Pesquisar este blog

28/09/2019

Marcolândia: Um exemplo do Modo Petista de Governar

Poco tubular da comunidade Aldeia de Marcolândia

Marcolândia é uma cidade conhecida pela história de luta do seu povo para sobreviver. A escassez de chuvas e a dificuldade no abastecimento de água, em decorrência de sua altitude (873 metros de altitude acima do nível do mar), marcam a resiliência de sua população. Além disso, a cidade fica no coração do Semi Árido Piauiense, a 413 km de distante da capital, Teresina.

Foi com o desafio de melhorar a qualidade de vida da população, que o prefeito Chico Pitu (PT), assumiu a gestão.


Mesmo enfrentando as dificuldades geográficas e a limitação financeira. O município conta com arrecadação apenas de 0.6, que é destinado para municípios abaixo de 10.188 habitantes, o prefeito tem feito uma verdadeira revolução no modo de vida da população da localidade.

Abastecimento de água.


Açude Tamboril 


Uns dos reservatórios de água mais importantes da localidade, o “Açude do Tamboril” na Zona Rural do município, encontra-se seco, ocasionando um desequilíbrio na distribuição de água. Nesse período de estiagem a água só chega à casa da população graças às iniciativas dos governos petistas, a nível federal (Lula e Dilma), a nível estadual (Welington Dias) e a nível municipal (Chico Pitú).

O projeto de implantação das cisternas (projeto idealizado por Lula e Dilma), e a iniciativa da prefeitura de instalar caixas d´aguas e poços tubulares nas comunidades evitou a verdadeira catástrofe social.


Projeto de Dessalinização de Água.
Trabalhador ao lado da Maquinas de Dessalinização 

Outra iniciativa que ajudou na distribuição de água para a população carente foi a implantação das Maquinas de Dessalinização de água, que ocorreu durante o Governo do Presidente Lula.

Base das Maquinas de Dessalinização 

Segundo morador da localidade as maquinas agregaram de maneira significativa no abastecimento de água; pois, anteriormente, além de lidar com as escarces, fazíamos consumo de água salobra. Os governos petistas melhoraram a vida do trabalhador sertanejo, o possibilitando novos modos de viver.

Outra prioridade da gestão petista é tirar do isolamento as comunidades distantes da sede do município, construindo, através de recurso próprio, estradas vicinais e passagens molhadas, ligando as rodovias entre Marcolândia e Simões.

25/09/2019

Vigília Lula Livre receberá prefeitos


No próximo sábado (28), a Vigília Lula Livre receberá a visita de prefeitos(as), ex-prefeitos(as) e vices em Curitiba (PR). A Caravana Lula Livre pede para que quem não possa comparecer, assine a
Carta ao Lula clicando aqui.

A carta relembra os esforços de Lula em seu governo ao lutar por políticas públicas também para os municípios. “Nós, que enquanto Prefeitos(as) tantas vezes estivemos em Brasília, nas diversas Marchas ou individualmente, para lutar por Políticas Públicas e recursos para nossos Municípios, queremos expressar nosso profundo respeito e reconhecimento por você, pelo seu compromisso com o fortalecimento das cidades e por tudo o que fez pelo nosso povo que, de fato, reside nos municípios.”

“Queremos que esta seja uma Marcha para reafirmar nosso compromisso com um Brasil Democrático, Soberano e com menos desigualdade, com um Pacto Federativo que considere a importância do Município, bem como para afirmar nossa esperança de que a verdade prevalecerá e que sua liberdade será fundamental para pautarmos outras alternativas de enfrentamento da crise que vivemos”, diz o abaixo-assinado.

A carta manifesta apoio ao ex-presidente e a continuidade da luta pela liberdade de Lula. “Sua atuação junto aos municípios, em passado tão recente, é farol para o futuro que desejamos construir para o povo brasileiro. A disputa do ano que vem nos traz o desafio de retomar a agenda democrática e popular através da experiência municipal. Sentimos muito a sua falta. Estamos aqui porque a conquista de sua liberdade está na essência de nossa luta.”

Da Redação da Agência PT de Notícias.

11/09/2019

Deputado Francisco Costa busca soluções para municípios com pendências no Programa Água Para Todos

Deputado Francisco Costa em audiência com presidente
da APPM, Jonas Moura
Para auxiliar os gestores municipais na prestação de contas em relação a obras de abastecimento d'água pelo Programa Águas para Todos, realizado em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), o deputado estadual Francisco Costa esteve reunido com o presidente da APPM e prefeito de Água Branca, Jonas Moura, nesta quarta-feira (11).

Também participaram o prefeito de Francinópolis, Paulo César; o vice-prefeito de São João da Varjota, Nonato Barbosa e representante do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí (Iaepi).

Na semana passada, o parlamentar reuniu-se com a vice-governadora, Regina Sousa; a secretária estadual do Meio Ambiente, Sádia Castro; o presidente do Interpi, Chico Lucas e também com o presidente do Iaepi, Luiz Cláudio, onde definiram algumas medidas e plano de ação para facilitar o processo de regularização desses municípios.

“A reunião de hoje é uma das primeiras medidas que tomamos para resolver a situação dos 50 municípios que estão com pendências, como a titularidade de área e também licenciamento ambiental. Na Sudene, há total interesse em resolver a situação sem prejudicar os municípios que necessitam de novos investimentos nessa área. Além disso, os gestores da Semar, Interpi e Iaepi se comprometeram em dar celeridade no processo”, explicou Francisco Costa.

O presidente da APPM, Jonas Moura, relatou que estará à disposição dos entes envolvidos e, principalmente, acompanhando todos os municípios no intuito de resolver a situação o mais breve possível. “De nossa parte, veremos exatamente a relação das cidades e das pendências para acompanhar de perto”, disse.

07/09/2019

4951 cidades vão às urnas votar na etapa municipal do 7º Congresso do PT


Reprodução

O total de municípios aptos a participar da etapa municipal do congresso corresponde a 85,9% do total de cidades do país! Além disso, 5.164 chapas se inscreveram

O Partido dos Trabalhadores iniciou em junho deste ano um dos processos mais importantes da legenda: o 7º Congresso Nacional do PT – Lula Livre. Além do fortalecimento do partido, as etapas municipais, estaduais e nacional deste processo promovem uma verdadeira onda de discussões internas, debates com a sociedade e um movimento transformador da militância. Neste domingo (8), o partido se prepara para a primeira fase do Congresso Nacional: as etapas estaduais, quando os filiados vão às urnas escolher presidentes municipais e zonais, delegados estaduais e diretórios municipais.

Levantamento realizado pela Secretaria Nacional de Organização do PT mostra que a legenda continua sendo a maior do país. A força desta etapa do Congresso Nacional pode ser mostrada com números, muitos números: pelo menos 4.951 cidades irão às urnas neste domingo, o que representa 85,9% dos municípios do Brasil!

Outro dado relevante é o número de pessoas que estão aptas a votar no dia 8: mais de 2,3 milhões filiados vão escolher entre 9 chapas de delegados e delegadas para a etapa nacional, 126 chapas para as etapas estaduais, 4.646 chapas para as direções municipais e 326 chapas para as direções zonais. Além dos 4.282 candidatos a presidente municipal e 270 candidatos a presidente nos diretórios zonais.

Estes 78,5 mil filiados que participam das chapas em nível zonal e municipal, representam 3,3% do total de filiados. Os restantes 19.571 filiados para completar o total de 98 mil filiados são aqueles que participam somente de uma chapa nacional ou estadual.

Participação de mulheres e jovens

Do total de 98 mil filiados que participam das chapas, 48.825 são mulheres, o equivalente a 49,8%. Os homens são 49.185 (50,2%). Quanto à etnia dos componentes de chapas, os negros e índios são 25.194, o equivalente a 25,7%.

Já os jovens, que terão até 30 anos no dia das eleições, são 20.499, equivalente a 20,9% do total de componentes.

As etapas municipais serão realizadas no dia 8 de setembro, das 9h às 17h e o filiado pode conferir aqui qual será seu local de votação.


Da Redação da Agência PT de Notícias

06/09/2019

Assis Carvalho: o melhor nome para o PT do Piauí

Deputado Assis Carvalho
Assis Carvalho: o melhor nome para o PT do Piauí  • Por Oscar de Barros

O Partido dos Trabalhadores realiza, no próximo dia 8 de setembro, eleição em 210 cidades do Piauí para escolha dos presidentes dos diretórios municipais e dos delegados que vão definir o novo presidente estadual. Cerca de 45 mil dos 47 mil filiados do partido no Estado estão aptos a votar.

Os concorrentes no Piauí são o vereador de Teresina Dudu e o deputado federal e atual presidente do partido, Assis Carvalho. O vencedor terá seu nome homologado durante o congresso estadual do partido, que acontece nos dias 19 e 20 outubro.

Respeitando o direito da candidatura do vereador Dudu e seu trabalho frente ao PT mas o pensarpiauí tem lado nesta eleição petista. E é o lado de Assis Carvalho.

Em seu primeiro mandato Assis Carvalho demonstrou captar com clareza os sentimos dos petistas do Piauí. No processo eleitoral de 2018, Assis foi voz forte em defesa de pontos que refletiam a vontade da maioria dos petistas do Piauí e seriam por demais importantes naquele processo eleitoral. Eram eles:

O direito de Lula ser candidato a presidente do Brasil. A necessidade para o Piauí de Wellington Dias ser reeleito governador do Estado. Que Regina Sousa, precisava estar na chapa majoritária. E que o Partido precisava crescer, na Câmara Federal e na Assembléia Legislativa.

O TSE tirou qualquer possibilidade da candidatura de Lula, mas aqui no Piauí, Assis Carvalho levou esta bandeira até o limite. Wellington Dias foi reeleito governador e numa chapa pura do PT, tendo a histórica Regina Sousa como vice. Embora tenha apenas mantido o número de deputados federais mas houve crescimento do PT na Assembléia Legislativa.

Internamente no PT, em anos passados, Assis Carvalho, recebera o tratamento de “tratorzinho”, numa alusão ao seu modo combativo e força na defesa de suas idéias. Mas 2018 exibiu outro Assis Carvalho. Na presidência do PT, portou-se de maneira séria, transparente e exercitou o diálogo. Conseguiu algo muito difícil no PT: unidade!

Por todas estas questões e a certeza de que à frente do PT para mais um mandato de presidente, Assis preparará a agremiação da melhor maneira para os embates que hão de vir, é que o pensarpiauí defende o nome do deputado para a presidência do partido.

*Oscar de Barros é editor chefe do site "Pensar Piauí"

03/09/2019

Leia a carta de Lula em defesa da Transposição do rio São Francisco

Reprodução


“E é por isso que eles não querem as águas do São Francisco correndo pelo sertão. Porque não querem o povo feliz, produzindo, conquistando a sua autonomia”

A oportunidade que me foi dada pelo povo brasileiro de governar este país fez de mim um homem feliz. Vocês nem imaginam a alegria que eu sentia quando assinava um decreto para beneficiar milhares ou milhões de pessoas, ou quando eu visitava uma obra, ou inaugurava uma universidade, uma escola técnica, uma refinaria ou um conjunto habitacional do Minha Casa, Minha Vida. Porque eu sabia que cada um desses atos, por mais simples que fosse, estava contribuindo para a construção de um Brasil melhor e mais justo.

Poucas coisas na vida me fizeram tão feliz quanto tirar do papel um sonho de muitas gerações, e tornar realidade a transposição do São Francisco. Uma das melhores lembranças que tenho é a da inauguração popular que fizemos em 2017, aí em Monteiro, com a presença da ex-presidenta Dilma, do ex-governador Ricardo Coutinho e de muitos de vocês que aí estão de novo, desta vez protestando e exigindo de volta aquela alegria que estão roubando de nós.

Ver a criançada mergulhando, o povo dançando e bebendo daquela água que o sertanejo esperava desde a época do império, nada disso tem preço. Não há dinheiro no mundo que pague os abraços que naquele dia eu recebi de tanta gente molhada de suor do seu trabalho e encharcada das águas do São Francisco.

Tenho certeza que aquelas cenas que vivemos, e que estarão guardadas para sempre na minha memória, foram vistas com ódio pelos nossos adversários e hão de ter contribuído para que eu fosse preso, sem nenhum crime cometido. Eu imagino a elite deste país vendo aquela felicidade toda e dizendo: Temos que prender esse Lula, se não ele vai ser presidente outra vez, e a gente não vai mais poder tirar dinheiro do trabalhador e entregar pro mercado financeiro.

Por isso me prenderam, e querem a todo custo impedir que o povo volte a governar este país. É por isso que estão tentando destruir tudo que fizemos. Estão queimando a Amazônia, que defendemos como nenhum outro governo. Estão desmontando a construção civil, que gerou milhões de empregos. Estão entregando o Pré-Sal, cujos recursos iriam para a saúde e a educação. Estão sufocando as universidades, porque elas geram conhecimento e porque estão agora ocupadas pelas filhas e pelos filhos do povo trabalhador.

E é por isso que eles não querem as águas do São Francisco correndo pelo sertão. Porque não querem o povo feliz, produzindo, conquistando a sua autonomia.

Naquele dia, em 2017, eu disse: Nunca quis tirar nada do Sul ou de São Paulo. O que eu quero é que o povo nordestino seja tratado em igualdade de condições. Aqui tem que ter universidade, tem que ter indústria, tem que ter escola técnica, tem que ter mestres e doutores, tem que ter criança de barriga cheia.

Pois eu continuo querendo, e estou certo de que nós vamos desfazer cada maldade que fizeram com o Nordestee com o Brasil. Hoje eu só posso estar com vocês em pensamento, mas muito em breve estarei aí em carne e osso, molhando o corpo e a alma nas águas abençoadas do Velho Chico”.

Um grande abraço!

Luiz Inácio Lula da Silva