O deputado federal Jesus Rodrigues (PT-PI) enviou ofício ao presidente do Banco do Nordeste, Ary Joel de Abreu Lanzarin, solicitando a prorrogação de prazo para recebimento de propostas dentro da linha de crédito estiagem, para custeio e investimentos, prevista para encerrar no próximo dia 28 de fevereiro.
“A estiagem de 2012 se prolonga até os dias de hoje, tendo em vista que nada foi colhido e que os agricultores familiares estão sobrevivendo de ações emergenciais do governo e da venda de seus pequenos animais, providência tomada antes que estes morressem de sede. As chuvas que se iniciam não são suficientes para garantir pastagens, imagine então a colheita daquilo que se planta por esses dias. Temos informações da meteorologia dando conta de 75% de chances de termos chuvas abaixo da média em 2013, motivo suficiente para reabrir e prorrogar essa linha de crédito”, argumenta Jesus Rodrigues.
No programa emergencial, o produtor rural tem até três anos de carência, um crédito de até R$ 100 mil (cem mil reais) e juros de 3,5% ao ano, que cai para 3% com a concessão do repasse. Os agricultores podem financiar obras hídricas de convivência com a seca, projetos de irrigação, melhorias de pastagens, aquisição de ração para animais, entre outros investimentos para minimizar os prejuízos ocasionados pela estiagem.
O parlamentar também solicitou a reabertura da linha de crédito de até R$ 100 mil (cem mil reais) destinada a pequenas empresas comerciais, que vigorava até o final de dezembro do ano passado. O financiamento garantia apoio a empresas que tiveram perda de faturamento em decorrência da seca.
O recurso poderia ser utilizado pelo pequeno comerciante para várias atividades, como reposição de estoque e fluxo de caixa. A proposta do deputado é que esse financiamento seja reaberto e prorrogado até junho de 2013, quando será possível mensurar com mais precisão o saldo da colheita deste primeiro semestre.
Deputado Jesus Visita ao STTR de Piripir |
O parlamentar ressalta que o Governo Federal tem contribuído para a superação das dificuldades enfrentadas pelo Nordeste do Brasil, e mais especificamente o Piauí. “Foram várias as reuniões da bancada do Nordeste com diversos órgãos para garantir a implantação de algumas políticas de mitigação dos efeitos da seca, entre elas, linhas de crédito específicas como essa que o BNB opera”, pontua Rodrigues.
Nenhum comentário:
Postar um comentário