A deputada Rejane Dias esteve em audiência, na manhã desta segunda-feira (14), com o Reitor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Paulo Henrique Gomes de Lima. A reunião foi convocada para apresentar uma antiga reivindicação de grande parte da população da zona sul de Teresina, que é a implantação de uma unidade do IFPI naquela região.
Para o presidente da UNECOST, José Alves ‘Balalão’, a zona sul de Teresina tem uma população muito grande e a descentralização desse tipo de serviço é essencial para o desenvolvimento da região. Ascânio Sávio destacou que a zona sul é a região que concentra o maior número de estudantes universitários de Teresina. “Essa descentralização vai diminuir os custos de deslocamento para os estudantes e ampliar as possibilidades de desenvolvimento para a nossa região”, ressaltou.
O reitor do IFPI, Paulo Henrique, ressaltou que, embora não tenha a autonomia necessária para tomar essa decisão sozinho, é um defensor da proposta de expansão do campos porque quando estudante morava no bairro Saci e viveu na pele as dificuldades de deslocamento em uma cidade como nossa capital.
“O processo de ampliação do IFPI em qualquer estado depende do Ministério da Educação e, para isso, os nossos parlamentares na Câmara e no Senado devem enviar essa solicitação para o órgão. Entretanto nos colocamos inteiramente a disposição para colaborar no que for possível; como a execução do projetos, pois sabemos da enorme demanda que existe nesse sentido”, afirmou o Reitor.
“Nossa proposta é que todos os serviços, como, por exemplo, cartórios, bancos, correios e educação superior ,sejam redimensionados para onde as pessoas moram. Estamos buscando essa descentralização para que possamos melhorar a qualidade de vida dessa população, encurtando as distâncias percorridas e facilitando o acesso aos serviços”, destaca a deputada.
Também participaram da audiência do diretor do Fórum da Zona Sul, Zé da Cruz, o presidente da União das Entidades Comunitárias da Zona Sul Urbana e Rural de Teresina (UNECOST), José Alves ‘Balalão’, e o diretor de imprensa da UNECOST, Ascânio Sávio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário