Pesquisar este blog

30/04/2012

Wellington participa de curso em Teresina para pré-candidatos do PT no Piauí

Senador Wellington Dias sugere estratégias
importantes aos correligionários
O senador Wellington Dias participou na manhã deste domingo (29), no auditório do Real Palace Hotel, em Teresina,  do curso preparatório para pré-candidatos do PT às eleições deste ano. O evento reuniu lideranças do partido da capital e de outros municípios que ali compareceram para planejar formas de atuar na campanha de acordo com os princípios norteadores da sigla. O curso foi promovido pela Escola Nacional de Formação do PT e pela Secretaria Estadual de Formação do partido.


Como resultados esperados, os organizadores destacaram a necessidade de cada candidato ou candidata saírem dali aptos a iniciar um planejamento que deverá ser detalhado e finalizado em seus comitês, com orientações políticas, contexto eleitoral no Brasil e no estado, focado nas principais ações que possam sistematizar programas de governo, encaminhamentos jurídicos, etapas da legislação eleitoral, finanças, mobilização de campanha, pesquisa e comunicação para a pré-campanha.



Petistas do interior presentes no
encontro

O senador Wellington Dias revelou que, brevemente, estará disponibilizando através de seu gabinete um material informativo contendo dados sistemáticos sobre os avanços que Brasil e Piauí experimentaram após o PT chegar ao poder. A publicação conterá informações qualitativas e quantitativas dos investimentos que governos federal e estadual trouxeram para o Piauí em todas as áreas da administração.

O parlamentar também ponderou a necessidade dos filiados enfatizarem com mais entusiasmo os grandes passos dados pelo governo Dilma Roussef com ênfase à maior plataforma do Palácio do Planalto, o programa Brasil sem Miséria. Com o desafio de tirar 16 milhões de brasileiros – dentre eles, 600 mil piauienses, da linha de miséria, a presidente representa uma grande referência para candidatos petistas. Além das ações sociais, Wellington sugere que seus correligionários em campanha abordem de forma acessível outra vitrine do PT nos cenários nacional e internacional: a queda da taxa de juros que o governo teve coragem de implementar. “Esta redução vai ser entendida por todos os segmentos sociais do Brasil porque assegura mais dinheiro circulando na economia e garante recursos para mais ações”, destacou Wellington.

Duas grandes Petistas Rosangela Resende e Assunção Aguiar
como o nosso Senador  Wellington Dias




27/04/2012

Deputado Merlong pede Melhorias para Educação em Caracol e Jurema

Reunião entre os prefeitos de Cacol e Jurema,Nilson Feitosa e Chico
Valda com o Dep. Merlog Solano e o Sec. de educação Átila Lira 

O deputado Merlong Solano (PT), acompanhado dos prefeitos Nilson Feitosa e Chico da Valda, de Caracol e Jurema, respectivamente, esteve reunido com o secretário de Educação, o deputado Átila Lira, na manhã desta quinta, dia 26, na Secretaria de Educação do Piauí. Na pauta da reunião, reivindicações para a melhoria educacional daqueles municípios: aquisição de carteiras e reforma de unidades escolares.

Para Caracol, o prefeito Nilson solicitou 150 carteiras, reforma e ampliação da unidade escolar Álvaro Freitas e ampliação da outra unidade, Antônio Soares Rocha, que também deve ganhar uma quadra de esportes. Já em Jurema, o prefeito Chico da Valda solicitou apenas carteiras escolares.

A professora e gerente regional da 13ª Região de São Raimundo Nonato , Nilvete Santana, também participou da reunião e solicitou a reforma da Unidades Escolar Rosa Teixeira da Costa.

Acompanhe o Deputado Merlong Solano nas redes sociais:


Twitter =>  Clique aqui

Facebook => Clique aqui


26/04/2012

Assis Defende Articulação para Obras Estruturantes que Minimizem os Efeitos da Seca

Dep. Assis Carvalho
O deputado Assis Carvalho (PT/PI) pediu urgência na articulação da bancada do Nordeste com as lideranças de partidos na Câmara para definir metas para este ano, destacando projetos como o Pré-sal e outras fontes de recursos que permitam a construção de obras estruturantes como a integração de bacias para que o semiárido não sofra com a seca todo ano. 

A reivindicação foi feita durante a reunião da bancada do Nordeste, hoje, 25, em Brasília, para posse do deputado José Guimarães (PT-CE) que assumiu a coordenação da bancada nordestina. 

Para Assis, a bancada da região precisa unir forças para lutar por projetos estruturantes que possam resgatar a dívida social que o Brasil tem com o Nordeste. 

Não tem sentido a gente viver essa humilhação do carro-pipa em pleno século 21” 

Concluiu Assis Carvalho argumentando que tem apresentado vários projetos – como a PEC 71 – na área da tributação para diminuir as desigualdades regionais e as injustiças fiscais entre os estados mais ricos e os mais pobres que, em geral, estão no Nordeste.

Dep Assis reunido com a bancada do nordeste
para discutir o drama da seca esse ano



23/04/2012

Frei Betto em Teresina

Caros(as) Amigos(as):

Não é todo dia que temos a oportunidade de ouvir Frei Betto, intelectual dos mais brilhantes do Brasil. Ainda por cima falando sobre um tema sempre atual e instigante: 

"Literatura e Política"

O convite está feito e espero encontrá-lo(a) na palestra.

Abraço, Wellington Soares
(86) 9922-4414



21/04/2012

O Esporte no Governo Wellington Dias


Oscar de Barros

Por Oscar de Barros

Zefinha teve 12 filhos. Eu fui o caçula. Na hora que precisava criticar um filho, mamãe sabia fazê-lo. Mas mamãe não aceitava que um filho criticasse o outro.

Desde os meus 18 anos faço política militando no PT. Considero o melhor partido político do Brasil. Disse, considero o melhor. Não disse “o PT é um partido perfeito”. Reconheço nele muitas falhas e, com o sentimento da mamãe quando criticava um filho, procuro fazer minhas advertências ao PT quando julgo necessário.

Quando alguém critica o PT sinto, tal qual a mamãe, mas não posso evitar. Posso, porém,  defende-lo.

Nos últimos dias, a administração do ex-governador Wellington Dias  (um petista clássico) vem sendo duramente criticada por um neófito da política local. Neófito que chegou ao atual posto muito mais pelo poderio da sua oligárquica familiar do que pelos méritos próprios. E o esporte foi o "sparring" escolhido, para o ensaio de futuras candidaturas.

Ora! Nunca antes na história deste Estado se tratou o esporte como no governo Wellington Dias. Vejamos;

GINÁSIO VERDÃO

No segundo ano do governo Wellington Dias (2004) o Verdão serviu de abrigo, por muito tempo, para as vitimas das enchentes daquele ano, sofrendo depredação enorme. Em seguida, foi restaurado.

O teto do Verdão composto por fibra e vidro, que sofrem dilatações diferentes com a temperatura de Teresina precisa ser completamente trocado numa operação  de alto custo. Para uma reforma completa que deixe aquela praça esportiva com plenas condições de uso a FUNDESPI avalia um custo aproximado de quase R$ 3 milhões.

Para isso fez, antes de 2009, elaborou projeto de reforma do Verdão. Num empréstimo que o Governo do Estado fez recentemente ao BNDES está previsto este investimento. O Verdão vai se tornar um Ginásio Esportivo extremamente moderno.  Diferente daquilo que foi encontrado pelo Governo Wellington Dias  quando nem a escritura do terreno  onde se encontra o Verdão estava de posse do Estado.

O Verdão precisa de reforma e será reformado, o governo Wellington Dias deixou o projeto e o dinheiro, prontos.

O ginásio está em funcionamento, diferentemente do que andam dizendo por ai. Recentemente sediou um torneio nacional de vôlei de areia patrocinado pelo Banco do Brasil. Um homem público não pode faltar com a verdade dizendo que o Ginásio está inativo há tempos.

ALBERTÃO

O estádio da Fonte Nova, na Bahia, desmoronou em parte. Foi condenado e, agora, demolido para a construção de um novo. Isto aconteceu por falta de manutenção. A obra de Alberto Silva, no Piauí,  não precisará ser demolida. A administração Wellington Dias reformou o estádio. Uma reforma estrutural, deixando-o, inclusive, impermeabilizado. Na parte interna colocações de cadeiras, vestiários, banheiros e cabines de rádio reformados. Na externa, urbanização de uma área que antes servia de antro da marginalidade. Ainda falta resolver o problema do DETRAN. Aquela repartição pública ocupa espaços destinados a área esportiva imaginada originalmente por Alberto Silva. Aos interessados sugiro pesquisa sobre quem levou o DETRAN para lá. As reformas do Albertão obedeceram preceitos estabelecidos pelo Estatuto do Torcedor.


Vicente Sobrinho
ESPORTE NO INTERIOR

A gestão do ex-presidente da FUNDESPI, Vicente Sobrinho, deixou obras (autorizadas/iniciadas/concluídas) em 129 municípios do Piauí, perseguindo o desejo do ex-governador Wellington Dias de todo município do Piauí com pelo menos um equipamento esportivo.

COPA PIAUIENSE DE FUTEBOL AMADOR

Competição que levou lazer ao piauiense nos sábados e domingos envolvendo um sem número de atletas, árbitros, dirigentes, profissionais outros do esporte e, principalmente, a torcida de cada cidade do Estado. Competição feita de maneira transparente com Congresso Técnico e parcerias com o Ministério dos Esportes, TV Clube, Banco do Nordeste e Prefeituras. Competição que revelou valores (vide a seguir) e que se tornou uma das maiores competições do esporte amador do Brasil. Se a Copa Piauiense de Futebol Amador não tiver prosseguimento, o piauiense irá cobrar.

PROGRAMAS SOCIAIS DA FUNDESPI

O Bolsa-Atleta contempla todas as modalidades olímpicas, algumas paraolímpicas e até algumas não olímpicas.  Totalizando beneficio para 42 atletas.

O programa 2º Tempo atende 18 mil crianças em 100 cidades piauienses (enquanto alguns jogam para a platéia dizendo que o jovem piauiense não tem esporte para praticar).  

E ainda tem os programas de Esporte e Lazer na Cidade, Vida Saudável e Pintando a Liberdade com atendimento a cerca de 10 mil pessoas.

APOIO DIRETO

Com organização do judô foi firmado parceria, através de convenio, para ajuda pecuniária a judoca Sarah Meneses que já tinha do Governo do Estado apoio irrestrito muito antes de chegar a se classificar para as Olimpíadas.

Todas as federações de esporte amador receberam ajuda da FUNDESPI, bem como o futebol profissional  e, a Escolinha Zico, está implantada em 60 municípios do Estado. Além disso, foram realizados os jogos abertos da FUNDESPI, com participação de quase todas as modalidades esportivas, em Teresina.

Um moderno ônibus foi adquirido para o translado de atletas piauienses. Obs: não tenho noticias de outra secretaria estadual de esporte ter feito isso muito menos uma fundação.

GESTÃO DEMOCRÁTICA

Criação do fórum de gestores do esporte no Piauí como forma de implantar uma política púbilca do esporte em todos os municípios do estado

Realização de conferencias estaduais de esporte, participação em inúmeras conferências municipais, bem como, nas conferências nacionais do esporte,contribuindo de forma decisiva na criação de uma política publica do esporte.

DESTAQUES PESSOAIS

O Sport Clube Corinthians Paulista participou este ano da Copa São Paulo de Futebol Juniores com um Piauiense no elenco, Wesley, de Uruçuí. Há rumores de que o Arsenal da Inglaterra está interessado em seu passe. Wesley foi revelação da Copa Piauiense de Futebol Amador.

A piauiense Georgia que também disputou a    Copa Piauiense de Futebol Amador na versão feminina também está sendo sondada para jogar no Estados Unidos.

POR FIM

Por fim, até o Governo Wellington Dias, o esporte recebia um tratamento marginal quando se falava de administração pública. Foi a partir daí, que a FUNDESPI foi criada e o esporte recebeu tratamento de política pública.

O Ministério do Esporte tem como uma de suas atividades a entrega do Prêmio Empresário Amigo do Esporte aos empreendedores que mais contribuíram para projetos esportivos por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

Foram premiados 51 empresários e pessoas físicas que colaboraram para o desenvolvimento e o fortalecimento do desporto e paradesporto brasileiro.

A premiação foi dividida em cinco categorias. São elas: 

Melhores Amigos do Esporte”, “Melhores Amigos do Esporte do Estado”, “Maiores Amigos do Esporte”, “Amigos do Esporte - Pessoa Física” e “Dedicação e Incentivo ao Esporte”. 

Veja o porte de alguns premiados: Banco Bradesco,Petrobras, Itaú, Grupo Oi. Na categoria “MELHOR AMIGO DO ESPORTE NO ESTADO”, advinha quem foi premiado? Lógico: o Piauí.

Em duvida, veja aqui: 

E ainda tem gente que vai para a imprensa tentar desfazer o que com muito esforço foi construído.


CRITICAS AO PT

Eu não vejo só ações positivas no governo do PT. Tenho criticas também. Uma delas diz respeito ao elevado volume de recursos que o poder executivo transferiu para o poder legislativo. Mas teve que ser assim. É o preço do sistema político brasileiro que tem o chefe do poder executivo, invariavelmente, refém de quem foi eleito para legislar. O poder legislativo do Piauí ainda entrará para o anedotário da política nacional. Afinal onde mais quem deveria legislar e fiscalizar assume poderes executivos fazendo saúde, comunicação, educação e outras coisas mais?

Fonte: Coluna do Oscar de Barros no site www.acessepiaui.com.br

19/04/2012

A seca é previsível e a solução é responsabilidade de todos

Texto de Francisco Guedes


Francisco Guedes
Secretário da SASC - Piauí

Nos últimos dias o debate sobre a falta das chuvas no Piauí tem ocupado os noticiários e tem sido pauta de várias reuniões entre gestores públicos, representando a grande preocupação dos agricultores, sobretudo nos municípios localizados na região do semiárido piauiense. Mas essa situação já bastante conhecida pelo camponês é cíclica, com períodos definidos para ocorrer e, portanto, perfeitamente previsível, inclusive seus impactos e soluções já estudados e testados sua eficácia, desde as ações mais emergenciais quanto àquelas que podem resolver definitivamente a nossa convivência com o clima das regiões mais áridas do Nordeste.

Passei 20 anos analisando esse fenômeno, e pesquisando alternativas tecnológicas para a convivência no ambiente de semiaridez do mundo. Em 1998, a convite do então deputado federal Wellington Dias, pude assessorá-lo na elaboração de um Projeto de Lei instituindo um programa permanente de convivência com o semiárido. No ano seguinte, participei da fundação da ASA (Articulação do Semiárido), juntamente com 67 entidades da sociedade civil organizada, na cidade do Recife, durante a conferência das Nações Unidas para as regiões áridas e semiáridas do mundo. Orgulho-me de ter representado o Piauí nessa ocasião.

Coordenei a elaboração de uma cartilha de base popular, com um gráfico baseado em dados da SUDENE sobre a ocorrência de secas de 1700 a 1985, mostrando que a cada 26 anos aproximadamente ocorre uma grande seca de 5 anos no semiárido brasileiro.

No século passado, as grandes secas tiveram seu ápice nos anos de 1906 / 1932 / 1958 / 1984 e ... (somando 26) ...em 2010, com agravamento antes de 2015. Intercalando as grandes secas, também a cada 13 anos ocorre uma seca menos rigorosa de 2 anos (as últimas tiveram seu ápice nos anos de 1971 e 1997). Além disso, ocorrem as irregularidades pluviométricas no tempo e no espaço a cada ano no semiárido. O que é normal no semiárido é a irregularidade das chuvas. Assim, as secas são previsíveis.

O que temos a fazer então?

Encontrar alternativas de convivência neste ambiente de semiaridez de forma permanente é a saída apontada pelos estudiosos desde séculos passados; governos (municipais, estaduais e federal) e sociedade precisam aprender a conviver com a seca. Não se combate a seca, convive-se com ela. Isso é um processo paciente de conscientização, mas tem que ser permanentemente.

Não se excluem as ações emergenciais, contudo é necessário nos prepararmos para a convivência permanente no ambiente de semiaridez com as soluções estruturantes, concretas, de curto, médio e longo prazos. Não se pode fugir das grandes obras como a interligação de bacias, grandes barragens, adutoras para abastecimento das cidades e assentamentos, assim como as médias e pequenas obras e ações que beneficiam mais gente, inclusive no curto prazo, tendo sempre como parâmetro a educação, a capacitação e a assistência técnica. Muitas dessas tecnologias sociais, implantadas desde o governo passado contribuíram para reduzir a pobreza no estado em 50%, conforme dados do IBGE.
                                                                                  
Mas é óbvio que para todas essas ações se tornarem projetos permanentes, precedem de mais estruturação das secretarias municipais de agricultura, a reestruturação das EMATERs, para garantir o suporte técnico, além de ampliar o incentivo destinado ao terceiro setor e isso só se sustenta com fontes de financiamento que modifique a atual realidade econômica dos municípios e de muitos governos estaduais e os royalties do Pré-sal não poderiam chegar em momento mais oportuno, seria pois uma grande contribuição de nossas representações na Câmara Federal para reduzir as desigualdades regionais e sociais tão decantadas.

A melhor utilização de instrumentos de gestão pública como o CadÚnico – Cadastro Único da Assistência Social, que as secretarias estaduais e municipais de assistência social possuem já disponibilizam todos os dados das famílias em situação de vulnerabilidade social no campo e na cidade poderia agilizar o processo de repasse de ajuda financeira à essas famílias, otimizando os custos da compra cestas básicas, que vez por outra ainda submete os assistidos ao uso politiqueiro de tal programa governamental.

Faz-se necessária a união de todos e de todas na solução do drama social causado pelas sucessivas secas que estão aí e virão sempre. É preciso agir urgentemente com as Frentes Parlamentares, união de bancadas federais e estaduais. Projetos e ações mais permanentes que unifique programas de governos da União, dos estados e dos municípios. Dividir a construção e a responsabilidade coletiva com organizações da sociedade civil organizada, mobilizar todos nós, cidadãs e cidadãos, num trabalho permanente de vigília, auxílio e cobrança. Não nos esqueçamos de direta ou indiretamente somos todos vítimas e precisamos trabalhar todas as formas para conviver com realidade do semiarido e viver com qualidade de vida nessa região é nossa responsabilidade.

*Francisco Guedes Alcoforado Filho 
Secretário de Estado da Assistência Social e Cidadania do Piauí, Pesquisador da Embrapa e primeiro suplente de Deputado Estadual do PT; foi Diretor Geral da EMATER e do INTERPI e Presidente Nacional da CODEVASF.

18/04/2012

Resolutividade do PSF reduziria em 80% atendimento de alta e média complexidade

Dep. João de Deus defende
fortalecimento do PSF

O deputado João de Deus (PT) relatou ontem (16) durante encontro do Movimento Popular de Saúde casos onde a população reclama da precariedade do Programa Saúde da Família no interior e na capital.


Representantes da secretaria Estadual de Saúde confirmaram as palavras do parlamentar. Leidimar Alecar, do setor de Apoio e Acompanhamento dos Municípios da Sesapi, disse que o acolhimento de pacientes em hospitais de alta e média complexidade cairia até 80% caso houvesse resolutividade no atendimento primário.

A gerente de Controle e Avaliação da Sesapi, Fátima Gomes, disse ainda que faltam especialistas (como neurologistas e pediatras) para o atendimento básico. 

No Piauí pelo menos de 30% a 60% dos casos de urgência deveriam ser na atenção primária. No entanto, os pacientes passam direto para o hospital porque no posto não tem profissional”, explicou. João de Deus. 

Ele confirmou ainda que a Assembleia Legislativa deve confirmar ainda este semestre a criação de uma comissão permanente de Saúde, Educação e Cultura.

Criamos a comissão provisória ano passado e fizemos visita aos hospitais da capital. Ficou claro que o problema é grave e é necessária a urgente abertura do Hospital Universitário. Levamos o caso para o ministro da Saúde e agora o HU está mais próximo de abrir as portas. Sabemos que melhorou o atendimento médico nas comunidades, mas a falta de resolutividade do PSF ainda é grande e contribui significativamente para a superlotação nos hospitais”, disse o parlamentar.

Dep. João de Deus participa
de reunião do MOPS
O encontro aconteceu no auditório do Sindicato dos Empregados de Saúde Pública do Piauí. O MOPS envolve representantes de associações de moradores e sindicatos para discutir e apresentar sugestões para políticas públicas na saúde do Piauí. 

17/04/2012

"A seca no nordeste não pode ser eterna”, diz Assis Carvalho

Dep. Assis Carvalho cobra agilidade
do Governo Federal no combate a seca. 

O sofrimento pelo qual passam hoje milhões de pessoas no Nordeste não é normal”, afirmou o deputado federal Assis Carvalho (PT/PI) ao falar sobre a seca que atinge todos os estados do Nordeste, incluindo o Piauí. Esse é um assunto recorrente nos discursos do parlamentar, que tem buscado, junto com outros deputados petistas, soluções para o problema secular. 



O Piauí vive a pior seca dos últimos 15 anos, segundo avaliação da Federação dos Trabalhadores em Agricultura — FETAG. Mais de meio milhão de pessoas estão sofrendo os efeitos da seca. “Já são 75 Municípios que  decretaram estado de emergência, sendo 67 já reconhecidos pela Defesa Civil”, informou o deputado.

Pelos dados da FETAG, as perdas na produção agrícola são superiores a 85% nas lavouras dos Municípios atingidos pela estiagem; 90% da safra de feijão e milho estão perdidas, e a produção de mel também está sendo prejudicada. Não há mais sementes para plantar e o que foi plantado não floresceu. 

A estiagem provocou, ainda, a redução das reservas de água, a queda no nível dos reservatórios e gerou dificuldades de abastecimento para o consumo humano e animal. Os carros-pipa que ajudavam a abastecer os municípios na região do semiárido foram suspensos desde janeiro, e as famílias têm que comprar água. 

No território Vale do Guaribas, região inclusa no Programa Brasil sem Miséria, muitas famílias estão sobrevivendo apenas dos recursos do Bolsa Família, segundo dados do técnico em agropecuária, João Batista Barroso

O pior é que falta de água para o consumo humano e animal. Boa parte das cisternas já estão secas, o subsolo não oferece condições de perfurar poços, pois não possui lençol freático com boa vazão e quando tem água, é imprópria para o consumo, pois o índice de sal é muito elevado”, explica  técnico.

Segundo João Batista, o índice de chuvas que caíram na região desde dezembro de 2011 até agora, variou entre 110 milímetros — em Paulistana, Queimada Nova, Acauã e Betânia — e 165 milímetros, nos municípios de Picos, Jaicós e Simões. Num ano normal, o índice pluviométrico médio da região é de 800 milímetros.

Esta situação que se repete também em outros Estados do Nordeste, como a Bahia, Sergipe e Alagoas. 

O deputado aponta que a função social dos bancos, principalmente nas questões relativas ao crédito rural, precisam ser revistas.


Deputado Assis Carvalho 
Recentemente, o senador Wellington Dias, pediu ao Governo Federal que renegocie as dívidas dos pequenos e médios agricultores que contrataram crédito rural entre 1997 e 2001 e não conseguiram honrar os compromissos por conta de problemas climáticos — secas ou enchentes — ou pragas”, afirmou Assis Carvalho



O petista acrescentou ainda que essa mesma preocupação foi levantada pelo deputado Josias Gomes (PT/BA), durante reunião da bancada petista do Nordeste com a Ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, na semana passada. O parlamentar baiano afirmou que 110 mil propriedades rurais de até quatro módulos agrícolas estão na dívida ativa e a qualquer momento serão executadas pelos bancos.

A sugestão do Senador Wellington Dias é que os técnicos do Governo analisem os casos e adotem solução semelhante à acatada para dívidas do crédito habitacional, quando foram consideradas as baixas perspectivas de pagamento e renegociadas dívidas antigas, cujos valores eram muito superiores ao montante financiado. 

A bancada petista do Nordeste pediu mais agilidade e empenho do Governo Federal para minimizar os efeitos da seca. Os deputados propuseram cinco pontos: Emissão de medida provisória ampliando os recursos para ajudar o Nordeste; Elevar o valor da parcela do Segura Safra de R$ 150 para  R$ 200 reais com Curaçao de oito  meses e pagamento dentro do ano; Resolução da situação do endividamento rural originário do FNE — Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste; Inclusão de pelo menos mais um território da cidadania de cada Estado no Brasil sem Miséria e Ampliação de carros-pipa, coordenados pelo Exército, para abastecimento de pessoas e animais. 

Nesta quarta-feira, 18, a bancada do PT no Nordeste se reunirá com representantes do Banco do Nordeste e com o Ministro da Integração Nacional para pedir agilidade do Ministério no reconhecimento da situação de emergência dos municípios atingidos. 

Hoje, prefeitos e governadores apelam para os paliativos, como a ativação de poços para garantir o abastecimento das famílias, cestas de alimentos e carros-pipas”, disse Assis Carvalho

O deputado afirma que é preciso avançar mais. 

Precisamos pensar no futuro. E isso também é urgente. É preciso construir alternativas de reservar água, como a construção de barraginhas, pequenas adutoras, mais cisternas e poços dentro do programa Água para Todos”, disse destacando ainda que tem defendido projetos de integração de bacias hidrográficas de forma a levar água de regiões onde é abundante para o semiárido do Nordeste. 

12/04/2012

Projeto visa incentivar a leitura nos presídios e em hospitais do Piauí

A deputada Flora Izabel (PT) apresentou nesta quarta-feira, dia 11, um projeto de lei que institui nas escolas públicas e privadas, hospitais públicos e privados e nos presídios o Programa Permanente de Incentivo à Leitura com a expedição de certificados para os participantes que valerão como títulos em concursos. Além disso, o projeto prevê que os presidiários poderão anexar os certificados de participação no programa a seus processos de solicitação de progressão de regime aos magistrados.


Segundo a deputada petista, o Programa Permanente de Incentivo à Leitura (PPIL) vai funcionar em espaços apropriadas para este fim nas escolas públicas e privadas, hospitais públicos e privados e no sistema prisional no Piauí. O programa será coordenado por um profissional bibliotecário e terá o acompanhamento da Secretaria Estadual da Educação.

Os estabelecimentos citados ficam obrigados a fornecer certificados aos participantes que valerão como títulos nos concursos públicos de âmbito estadual e como documento válido como anexos dos pedidos de progressão de regime de prisão formulados pelos advogados de presidiários”, explicou Flora Izabel

Para implementar o programa, as escolas públicas e privadas, hospitais públicos e privados e presídios poderão firmar convênios com editoras e similares, com instituições que desenvolvem projetos de incentivo à leitura e com o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (PNLEM), com o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) e com o programa Casa da Leitura. 

O presente projeto de lei tem como objetivo primordial incentivar a leitura através da concessão de benefício às pessoas assistidas, como é o caso do certificado que servirá como título em concursos públicos e também como anexo dos pedidos de progressão de regime de prisão para os presidiários. 

Além disso, a proposta vai abrir os horizontes para a leitura que é, sem dúvida, o caminho mais curto para quem deseja descobrir novos mundos do saber e buscar novos rumos para a transformação social. Através da leitura pode-se fortalecer a cidadania e atingir níveis mais elevados no âmbito educacional e profissional. 

A ideia central do projeto é preencher o tempo ocioso dos alunos das escolas públicas, dos presidiários e de internos e funcionários dos hospitais com leituras das mais diversas obras nacionais e internacionais traduzidas. 

No caso dos presidiários, é importante mencionar que o preso que pretender pedir a progressão do regime, poderá utilizar o certificado de participação no programa de leitura como anexo para seu pedindo, podendo influenciar, com este benefício, a decisão do juiz. Pela legislação, presos podem reduzir um dia de pena com 12 horas comprovadas de estudo em escola conveniada com o respectivo presídio.

10/04/2012

Grande Dirceu Ganhará Agência do BNB

Por intermédio da Deputada Rejane Dias o Grande
Dirceu Ganhará Agência do BNB

Uma reunião na última quinta-feira (5) na superintendência regional do Banco do Nordeste aprovou o requerimento da Assembleia Legislativa, de autoria da deputada Rejane Dias, para a implantação de uma agência da instituição no Grande Dirceu. A solicitação foi aprovada na Alepi, ainda no ano passado, depois que a deputada propôs e negociou a instalação com a direção do BNB.

O banco já realizou o estudo de viabilidade e, em breve, vai definir o local onde deve funcionar a nova agência e dar início aos procedimentos para instalação física. 

Isso é coisa para logo. Queremos em no máximo seis meses iniciar a construção e, até o final do ano, abrirmos a nova agência”, comentou o superintendente regional, Francisco das Chagas Lopes.

A região é a mais populosa da cidade, com um comércio intenso, além de atividades industriais e agrícolas. 

É claro que o Grande Dirceu necessita de um banco com as características do Banco do Nordeste, que financia a produção, com linhas de crédito para todas as faixas de clientes”, justificou a deputada.

De acordo com Rejane, um dos produtos seria o Credi Amigo, uma linha de crédito para pequenos e médios comerciantes para ampliação e até abertura de novos negócios. 

Quem ganha é a população do Grande Dirceu, especialmente aqueles que querem expandir ou abrir seu negócio, mas não encontravam um aporte de crédito suficiente e com boas condições de pagamento”, concluiu.

A região do Grande Dirceu abrange os seguintes bairros: Dirceu I, Dirceu II, Renascença I, II e II, Vila Coronel Carlos Falcão, Frei Damião, Alto Da Ressurreição, Gurupi, Novo Horizonte, São Sebastião, Jardim do Pássaros, Parque Itararé, Vila Ferroviária, Parque do Sol, Conjunto Tancredo Neves, Parque Jurema, Extrema, Deus Quer, Usina Santana, Todos os Santos, Beira Rio, Conjunto Emanuel Evangelista, Parque Ideal, Alto da Felicidade, entre tantos outros que vem crescendo em ritmo acelerado.

Somente nos últimos dois anos mais de 70 novas empresas se instalaram na região. Com o desenvolvimento econômico e a expansão da construção civil a tendência é de maior crescimento do comércio a cada ano. 

03/04/2012

PT de Oeiras e mais seis municípios da região discutem candidatura própria

Na mesa o secretário da SASC Francisco Gues, o Dep. Federal Assis Carvalho 
e o Pré- Candidato a Prefeito de Oeiras Edmilson Carvalho 


O Partido dos Trabalhadores de Oeiras realizou, neste sábado (31), na Associação Atlética Banco do Brasil – AABB, reunião com representantes do partido de oito municípios da região.
Além dos petistas de Oeiras, estiveram presentes representantes de Tanque, Santa Rosa, Colônia do Piauí, Santo Inácio, São João da Varjota e Alagoinha, discutindo as eleições deste ano de 2012 e em defesa de candidatura própria do PT. O encontro reuniu também lideranças históricas como Dona Sinhá, Sr. Pinheiro, Paquinha, João Afonso e também o presidente do PT de Oeiras, vereador Deri Gonzaga.

O pré-candidato a prefeito de Oeiras, Edmilson Carvalho reafirmou seu desejo de disputar as eleições no município, ressaltando que não se trata de uma vontade pessoal mas de várias lideranças do PT, inclusive do falecido Wellington Gonzaga, falecido em 2006, que chegou a expressar este sonho por diversas vezes.

O deputado federal Assis Carvalho (PT-PI) resgatou a luta do Partido dos Trabalhadores pela candidatura própria, falando sobre as várias reuniões acontecidas em defesa desta tese, citando discursos dos vereadores Deri Gonzaga e Fortunata Fontes, Cabo Chico, Paquinha e tantos outros petistas que sempre defenderam esta tese.


"Vamos fazer uma campanha de alto nível, propositiva, mas não vamos aceitar as provocações. Vamos fazer a campanha mais bonita que esta cidade já teve. Vamos entregar esta cidade ao povo oeirense que precisa ser dono do seu destino", disse o deputado Assis Carvalho

02/04/2012

ALEPI Fará Sessão Solene em Homenagem ao Dia do Jornalista

Dia do Jornalista será lembrado em sessão solene na Assembleia Legislativa do Piauí


O deputado estadual Fábio Novo(PT) apresentou requerimento hoje (2), na Assembleia Legislativa, solicitando a realização de sessão solene em homenagem ao Dia do Jornalista, comemorado em 7 de abril. A sessão solene será realizada dia 9 de abril, segunda-feira, no plenário da Alepi, a partir das 10 horas.

Fábio Novo, que é jornalista por formação, acredita que a sessão solene será importante para reunir jornalistas e debater temas e desafios relacionados à profissão. 

No momento estou deputado estadual, mas minha formação é jornalística. Já trabalhei em vários meios de comunicação de Teresina e Bom Jesus, minha terra natal, e sei, por experiência própria, que não é uma rotina fácil. Ao contrário, O jornalista deve estar sempre atento, atualizado, saber repassar a notícia com responsabilidade. A sessão solene é uma homenagem a profissionais que merecem nosso reconhecimento”, diz Novo.

O deputado frisa que todos os jornalistas, estudantes e admiradores da Comunicação estão convidados para a sessão solene. Novo reforça que a homenagem é justa, uma vez que o jornalista é protagonista de debates e transformações sociais. “O jornalista possui um papel social muito importante, pois informa, promove a reflexão, a crítica e incita debates. Além disso, é responsável por difundir ideias, os fatos e informações com clareza, rapidez e precisão. Merece todas as homenagens”, afirma.


HISTÓRIA

O Dia do Jornalista é comemorado dia 7 de abril no Brasil, em homenagem ao médico e jornalista João Batista Líbero Badaró, brasileiro de origem italiana, que morreu assassinado por inimigos políticos, em São Paulo, no dia 7 de abril de 1830. O fato ocorreu durante uma passeata de estudantes em comemoração aos ideais libertários da Revolução Francesa.