Foi publicada na manhã desta terça-feira (13), portaria do Ministério da Educação (MEC) que autoriza a abertura de oito novos cursos de medicina em universidades federais. O Piauí foi contemplado com 40 vagas para a cidade de Parnaíba pela Universidade Federal (UFPI).
"Essa é uma grande vitória alcançada pela cidade de Parnaíba em prol da saúde da população", destacou o deputado Assis Carvalho (PT/PI), que articula a luta para instalar o curso no município, junto com o reitor Arimateia Dantas Lopes; o prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, e outros parceiros.
O aumento das vagas em cursos de medicina faz parte do Pacto Nacional pela Saúde lançado, ano passado, pelo governo federal, para ampliar o número de médicos no país. O deputado Assis - que já vinha articulando a luta para implantar cursos de medicina em Parnaíba, Picos e Floriano - intensificou o trabalho, buscando apoio nos ministérios da Educação e Saúde. E garantiu – por meio de emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias – a expansão de 240 vagas para Medicina na UFPI.
Parnaíba
Previsto para iniciar em 2014, o curso de Medicina em Parnaíba já tem o Hospital Regional Dirceu Arcoverde (HEDA) para funcionar como hospital escola, cedido pelo Governo do Estado e Funasa (Fundação Nacional de Saúde) para a UFPI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário