Poco tubular da comunidade Aldeia de Marcolândia |
Marcolândia é uma cidade conhecida pela história de luta do seu povo para sobreviver. A escassez de chuvas e a dificuldade no abastecimento de água, em decorrência de sua altitude (873 metros de altitude acima do nível do mar), marcam a resiliência de sua população. Além disso, a cidade fica no coração do Semi Árido Piauiense, a 413 km de distante da capital, Teresina.
Foi com o desafio de melhorar a qualidade de vida da população, que o prefeito Chico Pitu (PT), assumiu a gestão.
Mesmo enfrentando as dificuldades geográficas e a limitação financeira. O município conta com arrecadação apenas de 0.6, que é destinado para municípios abaixo de 10.188 habitantes, o prefeito tem feito uma verdadeira revolução no modo de vida da população da localidade.
Abastecimento de água.
Açude Tamboril |
Uns dos reservatórios de água mais importantes da localidade, o “Açude do Tamboril” na Zona Rural do município, encontra-se seco, ocasionando um desequilíbrio na distribuição de água. Nesse período de estiagem a água só chega à casa da população graças às iniciativas dos governos petistas, a nível federal (Lula e Dilma), a nível estadual (Welington Dias) e a nível municipal (Chico Pitú).
O projeto de implantação das cisternas (projeto idealizado por Lula e Dilma), e a iniciativa da prefeitura de instalar caixas d´aguas e poços tubulares nas comunidades evitou a verdadeira catástrofe social.
Projeto de Dessalinização de Água.
Trabalhador ao lado da Maquinas de Dessalinização |
Outra iniciativa que ajudou na distribuição de água para a população carente foi a implantação das Maquinas de Dessalinização de água, que ocorreu durante o Governo do Presidente Lula.
Base das Maquinas de Dessalinização |
Segundo morador da localidade as maquinas agregaram de maneira significativa no abastecimento de água; pois, anteriormente, além de lidar com as escarces, fazíamos consumo de água salobra. Os governos petistas melhoraram a vida do trabalhador sertanejo, o possibilitando novos modos de viver.
Outra prioridade da gestão petista é tirar do isolamento as comunidades distantes da sede do município, construindo, através de recurso próprio, estradas vicinais e passagens molhadas, ligando as rodovias entre Marcolândia e Simões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário