Pesquisar este blog

09/07/2013

São Gonçalo do Piauí cria secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência



No último final de semana o município de São Gonçalo do Piauí realizou a solenidade de lançamento da secretaria municipal para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEMID), com a presença de diversas autoridades municipais, estaduais, representantes de entidades e participação maciça da população local. Conhecida por ser uma cidade com alto índice de pessoas com algum tipo de deficiência São Gonçalo é uma das pioneiras na implementação de políticas públicas nessa área.

A secretaria estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID) foi a principal parceira do município durante o processo de implantação da SEMID, por meio do compartilhamento das informações necessárias. O secretário da SEID, Hélder Jacobina, ressaltou que ações como esta marcam as pessoas. “As obras mais importantes são aquelas que tocam nas pessoas, que ajudam a vida das pessoas e o lançamento desta secretaria certamente será uma marco para o município. Estamos aqui para ressaltar que a SEID está a disposição para o que for necessário, não apenas ao município de São Gonçalo, mas para todo o Piauí”, informou.

Hélder destacou ainda que vários municípios já possuem pastas específicas que trabalham as políticas de inclusão por meio de secretarias, coordenadorias ou gerências específicas. “Além de São Gonçalo do Piauí, que passa a ter uma secretaria, temos também os municípios de Esperantina, Campo Maior, Pedro II, Corrente, São João do Piauí e Regeneração, que possuem uma pasta específica para trabalhar essa política. Isso representa uma mudança atitudinal dos gestores e é muito importante no desenvolvimento das ações nessa área”, destacou o secretário.

A deputada estadual Rejane Dias também esteve presente na solenidade e destacou que este é um momento histórico para o município. A secretária municipal para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Raimundinha, contou que até pouco tempo a criação desta secretaria representava um sonho para a população, que agora se torna realidade. “Não tenham dúvidas de que teremos orgulho do trabalho que será desenvolvido aqui”, destacou. 

O evento foi realizado na Câmara municipal e contou também com a presença do prefeito municipal, Luciano Alves (Vaqueiro do PT), dos deputados estaduais Rejane Dias e Francisco Magalhães, do secretário geral da OAB, Sebastião Júnior, do presidente do CONEDE-PI, Mauro Eduardo, além de representantes de entidades ligadas à pessoa com deficiência dos municípios de São Gonçalo do Piauí, de São Pedro, de Água Branca, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário