Os recursos para o início de seis obras contempladas pelo PAC Cidades Histórias, no município de Parnaíba, norte do Piauí, estão garantidos, com a possibilidade das obras iniciarem ainda no primeiro semestre de 2015. A informação é do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e foi divulgado durante reunião, na tarde desta terça-feira (10), em Brasília, entre o coordenador técnico do PAC Cidades Históricas, Silvio Farias, o deputado federal Assis Carvalho, o prefeito de Parnaíba, Florentino Veras Neto, e o presidente da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) da região, Paulo Cardoso.
“Com os recursos garantidos e os estudos técnicos finalizados, iniciamos a fase de licitação das obras”, ressalta Farias, que confirmou recursos na ordem de mais de R$ 38 milhões.
Uma nova reunião de acompanhamento foi agendada para o dia 3 de março, na sede do Iphan. Para o deputado, isso demonstra interesse do órgão em realizar os projetos no tempo previsto. “Temos a melhor expectativa possível em relação ao impacto desses projetos”, disse Assis.
De acordo com o prefeito, “a revitalização do centro histórico contribui diretamente para o desenvolvimento social e econômico regional. Dessa forma, acreditamos que essas obras vão trazer nova vida para a cidade”, afirmou.
Obras contempladas
O Complexo Ferroviário de Parnaíba, inaugurado em 1922, foi contemplado para ser restaurado na categoria patrimônio ferroviário. O Complexo Turístico Porto das Barcas – Museu do Mar, já tombado pelo Iphan, construído no século XVII, também deve ser restaurado.
As igrejas Nossa Senhora da Graça, Nossa Senhora do Rosário, Capela de Nossa Senhora do Montserrat foram incluídas na categoria igrejas históricas e também foram beneficiadas pelo programa.
Ainda entre os prédios históricos incluídos no programa estão: Casarão da Escola de Direito Miranda Osório, Antigo Sobrado Dona Auta e Sobrado do Museu Simplício Dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário