as editoras precisam destinar uma parte daquilo que elas produzem para essas pessoas com deficiência. O sentido do projeto é garantir um percentual, que eu ainda considero pequeno, mas acho que ao longo do tempo isso vai é aumentando”, explicou Francisco Limma. A matéria tramitou na Comissão de Defesa do Consumidor e do Meio Ambiente (CDCMA) ainda nesta quarta-feira, onde recebeu parecer favorável de Ziza Carvalho (MDB).

A acessibilidade também está no foco de outro projeto do deputado Francisco Limma aprovado na sessão plenária. O Programa Habitacional Social obriga que as construtoras disponibilizem imóveis adaptados para idosos em projetos imobiliários, de preferência no térreo. Simone Pereira (MDB) foi a relatora que deu parecer favorável na Comissão de Infraestrutura, Política Econômica e Turismo (CIPE).

Um segundo projeto de Francisco Limma seguiu o trâmite de aprovação na CDCMA e no Plenário nesta quarta-feira. A matéria relatada nas comissões técnicas por Ziza Carvalho cria o Selo de Logística Reversa de Resíduos Sólidos que pretende agraciar indústrias que tenham práticas sustentáveis relacionadas a resíduos que não podem ser jogados na rede de esgoto ou em corpos d’água.

Além dos projetos do deputado Francisco Limma, duas outras matérias passaram na CDCMA e no Plenário. O Programa Adote um Animal é uma iniciativa do deputado licenciado Aldo Gil que amplia os estímulos para entidades que realizam ações de incentivo à adoção. Os parlamentares seguiram o parecer de Elisângela Moura (PC do B) na comissão.

Ligado aos animais e às pessoas com deficiência, foi aprovado projeto do presidente da Alepi, Franzé Silva (PT), que garante a presença dos animais de acompanhamento em ambientes de uso coletivo. O líder da bancada do governo Fábio Novo (PT) apresentou relatório favorável na CDCMA.

Fonte: al.pi.leg.br

03/07/2024

Onde o PT governa dá certo • Governo do Piauí cumpre metas fiscais no primeiro quadrimestre de 2024

Secretário Estadual da Fazenda, Emílio Júnior, em audiência na ALEPI

Secretário de Fazenda, Emílio Júnior, apresentou relatório do primeiro quadrimestre de 2024, nesta terça-feira (2), na Assembleia Legislativa.

O Governo do Estado, representado pelo Secretário Estadual da Fazenda, Emílio Júnior, prestou contas, nesta terça-feira (2), a respeito do cumprimento das metas estabelecidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), relativas ao primeiro quadrimestre deste ano de 2024. A audiência pública foi realizada na Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação (CFFC) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

“O governo cumpriu as metas fiscais da LRF no primeiro quadrimestre de 2024, mantendo o equilíbrio econômico e fiscal, mas temos que ter prudência em relação ao comportamento futuro das receitas que, normalmente, são menores a partir do segundo quadrimestre do ano", afirma o secretário da Fazenda, Emílio Júnior.

Durante a audiência, o secretário Emílio Júnior ressaltou a transparência dos dados econômicos fiscais do Piauí, reconhecidos pelo Tesouro Nacional. “Quero agradecer o empenho de toda equipe do Tesouro Estadual e dos demais Poderes, por esse reconhecimento. Pelo segundo ano consecutivo, o Piauí obteve nota máxima (A) no Ranking da Qualidade das Informações Contábeis e Fiscais do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi)”, destaca Emílio Júnior.

Gastos com saúde

Ainda na audiência, o secretário destacou os investimentos com saúde na ordem de 13,12%, nesse primeiro quadrimestre de 2024, portanto, ultrapassaram o limite mínimo de aplicação de 12% durante o exercício financeiro anual exigido pela LRF.

Aplicação de recursos do Fundeb e investimentos com a educação

Em relação à remuneração dos profissionais da Educação, o Governo do Estado também conseguiu superar o percentual mínimo de 70% exigido pela LRF, alcançado 72,10% nesse primeiro quadrimestre de 2024.

Já em relação aos investimentos com educação, o Estado tem até o final do exercício para aplicar o percentual mínimo de 25%, sendo que o percentual investido até o primeiro quadrimestre desse ano foi de 19,69%.

Déficit na Previdência

Durante a audiência, o secretário da Fazenda ainda alertou em relação ao déficit da Previdência Estadual, que hoje é na ordem de R$ 227 milhões, uma vez que as receitas de arrecadação são na ordem de R$ 993 milhões e a arrecadação do FUNPREV é da ordem de R$ 766 milhões. “E vale ressaltar que a maior arrecadação vem das contribuições patronais, ou seja, que o próprio Estado paga”, analisa o secretário da Fazenda.

Aumento obtido

Na execução orçamentária das receitas, o secretário destacou que apesar das receitas terem um crescimento de 15% (R$ 6,08 bilhões) no primeiro quadrimestre de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023 (R$ 5,28 bilhões), os investimentos também demandam a disponibilização de mais recursos do Estado, inclusive do Tesouro Estadual. Além disso, o Piauí ainda é um Estado muito dependente das transferências constitucionais (56% da receita), apenas 35% da receita é oriunda dos impostos.

Despesa com pessoal

Em relação à despesa com pessoal, o secretário afirmou que o índice do Poder Executivo é na ordem de 40,68%. Portanto, está cumprindo as metas estabelecidas na LRF.

Já em relação aos outros Poderes, os índices de despesa com pessoal são os seguintes: Legislativo (2,46%), Judiciário (3,63%), Ministério Público (1,27%). Segundo a LRF, a limite máximo para cada Poder, respectivamente, são 3%, 6% e 2%.

Fonte: pi.gov.br