Pesquisar este blog

25/03/2013

Prefeitura de São João do Arraial implantará plano de carreira dos servidores municipais

Na primeira gestão petista, que teve o companheiro Francisco Limma como prefeito, começou a ser elaborado a implantação do Projeto de implementação do Plano de Cargos e Salários dos Servidores da Prefeitura Municipal de São João do Arraial. Durante esse período, o projeto passou por uma intensa discussão com entidades ligadas aos servidores municipais.


Depois de exaustivamente discutido, o plano finalmente encontra-se pronto para a apreciação da Câmara de Vereadores e a missão de enviá-la ficou a cargo do atual prefeito, Adriano Ramos (PT), que solicitou, através de ofício, uma espaço na Câmara de Vereadores, no dia 05 de abril, para apresentar aos parlamentares o contexto do projeto de carreira dos servidores municipais.

Após a apresentação, o projeto será encaminhado às Comissões da Câmara, que tem o prazo de 15 dias para expedir um parecer.

"A valorização do servidor público é uma das característica do jeito petista de governar" disse o prefeito Adriano Ramos 

Confira o site da Prefeitura de São João do Arraial => Clicando aqui 

24/03/2013

Prefeito Paulo Martins anuncia a convocação de professores classificados em concurso

Prefeito Paulo Martins
O prefeito Paulo Martins(PT) anunciou nessa sexta-feira, 22, após receber um relatório da Secretaria Municipal de Educação, que fará a convocação de candidatos classificados no concurso da APPM ao cargo de professor da zona Rural de Campo Maior. O número de candidatos a serem chamados ainda não está definido, até porque a convocação só deverá ocorrer após o feriadão da Semana Santa.



Paulo Martins disse que está sendo feito os últimos levantamentos para definir a data e o número de classificados que serão chamados nessa etapa. 

Fizemos um concurso para 100 vagas e, nessa primeira etapa, chamamos todos os professores aprovados. Agora à medida que for tendo necessidade, iremos chamar os classificados. É o que está acontecendo agora”, explicou Paulo Martins.

O prefeito disse que surgiu a necessidade de colocar mais professores na zona Rural de Campo Maior e também na Poli-valência. Segundo o gestor isso será resolvido com a efetivação dos candidatos classificados no ultimo concurso realizado pela APPM. 

Após estarmos de posse do relatório de matriculas da zona Rural, percebemos que era necessário colocar mais professores”, argumentou o prefeito.

Prefeito cumprimenta candidatos durante concurso 

Paulo Martins ressalta que todas as decisões sobre a educação de Campo Maior agora em 2013 estão sendo tomadas com base em um planejamento que foi feito no final de 2011 e inicio de 2012 e que todas as metas vinham sendo cumpridas, até o seu afastamento por conta da Justiça. “Com o nosso afastamento houve uma descontinuidade do planejamento”, avaliou o prefeito.

O gestor comenta que ainda vai perseguir a meta de até 2016, Campo Maior venha a ter 9 mil alunos matriculados, oportunidade que terá para contratar mais professores para a rede municipal de ensino.

18/03/2013

Piauí terá curso em Educação Especial

O Reitor da UESPI Carlos Alberto recebe a deputada Flora em seu gabinete

A deputada estadual Flora Izabel (PT) entregou nesta segunda-feira, dia 16, ao reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Carlos Alberto Pereira, um pedido que prevê a criação do primeiro Curso de Licenciatura em Educação Especial do Piauí para formar professores que farão atendimento especializado aos alunos com deficiências. 

Para adiantar a análise e implantação, a parlamentar entregou também ao reitor a minuta de um projeto pedagógico que traz as diretrizes de funcionamento do curso. A deputada disse que o reitor demonstrou interesse no projeto, para que o Estado possa avançar mais na área de educação inclusiva para as pessoas com deficiências. 

Na apresentação da proposta, a deputada explicou que o curso está respaldado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) que determina a implantação da Educação Especial em todas as etapas da educação básica e o provimento à rede pública dos meios necessários e suficientes para o devido funcionamento da modalidade. 

O cumprimento da legislação passa pela formação de professores, para que eles possam atuarem nessa área. É importante ressaltar que a criação do curso será uma grande contribuição da universidade para os piauienses”, explica Flora Izabel. A deputada disse que curso semelhante já funciona com sucesso nas universidades de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e de São Carlos, em São Paulo. 



A criação do curso seria um instrumento efetivo para que a educação inclusiva se torne uma realidade no Piauí e uma tarefa de todos, uma vez que a inclusão de alunos com necessidades especiais em sala de aula do ensino regular passou a ser a forma mais avançada de democratização das oportunidades educativas. 

Segundo Flora Izabel, a Educação Especial será voltado para o atendimento de pessoas com deficiências sensoriais (surdez e cegueira) deficiência física e mental, além de altas habilidades e transtornos globais de desenvolvimento. 

O atendimento da Educação Especial está previsto no sistema comum de ensino, visando a promoção das respostas às necessidades educacionais dos alunos com deficiências. Ao criar o curso, a Uespi dará grande passo na área da educação inclusiva”, falou Flora.

14/03/2013

O vereador Arthur Campelo Filho simboliza a renovação do PT do Piauí

O  vereador Arthur Filho ao lado do senador Wellington Dias

O jovem vereador da cidade de Lagoa do Piauí, Arthur Campelo Filho (PT), sempre foi um apaixonado pelo PT e decidiu concorrer a um cargo no legislativo municipal, obtendo 6% dos votos válidos na eleição de 2013. Segundo o parlamentar o que mais lhe incentivou a entrar para política foi uma profunda admiração pelo senador Wellington Dias.

Arthur tem a característica de um vereador que vai construir uma belíssima história na sua cidade e no seu partido. Apesar de estar no seu primeiro mandato e ter apenas 24 anos, o vereador já mostrou que está disposto a fazer um mandato dinâmico. 

Sua principal bandeira será solucionar, definitivamente, o problema de distribuição de energia e água de Lagoa do Piauí.

“Nossa cidade está repleta de gambiarras, postes feitos de madeira que podem cair a qualquer momento. Já entrei com um requerimento na ELETROBRAS-PI para, juntos, podemos encontrar uma solução definitiva e melhorar a qualidade de vida do povo da minha cidade”, relata o vereador.

13/03/2013

Vereador do PT incentiva educação em Campo Grande do Piauí

Vereador Edimilson Júnior 
O vereador Edimilson Júnior (PT) de Campo Grande do Piauí, está engajado em um projeto de educação no município. Ele pretende dar apoio a criação de um cursinho popular que deve começar ainda este semestre. 

Segundo o vereador, o objetivo do curso é levar professores para preparar os alunos que estão concluindo ou que já concluíram o segundo grau no município e não têm condições de estudar em outra cidade. Com esta iniciativa, os alunos terão condições de realizar o ENEM e concorrer com outros candidatos que almejam estudar em uma universidade pública. 

Disse ainda, que tem a proposta de levar ao executivo o pedido de transporte escolar para alunos que estudam na cidade de Picos. Na maioria discentes do Centro Estadual de Educação Profissional (antigo Premem) e do IFPI. Além do transporte, deseja ainda uma casa de apoio para os estudantes.

08/03/2013

Deputada Rejane Dias propõe mais rigidez na execução da lei Maria da Penha

Deputada Rejane Dias
Proteger a mulher de agressões e ameaças e acabar com a impunidade dos agressores são os principais desafios para as mulheres nos próximos anos. A afirmação é da deputada estadual Rejane Dias, que está propondo a criação de uma comissão provisória específica para cobrar a efetivação da Lei Maria da Penha no Estado. 

Segundo ela, se todas as premissas da lei forem efetivadas tanto as mulheres estariam mais protegidas das agressões quanto os agressores estariam pagando pelos seus atos. 

“Isto é possível executando as políticas e mecanismos de proteção a integridade das mulheres agredidas que estão inscritas na lei Maria da Penha. Mas a lei ainda não funciona a contento”, comentou.

Existem oito delegacias especializadas em todo o Estado, sendo três em Teresina. Apesar de serem poucas unidades, são abertos centenas de procedimentos ao mês. “Como secretária da assistência social criei o Centro de Referência de Proteção à Mulher, que dá assistência jurídica e psicológica. Porém, temos apenas um juizado, localizado em Teresina, que não consegue dar conta da demanda e muitas mulheres ficam totalmente desprotegidas enquanto a Justiça demora”, comentou. 

Ela explica que a Justiça é quem impede o agressor de se aproximar da vítima, pode transferir a mulher para a única casa abrigo existente do Estado, que fica em Teresina, além de julgar e punir o suposto culpado. “Sem essa coação da Justiça, a mulher fica totalmente vulnerável”, comentou. Rejane é autora de uma audiência pública marcada para o dia 12 deste mês para tratar de casos de mortes e violência contra mulher onde os culpados estão impunes. 



Conquistas. 

A deputada lembra ainda que as mulheres obtiveram muitas conquistas, como maior tempo de escolaridade e espaço no mercado de trabalho que os homens e aumento nos rendimentos, elevando a autonomia econômica, pessoal e política. “Mas nossos rendimentos ainda é menor cerca de 72% menor que o dos homens e precisamos trabalhar, estudar e cuidar dos filhos e do lar. Para isto o governo possui diversos programas para reverter estas desigualdades”, completou.

04/03/2013

Secretário Merlong Solano visita obras de esgotamento em Joaquim Pires

Merlong Solano durante visita ao canteiro de obra
As obras de esgotamento sanitário no município de Joaquim Pires estão em pleno vapor. Cerca de 40 homens já estão no canteiro dando início à instalação da rede coletora. Merlong Solano esteve visitando as obras acompanhado de engenheiros, do diretor José Barros e da prefeita do município, Regina Ramos. A obra está sendo executada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado das Cidades (Secid), em convênio com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Merlong Solano, Malthus Leite, Regina Ramos,
Genival Bezerra e José Barros

O esgotamento sanitário de Joaquim Pires é uma das prioridades da Secid, estamos trabalhando para que a obra seja entregue no prazo. O município será o primeiro do Piauí a ter uma cobertura total de esgotamento, o que servirá de modelo para outros”, destacou Merlong Solano.

Cerca de 14 mil habitantes serão beneficiados com a cobertura de 100% do serviço de esgoto. A iniciativa também deve potencializar a utilização da Lagoa do Cajueiro, uma das maiores do Piauí, para a pesca e turismo, além de garantir qualidade de vida para a população.

Essa obra representa mais saúde para Joaquim Pires, pois boa parte do abastecimento d’água da cidade vem da Lagoa do Cajueiro, que sofria com a poluição devido à falta de esgotamento. Uma porcentagem do esgoto das ruas ia para lagoa e contaminava o lençol freático. Agora, o tratamento dessa água vai ser facilitado”, comemorou Regina Ramos.

A obra está sendo realizada com recursos na ordem de R$ 9.635.943,07 (Funasa) com contrapartida do Estado no valor de R$ 1.070.660,34. Contempla uma rede coletora de 17.714,07m, ligações prediais (1.253 unidades), estação elevatória de esgoto (1 unidade) e estação de tratamento de esgoto com 30.625m². Em 12 meses todo trabalho terá sido concluído.