Pesquisar este blog

28/01/2013

Jesus Rodrigues reúne assessoria e planeja ações para 2013

Deputado Jesus Rodrigues planeja sua atuação para 2013 
Microdestilarias e Fiocruz Piauí são dois grandes projetos para os quais o deputado federal Jesus Rodrigues pediu empenho redobrado à sua equipe em 2013. Durante reunião de planejamento realizada no dia 21 de janeiro, o parlamentar adiantou que trabalhará de forma ainda mais intensa pela criação de microdestilarias voltadas para a produção de etanol por agricultores familiares e pela construção de uma unidade da Fundação Oswaldo Cruz no estado. 


O deputado reforçou a importância de estar mais próximo dos prefeitos e vereadores eleitos, oferecendo assessoria técnica àqueles que tenham interesse em buscar recursos federais, principalmente na área rural. 

Para atender à proposta, Jesus Rodrigues anunciou a contratação de dois agrônomos e um consultor especializado no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Siconv), com o objetivo de auxiliar os gestores municipais a desempenhar bons mandatos. 

A equipe comemorou o fato do parlamentar ter conquistado destaque nacional recentemente por ser um dos únicos sete deputados a ter participado de todas as sessões deliberativas da Câmara Federal em dois anos de mandato. Além de buscar manter a assiduidade, também ficou decidido que em 2013 o deputado deverá dar continuidade à intensa rotina de viagens pelo Piauí. “Precisaremos trabalhar ainda mais”, frisou Jesus Rodrigues.


Jesus Rodrigues reuni assessoria para planejar 2013

O gabinete já começou a colocar em prática as decisões tomadas durante a reunião, promovendo um encontro entre o deputado, prefeitos, vice-prefeitos e secretários. O referido encontro aconteceu no dia 23 de janeiro e contou com a participação de gestores de 19 municípios ligados ao parlamentar.

20/01/2013

João de Deus reafirma compromisso em defesa do Piauí Unido

Deputado João de Deus faz planejamento de seu mandato para 2013

O deputado estadual João de Deus Sousa (PT) reafirmou, neste sábado (19-1), o firme propósito de defender a manutenção da unidade do Estado do Piauí, contrário à proposta divisionista de criação do Gurgueia, o que emanciparia a região Sul. A manifestação do petista aconteceu durante reunião de planejamento de suas ações parlamentares para 2013, com lideranças e representantes de movimentos sociais, realizada no auditório do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Telecomunicações (Sinttel). 

Segundo João de Deus Sousa, “é preciso responder a iniciativas como a do senador João Vicente Claudino (PTB), que apresentou projeto de lei na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, propondo convocar a realização de plebiscito popular para decidir sobre a questão”. Com parecer favorável do também senador piauiense Ciro Filho (PP), o projeto de autoria de João Vicente, que será votado na CCJ, reacende o debate sobre a redivisão territorial do País no Estado. O deputado lidera o Movimento Piauí Unido. 

A continuidade do movimento em defesa do “Piauí Unido”, aliás, foi aprovada na reunião de planejamento de João de Deus Sousa como um dos compromissos políticos prioritários de sua atuação parlamentar neste ano. Além disso, o deputado aprovou, junto aos representantes de suas bases, propostas em favor das áreas de saúde, educação, habitação, agricultura familiar e programas sociais como o Bolsa Família e Benefício da Prestação Continuada. Também foram aprovadas propostas em favor de questões urbanas, como mobilidade urbana, água, energia, etc. 

Compromisso reafirmado

Outra linha de atuação do deputado acertada na reunião se refere às questões ambientais – especialmente a poluição dos rios Poti e Parnaíba –, ao problema das estradas e rodovias, e ao da geração de emprego e renda. O parlamentar assumiu igualmente a garantia de propor emendas parlamentares, e articular, junto à bancada federal, emendas ao Orçamento Geral da União (OGU), sempre respeitando o interesse dos parceiros, que, nesta reunião, vieram de vários municípios do interior, além da capital. 

Na ocasião, foi reafirmado o compromisso de dar continuidade à luta no sentido de minimizar os efeitos da estiagem, discutindo agora medidas estruturantes para que as populações piauienses atingidas tenham meios de conviver com a seca. No início do encontro, João de Deus fez uma prestação de contas do mandato parlamentar, em 2012, destacando a criação da Comissão Especial de Combate aos Efeitos da Estiagem, e a articulação dos órgãos estaduais e federais que tratam desta temática. Também foi ressaltado o apoio do parlamentar dado à agricultura familiar. 

João de Deus apresentou também emenda ao Regimento Interno da Assembleia Legislativa, no sentido de criar a Comissão Permanente de Combate aos Efeitos da Estiagem. O deputado lembrou as 21 visitas a órgãos estaduais e federais, como o Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Exército e a Defesa Civil, e relacionou as três audiências públicas e 12 reuniões técnicas realizadas, bem como os seis requerimentos apresentados, de maneira que fossem tomadas as medidas cabíveis para socorrer os piauienses castigados pela seca. 

Luta pela educação

Além disso, foram apresentados os projetos de lei referentes à Cultura Limpa e ao Transporte Escolar, aprovados e sancionados pelo governador Wilson Martins. Também no campo educacional, o deputado participou ativamente da luta em defesa da negociação para antecipar os precatórios da educação, por meio do acompanhamento dos processos dos precatórios. Ele participou ainda de articulações junto ao Tribunal de Justiça (TJ), e das negociações durante a greve dos professores da Rede Estadual, sempre em defesa da educação pública. 

No campo da saúde, foi ressaltada a contribuição do parlamentar no processo de abertura do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), através da articulação de audiência com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para tratar do problema. E finalmente foram lembradas as visitas do deputado aos hospitais municipais, sobretudo o Hospital Getúlio Vargas (HGV), Hospital de Urgência de Teresina (HUT), Hospital da Polícia Militar e HU. “A defesa da saúde pública sempre norteou meu trabalho como político e cidadão”, declarou.

17/01/2013

Assis apresenta proposta de Veículos Leves sobre Trilhos para Teresina, Altos e Campo Maior


Uma alternativa de transporte interurbano está sendo apresentada pelo deputado federal Assis Carvalho (PT/PI) ao Banco do Nordeste, prefeitos Firmino Filho (de Teresina), Patrícia Leal (Altos) e Paulo Martins (Campo Maior). A ideia é usar VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), aproveitando a malha férrea já existente, como mais uma alternativa de transporte entre as três cidades. O deputado vai agendar uma visita dos diretores do BNB aos municípios a fim de iniciar a elaboração do projeto técnico. 

O objetivo é contribuir para facilitar a mobilidade interurbana utilizando-se a estrutura já existente e subaproveitada”, disse o deputado que partiu de projeto semelhante que está sendo feito em Parnaíba pelo prefeito Florentino Neto (PT).

16/01/2013

Rosário Bezerra diz que redução de poderes da Secretaria de Habitação será um retrocesso


Vereadora Rosário Bezerra
Durante sessão extraordinária realizada nesta quarta-feira (16), a Câmara Municipal de Teresina aprovou, em primeira votação, os nove projetos da Reforma Administrativa propostos pela Prefeitura do município. No entanto, nenhum dos dispositivos sugeridos pelo executivo municipal obteve a aprovação unânime dos vereadores.

O projeto 005/2013, que dispõe da incorporação da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária (SEMHAB) à Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU), gerou discussões entre os parlamentares de oposição e os de apoio ao prefeito Firmino Filho.

A vereadora Rosário Bezerra (PT) e mais oito vereadores se posicionaram contrários ao projeto, por acharem que a Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária não pode ser rebaixada a nível de coordenadoria, diminuindo, assim, os poderes e até mesmo os recursos para a pasta.

Estou decepcionada com a atitude do prefeito Firmino Filho em propor uma diminuição dos poderes da Secretaria Municipal de Habitação, principalmente pelos grandes programas habitacionais desenvolvidos pelo Governo Federal dentro da cidade, como o Minha Casa Minha Vida”, afirma Rosário.

A parlamentar diz, ainda, que a Prefeitura poderá perder recursos para habitação caso a reforma administrativa seja aprovada. “É um retrocesso por parte da Prefeitura diminuir os poderes de uma das pastas que mais beneficiam os cidadãos teresinenses”, frisa a vereadora.

Uma nova sessão extraordinária acontecerá nesta sexta-feira (18), às 11 horas, no plenário da Câmara para a realização da segunda votação da Reforma Administrativa.

10/01/2013

Magalhães denuncia anistia irregular em sabatina ao novo presidente da AGESPISA

Cícero Magalhães questiona novo presidente da Agespisa durante sabatina

Magalhães questionou se o auditor fiscal, indicado pelo governador, tem conhecimento da situação financeira da empresa e qual o plano para recuperar as finanças, ressaltando o desperdício da água distribuída, que chega a 60%. 

"Na antiga gestão o plano de recuperação conseguia pagar 80% das despesas da AGESPISA. Em 2011 a previsão era zerar os débitos e em 2012 previa-se que a empresa lucraria 2,5 milhões de reais. Esse plano foi ignorado" ressaltou o parlamentar petista

Cícero Magalhães foi ainda mais incisivo. Perguntou sobre a isenção, supostamente em desacordo com o estatuto da empresa, de débitos de 6 mil usuários nos municípios de Teresina e Pedro II. Por último o parlamentar quis saber se Antonio Filho pretendia levar a frente o plano de subdelegação de parte dos serviços da AGESPISA. 


Antonio Filho foi sabatinado
pela ALEPI
O novo presidente não demonstrou pleno conhecimento da missão que vai assumir. 

"Sobre a situação financeira, tenho conhecimento pelo controle que fizemos, mas não na sua totalidade. Precisamos fazer um levantamento para saber o índice real de perda da água produzida e introduzir uma gestão transparente em termo de fluxo" respondeu

Sobre a anistia concedida a mais de 6 mil usuários Antonio Filho disse desconhecer. Quanto à subdelegação, o novo presidente destacou: 

"Em momento algum disse que fui a favor da subdelegação, minhas declarações empatam com as do prefeito de Teresina Firmino Filho. Há necessidade de um estudo de viabilidade técnica, estudo de impacto ambiental e discussões com a sociedade. Jamais farei nada sem esgotar todos esses assuntos" finalizou Filho

Na avaliação de Magalhães é importante aguardar dois meses para que se possa observar como o novo presidente irá gerir a empresa. 

Antonio Luís Medeiros de Almeida Filho é formado em ciências contábeis, auditor fiscal concursado e exercia o cargo de controlador geral do Estado.

09/01/2013

Deputada Flora aprova projeto que autoriza governo doar prédios para entidades

Uma mudança na Constituição do Estado, publicada recentemente no Diário Oficial, traz uma boa notícia para as entidades sem fins lucrativos. Com a emenda, o governo do Piauí pode agora, mediante autorização da Assembleia Legislativa, doar imóveis de sua propriedade às entidades reconhecidas de utilidade pública. 

Com a emenda à Constituição, de autoria da Deputada Estadual Flora Izabel (PT), haverá um melhor aproveitamento dos bens imóveis de propriedade do Estado que estão fechados ou sem uso em vários municípios piauienses. 

“Com a aprovação e publicação da nossa emenda, os imóveis passarão a ter uma melhor utilização pela sociedade, uma vez que serão usados para o desenvolvimento de projetos sociais voltados às pessoas de menor condição financeira”, explica a deputada Flora Izabel

Segundo ela, isso vai estimular ainda mais a inclusão social nos mais diversos setores a partir da destinação de imóveis do Estado que, além de abandonados, alguns estão servindo de cenário para a prática de ações criminosas. 

“As entidades da sociedade civil organizada de diversas cidades e, em especial nos municípios de Picos, Floriano, Oeiras, Parnaiba e Teresina fizeram uma pesquisa e concluíram que muitos imóveis públicos pertencentes ao Estado do Piauí encontram-se totalmente abandonados servindo como ponto de uso de drogas e de exploração sexual”, acrescenta Flora

A deputada afirmou que em Floriano, por exemplo, foram identificados 2(dois) imóveis; em Picos, 4(quatro) imóveis; em Oeiras e Colônia do Piauí, 3(três) imóveis; em Parnaíba, 4 imóveis(quatro); em Teresina, 8(oito) imóveis. 

Com a gestão desses imóveis, a sociedade civil organizada reconhecida de utilidade pública passará a desenvolver atividades sociais que não têm a atuação direta do Governo do Estado. Haverá um fortalecimento das ações de prevenção às drogas e a doenças sexualmente transmissíveis, atividades esportivas nas área de judô, capoeira e e no setor cultural, com cursos de teatro, artes plásticas, corte e costura e realização de diversos cursos profissionalizantes. 

“Além disso, as reformas e conservações dos prédios ficarão a cargo das entidades, o que, de certa forma, evita mais gastos para o Estado no valor das reformas, que são, certamente, elevados”, reforçou Flora

Segundo ela, as entidades da sociedade civil organizada, além de serem instrumentos de luta por direitos, são importantes espaços educativos, onde a filantropia contribui com o espírito da solidariedade e fraternidade entre as pessoas, promovendo o desenvolvimento humano.

07/01/2013

Dirceu ganha agência do BNB

A unidade é fruto de requerimento da deputada
Rejane Dias em 2011
Uma solenidade na manhã dessa segunda (07/01) marcou a abertura de mais uma agência bancária no Grande Dirceu, desta vez, do Banco do Nordeste (BNB). O evento teve a presença do governador Wilson Martins, do presidente geral do BNB, Ari Lanzarin, e diversas autoridades. A unidade é fruto de um requerimento da deputada estadual Rejane Dias, encaminhado à entidade em 2011.

Após a aprovação do requerimento pela diretoria do Banco, foi realizado o estudo de viabilidade que observou a necessidade da agência na região, a mais populosa da cidade. 

Há aqui um comércio intenso, além de atividades industriais e agrícolas. É claro que o Grande Dirceu necessita de um banco com as características do Banco do Nordeste, que financia a produção, com linhas de crédito para todas as faixas de clientes”, justificou a deputada

O superintendente do BNB no Piauí, Isaías Dantas, destacou o requerimento de Rejane e acrescentou que um dos produtos seria o Credi Amigo, uma linha de crédito para pequenos e médios comerciantes para ampliação ou abertura de novos negócios. “Quem ganha é a população do Grande Dirceu, especialmente aqueles que querem expandir ou abrir seu negócio, mas não encontravam um aporte de crédito suficiente e com boas condições de pagamento”, concluiu. 

O senador Wellington Dias comentou que no Piauí o BNB destinou mais de R$ 1 bilhão no último ano. Lanzarin destacou que o aumento foi superior a 20% em relação ao anterior. O presidente do banco disse ainda que Teresina é uma das cidades com mais potencial para o crescimento e uma das que mais cresce o PIB anual. “Teresina saltou de R$ 3 bilhões para R$ 8,7 bilhões. O Banco do Nordeste tem o objetivo de fomentar este crescimento e vai estar presente como instrumento para garantir mais trabalho e rendimentos para nossa região”, finalizou.