Pesquisar este blog
09/01/2012
Andréia Lacerda e Viviane Moura assumem secretarias na PMT
Tomaram posse na manhã desta segunda-feira (09) as duas novas secretárias da gestão municipal de Teresina. As duas novas coordenadorias, uma de Regularização Fundiária, e outra de Políticas Públicas para as Mulheres serão assumidas por Andrea Lima Barros e Viviane Moura, respectivamente, ambas do PT.
A solenidade aconteceu no auditório da SEMTCAS (Secretaria Municipal de Trabalho, Cidadania e Assistência Social) e contou com a presença de várias lideranças comunitárias, associações de bairros, lideranças políticas, deputados e secretários municipais.
Muito cobrada, a secretaria de regularização fundiária tem um grande desafio pela frente. Somente na capital, mais de 90 mil imóveis não possuem regulamentação, além de constantes invasões e desapropriações que acontecem eventualmente. De início, Viviane Moura diz que o projeto é mapear e localizar os principais pontos onde ocorrem os problemas da regularização.
"Precisamos pegar os dados, fazer levantamento da situação para só assim saber que passos a gente vai tomar. As medidas serão tomadas de forma diferente em cada caso, tem as famílias que estão em determinadas zonas há certo tempo, tem outras que acabaram de invadir, são diversos casos. A ideia é levantar, mapear o problema, que de fato existe, e depois partir para as soluções"; conta Viviane.
Líderes comunitários aprovaram a nova secretaria e esperam que haja realmente a celeridade na regularização das moradias e imóveis. Como um dos principais casos e mais recentes está a invasão da Vila da Vitória, localizada próximo ao Conjunto Mário Covas, Zona Sul de Teresina.
"Essa secretaria é bem vinda e esperamos mais rapidez na regularização dos imóveis. Como um dos casos prioritários, acho que a secretária deveria partir pela Vila da Vitória, um dos mais recentes casos de invasão e que requer a regularização"; diz Zé da Cruz, líder comunitário.
A entrada de mais dois integrantes do Partido dos Trabalhadores na gestão do prefeito Elmano Férrer faz parte de uma aliança administrativa entre o PTB e o PT, selada ano passado após conversas entre as partes.
Do outro lado, a nova coordenadora de Políticas Públicas para a Mulher, Andrea, diz que se trata de um cargo político e técnico e que a luta pelos direitos das mulheres é constante do PT. Em seu planejamento, Andréia conta que a nova coordenadoria irá trabalhar em 3 vias principais: combate a violência, qualificação profissional e organização coletiva. O trabalho, segundo Andrea, se dará junto a outros órgãos.
"Essa coordenadoria é um espaço de articulação entre o conjunto com o que já existe, tanto de aparato do município quanto do estado. A ideia é estar buscando um grupo de mulheres organizadas"; conta Andrea Lima.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário