Pesquisar este blog

30/11/2011

Experiência do CEIR é apresentada em Minas



A deputada estadual Rejane Dias foi uma das conferencistas do Seminário de Administração Pública e Gestão Social, realizado na cidade de Lavras, em Minas Gerais. Ela foi convidada para apresentar o processo de implantação de gestão do Centro Integrado de Reabilitação (CEIR), que virou referência para todo país.



O evento, realizado na noite segunda-feira (28), contou com a participação dos pesquisadoras da Universidade Federal de Lavras (UFLA), a segunda melhor do país, segundo o ranking do Ministério da Educação, além de autoridades públicas e estudantes de graduação e pós-graduação da instituição.
Um das participantes foi a Secretária Municipal de Promoção da Cidadania de Lavras, Belkis Eriana de Souza, que elogiou tanto o centro como sua forma de gestão. “Fiquei interessada e pretendo ir até o Piauí para conhecer esta magnífica experiência”, completou.
O CEIR hoje é composto por um completo centro de reabilitação física e motora, um centro de diagnóstico que realiza exames complexos, como tomografia a ressonância, uma oficina de próteses e órteses e realiza o programa CEIR Móvel, que leva os serviços de próteses para as cidades de interior. Ao todo, já foram realizados mais de 200 mil atendimentos desde sua fundação.
Todos os serviços são geridos por uma entidade social, através de recursos do Estado e do SUS, facilitando ações como pagamentos e contratação de pessoal de forma mais ágil, além da cobrança de metas aos funcionários. Há uma semana, o Senado aprovou a criação de uma empresa para gerenciar os Hospitais Universitários em todo o país, em um modelo semelhante ao adotado no CEIR. O HU da UFPI, por exemplo, vai entrar em funcionamento através desta nova empresa.
“Fico muito feliz que esta experiência tem dado certo aqui e vem sendo reconhecida em todo o Brasil. O Plano Viver Sem Limites, lançado semana passada pela presidente Dilma, vai levar para todos os Estados centros de reabilitação baseados no modelo do CEIR. Isto me enche de alegria porque é a imagem de um Piauí capaz que é apresentada lá fora”, destacou a deputada estadual Rejane Dias.
Um levantamento da Controladoria do Estado deste ano revelou que o CEIR é o órgão que mais gerou satisfação ente os usuários dos serviços públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário