Pesquisar este blog

04/09/2013

EVTEA do Eixo Oeste será lançado em outubro

Deputado Jesus Rodrigues reuni-se com direção da Codevasf 

O edital do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para construção do Eixo Oeste do Projeto de Integração da Bacia do São Francisco será lançado no próximo mês de outubro durante reunião da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) no Piauí, que deverá contar a presença da presidente Dilma Rousseff. O anúncio foi feito pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, em audiência com a bancada federal piauiense na tarde de ontem (3), em Brasília.

Segundo o ministro, o Estudo tem prazo de conclusão de um ano, mas deve ser finalizado até abril de 2014 para que seja incluído no Programa de Aceleração do Crescimento. “O PAC 3 deve ser lançado pela presidenta em maio de 2014 e a execução do Eixo Oeste pode entrar no programa”, destacou Fernando Bezerra.

Segundo o coordenador da bancada, deputado Jesus Rodrigues (PT), a iniciativa contemplará a região mais seca do estado, que receberá água do Lago de Sobradinho, na Bahia, para os rios Canindé e Piauí. “Nós, representantes do Piauí no Congresso, não poderíamos nos conformar vendo que a integração esteja sendo feita para outros estados, como Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba, e não para o Piauí”, afirmou o coordenador.

Após o encontro com o ministro, os parlamentares se reuniram com o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz, e com o diretor de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura da Codevasf, Guilherme de Oliveira, onde foram discutidos detalhes do Eixo Oeste. “O que será feito na verdade é um Canal de Desenvolvimento que conectará as barragens”, disse Elmo Vaz.

O diretor Guilherme de Oliveira adiantou que a proposta da Codevasf é fazer a integração interligando as barragens Petrônio Portela, Jenipapo, Pedra Redonda, Poço do Marruá, Estreito e Piaus. 

Estiveram presentes, os deputados Hugo Napoleão (PSD), Marcelo Castro (PMDB), Marllos Sampaio (PMDB), Osmar Júnior (PCdoB) e Assis Carvalho (PT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário