Pesquisar este blog

20/01/2013

João de Deus reafirma compromisso em defesa do Piauí Unido

Deputado João de Deus faz planejamento de seu mandato para 2013

O deputado estadual João de Deus Sousa (PT) reafirmou, neste sábado (19-1), o firme propósito de defender a manutenção da unidade do Estado do Piauí, contrário à proposta divisionista de criação do Gurgueia, o que emanciparia a região Sul. A manifestação do petista aconteceu durante reunião de planejamento de suas ações parlamentares para 2013, com lideranças e representantes de movimentos sociais, realizada no auditório do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Telecomunicações (Sinttel). 

Segundo João de Deus Sousa, “é preciso responder a iniciativas como a do senador João Vicente Claudino (PTB), que apresentou projeto de lei na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, propondo convocar a realização de plebiscito popular para decidir sobre a questão”. Com parecer favorável do também senador piauiense Ciro Filho (PP), o projeto de autoria de João Vicente, que será votado na CCJ, reacende o debate sobre a redivisão territorial do País no Estado. O deputado lidera o Movimento Piauí Unido. 

A continuidade do movimento em defesa do “Piauí Unido”, aliás, foi aprovada na reunião de planejamento de João de Deus Sousa como um dos compromissos políticos prioritários de sua atuação parlamentar neste ano. Além disso, o deputado aprovou, junto aos representantes de suas bases, propostas em favor das áreas de saúde, educação, habitação, agricultura familiar e programas sociais como o Bolsa Família e Benefício da Prestação Continuada. Também foram aprovadas propostas em favor de questões urbanas, como mobilidade urbana, água, energia, etc. 

Compromisso reafirmado

Outra linha de atuação do deputado acertada na reunião se refere às questões ambientais – especialmente a poluição dos rios Poti e Parnaíba –, ao problema das estradas e rodovias, e ao da geração de emprego e renda. O parlamentar assumiu igualmente a garantia de propor emendas parlamentares, e articular, junto à bancada federal, emendas ao Orçamento Geral da União (OGU), sempre respeitando o interesse dos parceiros, que, nesta reunião, vieram de vários municípios do interior, além da capital. 

Na ocasião, foi reafirmado o compromisso de dar continuidade à luta no sentido de minimizar os efeitos da estiagem, discutindo agora medidas estruturantes para que as populações piauienses atingidas tenham meios de conviver com a seca. No início do encontro, João de Deus fez uma prestação de contas do mandato parlamentar, em 2012, destacando a criação da Comissão Especial de Combate aos Efeitos da Estiagem, e a articulação dos órgãos estaduais e federais que tratam desta temática. Também foi ressaltado o apoio do parlamentar dado à agricultura familiar. 

João de Deus apresentou também emenda ao Regimento Interno da Assembleia Legislativa, no sentido de criar a Comissão Permanente de Combate aos Efeitos da Estiagem. O deputado lembrou as 21 visitas a órgãos estaduais e federais, como o Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Exército e a Defesa Civil, e relacionou as três audiências públicas e 12 reuniões técnicas realizadas, bem como os seis requerimentos apresentados, de maneira que fossem tomadas as medidas cabíveis para socorrer os piauienses castigados pela seca. 

Luta pela educação

Além disso, foram apresentados os projetos de lei referentes à Cultura Limpa e ao Transporte Escolar, aprovados e sancionados pelo governador Wilson Martins. Também no campo educacional, o deputado participou ativamente da luta em defesa da negociação para antecipar os precatórios da educação, por meio do acompanhamento dos processos dos precatórios. Ele participou ainda de articulações junto ao Tribunal de Justiça (TJ), e das negociações durante a greve dos professores da Rede Estadual, sempre em defesa da educação pública. 

No campo da saúde, foi ressaltada a contribuição do parlamentar no processo de abertura do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), através da articulação de audiência com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para tratar do problema. E finalmente foram lembradas as visitas do deputado aos hospitais municipais, sobretudo o Hospital Getúlio Vargas (HGV), Hospital de Urgência de Teresina (HUT), Hospital da Polícia Militar e HU. “A defesa da saúde pública sempre norteou meu trabalho como político e cidadão”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário