Vereador Gilberto Paixão participa de reunião para criar Coordenadoria d e Promoção da Igualdade Racial |
Após plenária realizada no dia 5 de fevereiro com o movimento negro, onde debateu temas relativos à falta de políticas públicas municipais afirmativas e ouviu sugestões dos representantes da comunidade negra teresinense, o vereador Gilberto Paixão (PT) protocolou na Câmara Municipal projeto de Lei Indicativo que cria a Coordenadoria Municipal de Política de Promoção da Igualdade Racial.
Segundo o vereador petista, a administração municipal, ao longo de sua história, não tem tido a sensibilidade de tratar os problemas enfrentados pela comunidade negra.
“Não existem, no âmbito municipal, projetos ou programas voltados para ações afirmativas da comunidade negra. A Coordenadoria de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial terá como objetivo, desenvolver ações que venham a beneficiar a população negra, no sentido de resgatar sua dignidade”, disse.
Paixão afirmou que o Estado Brasileiro tem uma dívida histórica com a população negra, que foi e tem sido excluída ao longo da história, do sistema econômico, educacional e cultural, provocando uma profunda desigualdade entre negros e brancos. “A invisibilidade política e social dos problemas que atingem esta população faz com que muitos vivam à margem da sociedade, sem seus direitos reconhecidos”, finalizou o parlamentar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário