Deputada Rejane Dias na tribuna da ALEPI |
Após o Congresso aprovar a redução do tempo de contribuição para os beneficiários do INSS portadores de deficiência, a deputada estadual Rejane Dias quer estender a medida para o mesmo grupo entre os funcionários públicos estaduais inscritos no IAPEP.
O projeto de lei aprovado em nível federal estabelece que os homens com deficiência grave poderão se aposentar com 25 anos de contribuição e as mulheres com 20 anos, enquanto o tempo de contribuição respectivo nos casos de deficiência moderada é de 29 e 24 anos e nos casos de deficiência leve, 33 e 28 anos.
A deputada Rejane Dias, líder do PT, disse que não se trata de um privilégio, mas de uma questão de justiça já que essas pessoas enfrentam dificuldades para o exercício diário de suas atividades, o que se agrava com o avançar da idade.
A líder petista declarou que o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) estima que 340 mil pessoas com deficiência trabalham no Piauí. “Espero contar com o apoio de todos os deputados para a aprovação do projeto que estamos elaborando”, frisou ela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário