Pesquisar este blog

21/09/2021

Preço dos combustíveis: Bolsonaro mente; governadores repõem verdade

Governador Wellington Dias 
“Para a gente resolver o problema temos que tirar a mentira da frente”, afirma Wellington Dias, desmontando a versão mentirosa do governo sobre ICMS dos estados.

O Consórcio Nordeste e governadores voltaram a reagir às acusações infundadas feitas pelo presidente Jair Bolsonaro sobre os aumentos constantes dos preços dos combustíveis.

Nota assinada por 20 governadores (veja aqui) esclarece que nos últimos 12 meses o preço da gasolina registrou um aumento superior a 40%, embora nenhum Estado tenha realizado qualquer aumento no ICMS que incide sobre combustíveis nesse mesmo período.

”Essa é a maior prova de que se trata de um problema nacional e não somente de uma unidade federativa. Falar a verdade é o primeiro passo para resolver um problema”, enfatiza o documento assinado pelos governadores.

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), que preside o Consórcio Nordeste e coordena o Fórum Nacional de Governadores, reafirmou a inexistência de reajustes do ICMS pelos estados, cobrando o restabelecimento da verdade como base para enfrentar a situação.

“Se olharmos os últimos 12 meses vamos perceber que nenhum estado da federação, nem mesmo o Distrito Federal deu qualquer aumento para o ICMS do combustível. Ou seja, e de lá para cá nós tivemos um aumento de 40% no valor do combustível. Significa que, dizer que a culpa é dos estados e do Distrito Federal é uma grande mentira!”, enfatizou Dias.

“Para a gente resolver o problema temos que tirar a mentira da frente. Neste caso, Estados e municípios estamos sim preocupados com a escalada dos preços, com o aumento dos preços e não apenas dos combustíveis. Queremos uma solução. Queremos ajudar, mas queremos em primeiro lugar restabelecer a verdade”, afirmou ele.




Fonte: pt.org.br








Nenhum comentário:

Postar um comentário