Pesquisar este blog

12/09/2024

Dr. Francisco recebe Medalha Oswaldo Cruz pela atuação na saúde



O deputado federal Dr. Francisco (PT/PI) recebeu nesta quarta-feira (11), em Brasília, a Medalha de Mérito Oswaldo Cruz, na categoria ouro. A honraria concedida pelo governo federal reconhece a colaboração de personalidades, profissionais e entidades para o bem-estar físico e mental da coletividade brasileira. Neste ano, em especial, está sendo celebrada a contribuição para a retomada da vacinação com o aumento da cobertura de imunização e para o fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Saúde, Nísia Trindade participaram do evento que reuniu autoridades, representantes de instituições ligados à saúde pública, no Salão Nobre do Palácio do Planalto, em Brasília.

Presidente da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, Dr Francisco afirmou que “é uma alegria fazer parte deste esforço coletivo pela saúde, prioridade na minha vida, seja como parlamentar, médico, gestor, como cidadão”. Durante seu discurso, a ministra da Saúde Nísia Trindade destacou e agradeceu a parceria do Parlamento para garantir a vacinação como conquista da sociedade brasileira, através dos presidentes das comissões que tratam de saúde na Câmara, deputado Dr Francisco, e no Senado, senador Humberto Costa.

Homenageados

Neste ano, 22 pessoas e 10 associações foram condecorados. Entre os homenageados estão a primeira-dama Janja da Silva, a empresária Luíza Trajano, o pedagogo e ativista digital Ivan Baron, a Associação Brasileira de Enfermagem, Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, Agência de Notícias das Favelas, Rotary Club, Sociedade Brasileira de Pediatria, dentre outras pessoas e instituições.

Saiba mais

A medalha foi criada em 1970, com o nome de Oswaldo Cruz, cientista, médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista brasileiro, de contribuição reconhecida para a saúde pública com atuação na análise e controle de diversas epidemias, como cólera, peste bubônica, febre amarela e varíola e a criação de uma cultura de vacinação no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário