Pesquisar este blog

28/07/2011

Assis defende inclusão do ensino de Libras no currículo escolar

O deputado Assis Carvalho (PT-PI) quer que seja incluído na grade curricular das escolas públicas o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O parlamentar é autor do projeto de lei (PL1563/2011), que tramita na Câmara dos Deputados e trata do assunto.

Para o deputado, a aprovação da lei vai garantir que, no futuro, as pessoas que não têm deficiência auditiva também possam entender mais sobre o mundo em que vivem aquelas que têm esta limitação, além de facilitar a comunicação entre elas.

"Existe uma parcela significativa da população que ainda tem problema muito sério na sua comunicação, e refiro-me aos surdos, pois quando eles utilizam a Língua de Sinais, conseguem se comunicar apenas entre si e com as pessoas mais próximas que também aprenderam a linguagem. Já o restante da população não tem acesso fácil a cursos de Libras", afirmou.

Segundo Assis Carvalho, a falta de conhecimento da Língua Brasileira de Sinais prejudica a vida das pessoas com essa deficiência. "A maior parte das pessoas não tem conhecimento de Libras e, com isso, os surdos têm a sua comunicação restringida", justificou o deputado.

Assis Carvalho quer ainda aperfeiçoar o projeto de lei e, para isso, pretende usar o tempo de tramitação para mudar a proposta, incluindo sugestões dos interessados diretamente na lei, como associações, conselhos e estudiosos. Um dos aspectos a ser definido é o momento da aprendizagem escolar adequado para que a disciplina comece a ser ministrada.

Fonte: Equipe Informes - http://www.informes.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário