Pesquisar este blog

17/07/2011

Ponte do Mocambinho terá postes com luminárias de LED e energia solar


Prestes a ser entregue à população, a Ponte do Mocambinho, que será mais uma opção de acesso para os teresinenses, terá uma grande novidade que é a presença de iluminação autônoma solar por toda extensão da ponte. A implantação desse novo modelo de geração de energia vai proporcionar economia de recursos, já que o custo de instalação e manutenção são bem menores quando comparados com a energia convencional.  

Serão colocados oito postes ao longo da ponte. Cada poste terá uma placa que durante o dia irá absorver a energia solar e irá armazená-la em uma caixa de controle. Ao entardecer, os postes serão automaticamente ligados utilizando a energia armazenada durante todo o dia. Mesmo em dias nublados, a placa terá capacidade de captar raios solares, e em dias chuvosos, utilizará a energia acumulada.

Os postes contarão ainda com uma luminária de LED, que são mais econômicas e prejudicam menos o ambiente que as tradicionais. Além disso, elas apresentam peso reduzido, baixa temperatura e não são suscetíveis a quebra por vibrações provocadas na passagem de veículos na ponte. Na falha de um módulo, os outros permanecem funcionando, eliminando as conseqüências em um blecaute.

Segundo Merlong Solano, secretário das Cidades, a previsão é de que a ponte seja inaugurada com esse projeto pioneiro ainda esse semestre. O investimento total para instalação do projeto será de R$ 96 mil, recursos provenientes do estado.

Ponte do Mocambinho

Com a nova ponte, os teresinenses terão mais uma opção de acesso e terão seu deslocamento facilitado. Mais de 100 pessoas serão beneficiadas diretamente com a obra. Bairros como Mocambinho, Buenos Aires, Alto Alegre, dentre outros, se interligarão com maior facilidade a bairros como Anita Ferraz, Socopo, Pedra Mole, e vice-versa. A obra está sendo realizada pelo governo do estado, através da Secretaria Estadual das Cidades. O investimento total é de R$ 19 milhões.

Att.

Aline Medeiros
Ascom Secretaria Estadual das Cidades - Governo do Piauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário