Pesquisar este blog

09/10/2023

TERESINA MERECE O NOVO • Por Marcelino Fonteles

Foto reprodução

Nas últimas eleições municipais de Teresina transpareceram duas questões: primeiro, que aquela gestão estava em processo de desgaste perante a opinião pública em relação às áreas de transportes públicos, moradia, saúde e infraestrutura urbana e rural; segundo, que o então prefeito Firmino Filho preferiu escolher como candidato à sucessão Kleber Montezuma, em vez de Sílvio Mendes.

Além disso, as consequências do esquema lavajatista contra o PT ainda pesavam muito na formação da opinião pública, reduzindo as chances do candidato petista. Nesse contexto, o nome que liderava as pesquisas de opinião era o do Dr. Pessoa, que acabou vencendo o pleito. Infelizmente, se a cidade já apresentava problemas nas áreas já citadas, o atual gestor, ao invés de resolvê-los, conseguiu ampliá-los, especialmente no que se refere à infraestrutura e mobilidade urbana e à saúde. A sensação que se tem é de que a prefeitura virou as costas para os teresinenses.

Por outro lado, os governos conduzidos por Lula e Dilma, na esfera federal, e por Wellington Dias, Regina Sousa e, atualmente, liderado por Rafael Fonteles, no campo estadual, desenvolveram inúmeras ações na capital piauiense. Nas gestões petistas, em regime de colaboração, foi construída a nova Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina, o HUT, o HU, implantadas as Unidades de Pronto-atendimento (UPAS), as Unidades Básicas de Saúde (UBS), o SAMU e a Farmácia Popular, construídas cerca de 40 mil casas em conjuntos habitacionais, como o Jacinta Andrade, instauradas as Escolas de Tempo Integral, além da expansão da UFPI, a criação e expansão dos Institutos Federais do Piauí, o PROUNI, o PISO dos professores e professoras, a política de crescimento do salário mínimo, o Bolsa Família, a duplicação das rodovias que saem de nossa capital, os viadutos, como o recém-inaugurado Viaduto do Peixe, a segurança pública moderna e eficiente, a parceria e construção da ponte estaiada, a duplicação da avenida Kennedy, a reconstrução do Centro de Convenções, a recuperação do patrimônio material e a promoção do patrimônio imaterial, dentre inúmeras outras ações.

Não é por acaso que o governador Rafael Fonteles e o Presidente Lula são, atualmente, os dois líderes com maior aprovação perante a opinião pública de nossa capital. E, por isso mesmo, constituem-se, em Teresina, os mais importantes apoios para um candidato vencer as eleições na capital piauiense.

Nas últimas pesquisas, os dois pré-candidatos mais bem colocados para a disputa ao cargo de prefeito são Fábio Novo e Sílvio Mendes. Sílvio, ex-prefeito da capital por dois mandatos, obteve, em outubro passado, 51% dos votos dos teresinenses na disputa para o governo do estado. Atualmente, apesar de ainda estar à frente na disputa à vaga de titular do Palácio da Cidade, vem perdendo apoio a cada nova pesquisa. Na última, realizada pelo GP1, em setembro, o ex-prefeito aparece com 36,83%. Comparado com sua votação para governador, na capital, é uma queda de 13 pontos. Caso ele não reverta essa tendência de queda, suas chances de vencer as eleições se perdem.

Entretanto, o pré-candidato que mais tem trabalhado nessa pré-campanha e o que melhor tem se articulado politicamente, sem dúvidas, é o deputado Fábio Novo, que é o segundo colocado nas pesquisas. Fábio aparecia inicialmente nas pesquisas com 10% e a cada nova pesquisa vem crescendo. Na pesquisa de setembro do GP1 ele já alcança 21,26% dos votos válidos. Um crescimento de 11 pontos.

A continuar essa tendência de crescimento, é possível que, em julho, quando ocorrerão as Convenções partidárias, o deputado Fábio Novo já tenha ultrapassado o seu principal adversário, Silvio Mendes.

Fábio Novo destacou-se como o melhor Secretário de Cultura do Piauí, aquele que fez muito com pouco, mostrando-se um excelente administrador. Além disso, é um excelente parlamentar. Lembrando que Novo já foi vice-prefeito e secretário de educação municipal. E sempre se sobressaindo como um gestor comprovadamente exemplar.

Com essas credenciais, e com o apoio do governador Rafael, do Presidente Lula e do Ministro Wellington Dias, tem tudo para continuar crescendo e vencer as eleições no primeiro turno

Marcelino Fonteles é Sociólogo e Professor

Um comentário:

  1. Concordo plenamente com sua avaliação. Apenas ressalto a grande capacidade de articulação do Fábio Novo, o que tem agregado/conquistado muitas pessoas em sua volta. Acredito que finalmente o PT terá um prefeito na nossa capital, para o bem de todas e todos!

    ResponderExcluir