Pesquisar este blog

04/03/2013

Secretário Merlong Solano visita obras de esgotamento em Joaquim Pires

Merlong Solano durante visita ao canteiro de obra
As obras de esgotamento sanitário no município de Joaquim Pires estão em pleno vapor. Cerca de 40 homens já estão no canteiro dando início à instalação da rede coletora. Merlong Solano esteve visitando as obras acompanhado de engenheiros, do diretor José Barros e da prefeita do município, Regina Ramos. A obra está sendo executada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado das Cidades (Secid), em convênio com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Merlong Solano, Malthus Leite, Regina Ramos,
Genival Bezerra e José Barros

O esgotamento sanitário de Joaquim Pires é uma das prioridades da Secid, estamos trabalhando para que a obra seja entregue no prazo. O município será o primeiro do Piauí a ter uma cobertura total de esgotamento, o que servirá de modelo para outros”, destacou Merlong Solano.

Cerca de 14 mil habitantes serão beneficiados com a cobertura de 100% do serviço de esgoto. A iniciativa também deve potencializar a utilização da Lagoa do Cajueiro, uma das maiores do Piauí, para a pesca e turismo, além de garantir qualidade de vida para a população.

Essa obra representa mais saúde para Joaquim Pires, pois boa parte do abastecimento d’água da cidade vem da Lagoa do Cajueiro, que sofria com a poluição devido à falta de esgotamento. Uma porcentagem do esgoto das ruas ia para lagoa e contaminava o lençol freático. Agora, o tratamento dessa água vai ser facilitado”, comemorou Regina Ramos.

A obra está sendo realizada com recursos na ordem de R$ 9.635.943,07 (Funasa) com contrapartida do Estado no valor de R$ 1.070.660,34. Contempla uma rede coletora de 17.714,07m, ligações prediais (1.253 unidades), estação elevatória de esgoto (1 unidade) e estação de tratamento de esgoto com 30.625m². Em 12 meses todo trabalho terá sido concluído.

Nenhum comentário:

Postar um comentário