Deputado Jesus Rodrigues fala para prefeitos durante encontro |
Durante o Encontro Estadual de Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado em Teresina nesta terça-feira (30), o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, anunciou que o Governo Federal vai iniciar estudo de viabilidade técnica do Eixo Oeste do Projeto de Integração do São Francisco que, na prática, significa a inclusão do Piauí na captação de águas da bacia do rio São Francisco. “Quero ter a alegria de lançar os projetos iniciais que consolidarão a transposição no estado do Piauí", afirmou Bezerra.
Minutos antes da fala do ministro, o coordenador da bancada federal piauiense, deputado Jesus Rodrigues (PT), falou sobre a necessidade de se trabalhar pela segurança hídrica do estado e relatou a luta da bancada pela inclusão do Piauí no Projeto de Integração.
O parlamentar é autor do Indicativo 812/11, destinado ao Ministro da Integração, que requer a execução do Eixo Oeste, visando à perenização dos rios Canindé e Piauí. A proposta consiste em levar água da Barragem de Sobradinho, na Bahia, para esses dois rios, beneficiando diretamente dez municípios: Dom Inocêncio, Queimada Nova, Lagoa do Barro do Piauí, São Francisco de Assis do Piauí, Acauã, Paulistana, Dirceu Arcoverde, Coronel José Dias, São Lourenço do Piauí e São Raimundo Nonato, localizados da região mais seca do estado.
Durante o encontro, Jesus Rodrigues parabenizou o Governo Federal pelo pacote de medidas lançado em socorro aos produtores rurais. “Antes, uma seca como essa seria suficiente para matar milhares de nordestinos. Víamos saques aos comércios por conta da fome. Hoje, nós vemos morrer animais. Tivemos redução de um terço do nosso rebanho. Mas avançamos muito na política de proteção aos nossos prefeitos. A MP 589 trouxe um alívio na questão previdenciária, mas precisamos descentralizar mais as ações dos governos federal e estadual para as prefeituras. Precisamos fazer mais convênios”, disse.
Ao falar da atuação do Ministério da Integração Nacional, o ministro Fernando Bezerra ressaltou os investimentos no estado do Piauí. “São R$ 1,3 bilhão em diversas obras de infraestrutura hídrica, saneamento e irrigação”, informou o ministro ao destacar o aumento expressivo das transferências de recursos federais para os municípios.