Dep. João de Deus defende fortalecimento do PSF |
O deputado João de Deus (PT) relatou ontem (16) durante encontro do Movimento Popular de Saúde casos onde a população reclama da precariedade do Programa Saúde da Família no interior e na capital.
Representantes da secretaria Estadual de Saúde confirmaram as palavras do parlamentar. Leidimar Alecar, do setor de Apoio e Acompanhamento dos Municípios da Sesapi, disse que o acolhimento de pacientes em hospitais de alta e média complexidade cairia até 80% caso houvesse resolutividade no atendimento primário.
A gerente de Controle e Avaliação da Sesapi, Fátima Gomes, disse ainda que faltam especialistas (como neurologistas e pediatras) para o atendimento básico.
“No Piauí pelo menos de 30% a 60% dos casos de urgência deveriam ser na atenção primária. No entanto, os pacientes passam direto para o hospital porque no posto não tem profissional”, explicou. João de Deus.
Ele confirmou ainda que a Assembleia Legislativa deve confirmar ainda este semestre a criação de uma comissão permanente de Saúde, Educação e Cultura.
“Criamos a comissão provisória ano passado e fizemos visita aos hospitais da capital. Ficou claro que o problema é grave e é necessária a urgente abertura do Hospital Universitário. Levamos o caso para o ministro da Saúde e agora o HU está mais próximo de abrir as portas. Sabemos que melhorou o atendimento médico nas comunidades, mas a falta de resolutividade do PSF ainda é grande e contribui significativamente para a superlotação nos hospitais”, disse o parlamentar.
Dep. João de Deus participa de reunião do MOPS |
O encontro aconteceu no auditório do Sindicato dos Empregados de Saúde Pública do Piauí. O MOPS envolve representantes de associações de moradores e sindicatos para discutir e apresentar sugestões para políticas públicas na saúde do Piauí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário