Pesquisar este blog

31/07/2012

Obras de Calçamento Beneficiam População de Campo Maior

Dep Merlong Solano
O secretário de Estado das Cidades, deputado Merlong Solano, esteve no município de Campo Maior nessa quinta (26) para visitar obras de calçamento que estão em andamento na cidade. São calçamentos em paralelepípedo e pavimentação asfáltica. O convênio do Governo do Estado, através da Secid e a prefeitura de Campo Maior prevê ainda a construção de mais ruas. 

Foram investidos R$ 520.143,10 na construção de calçamento de ruas. Na ocasião, Merlong Solano visitou as ruas Zico Martins Projetada 4. Nas obras de pavimentação asfáltica em AAUQ (areia asfáltica usinada a quente), foram investidos R$ 1.477.850,86. Dentre as ruas que estão recebendo este tipo de pavimentação, o secretário visitou a rua Capitão Manoel Oliveira, que já está pronta. 


A primeira parcela do convênio entre a Secretaria das Cidades e a prefeitura já foi liberada, o que está proporcionando estas obras. Em breve estaremos liberando a segunda parcela do convênio para que outras ruas possam receber o mesmo benefício”, garantiu Merlong Solano


Merlong Solano visita obras em Campo Maior


Durante visita, Merlong Solano esteve acompanhado do Coordenador de Projetos da Prefeitura de Campo Maior, Dibes Ibiapina e o do vereador Edilson da Vargem.

30/07/2012

Assis Articula Projeto para Adutora de Esperantina

Deputado Assis Carvalho
O deputado federal Assis Carvalho (PT/PI) esteve reunido na tarde de hoje, 26, com o superintendente do Banco do Nordeste, Isaías Matos. Na pauta a construção de uma adutora para o município de Esperantina. A obra deve beneficiar uma população de 10 mil pessoas e universalizar o acesso à água no município. O deputado afirmou que a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) tem recursos para investir na obra. 

"Queremos o apoio do Banco do Nordeste para a elaboração de projetos, o maior entrave atual para a liberação de recursos financeiros para o Piauí. Porque os recursos existem, mas faltam projetos", disse o deputado

A adutora será um piloto dentro do projeto de Integração de Bacias que vem sendo defendido pelo deputado Assis Carvalho na Câmara Federal, inclusive com emendas propostas para este fim. O superintendente do BNB no Piauí disse que vai tentar identificar linhas de créditos ou outra alternativa para isso. 

"A elaboração de projetos não é um produto disponível dentro do BNB, mas podemos buscar alternativas", afirmou Isaías Matos

Dep. Assis se reuni com executivos do BNB

Outra pauta foi a construção do estádio de futebol, que, inicialmente, seria feito com recursos próprios do Estado, mas será financiado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). 

"Queremos mais celeridade nesse processo, iniciado ainda em 2009. É uma obra pela qual a população de Esperantina aguarda com ansiedade", disse Assis Carvalho.

26/07/2012

PT lança Guia da Militância Digital

Material de apoio visa ajudar candidatos, assessores e militantes durante
as eleições municipais de 2012

Desde o dia 06, é permitida a propaganda eleitoral dos candidatos às prefeituras, vices e Câmaras de Vereadores nas eleições 2012, de acordo com a legislação eleitoral brasileira. Para apoiar candidatos (as), assessores e militantes durante este período, o Partido dos Trabalhadores (PT) lançou o Guia Digital do Militante, com dicas, regras eleitorais, material gráfico de apoio e outras ferramentas para facilitar o trabalho durante o pleito.

A ferramenta, projetada de forma autoexplicativa e com linguagem acessível, traz dicas sobre monitoramento – como medir o alcance do seu site ou blog, integração de conteúdo on-line e off-line e outras facilidades. Além disso, destrincha o uso das Redes Sociais, como criar perfis e como melhor utilizar durante o período eleitoral.

Outro foco importante da cartilha é a economia. No site os assessores e candidatos poderão baixar templates prontos para sites e blogs de campanha, customizar as Redes Sociais e aprender dicas para utilizar ferramentas gratuitas durante as eleições, e também fora delas.

O Guia Digital do Militante ( guiadigitaldomilitante.com.br ) poderá ser acessado pelos militantes que preencherem um cadastro específico do Partido, com nome, data de nascimento, telefone, e-mail, cidade e estado.

24/07/2012

Rejane Expande Mobilizações da Campanha de Wellington Dias

A deputada Rejane e seus assessores estão empenhados na campanha

A deputada estadual Rejane Dias está ampliando as mobilizações da campanha do senador Wellington à Prefeitura de Teresina. Desde o início desta semana ela participa de encontros e mobilizações que contam ou não com a presença do candidato petista. 


A ideia é ampliarmos nossa presença. Onde o Wellington não puder ir, eu vou estar. E em muitos lugares vamos estar juntos, levando a nossa mensagem de uma Teresina para Todos, onde todos podem ter acesso aos benefícios que uma cidade pode oferecer às pessoas que nela vivem”, comentou a deputada Rejane

Nas últimas semanas ela participou da maioria das atividades de campanha de Wellington

Mas eu também estava aproveitando o recesso na Assembleia para cuidar dos meus filhos e ficar mais com eles. Agora, estou com alma revigorada para ampliar a nossa campanha, que tem o propósito de cuidar de nossa cidade, pois é onde todos nós moramos e onde nossos filhos e netos irão crescer”, completou a parlamentar

Deputada ouvindo a população
Na segunda-feira a deputada fez caminhada no bairro Água Mineral, atraindo centenas de moradores. Bairro da ex-deputada federal Francisca Trindade, Rejane foi muito bem recebida pelos populares. “Teve uma senhora que chegou a fechar a porta para a comitiva e disse: aqui ninguém entra. Mas quando soube que era a deputada Rejane pediu para ela entrar e fez vários agradecimentos junto ao seu esposo, que é cadeirante, pelas ações em favor das pessoas com deficiência”, comentou Mauro Eduardo, candidato a vereador pelo PT.


Confira as fotos das caminhadas do candidato Wellington Dias por toda Teresina no Facebook do PT no Parlamento => Clicando aqui

20/07/2012

O Judiciário e a marginalização da atividade eleitoral

Dep. Jesus Rodrigues 

Por: Jesus Rodrigues


É completamente absurda a decisão da Justiça Eleitoral de restringir a utilização de carros de som, cavaletes e cartazes durante a campanha eleitoral. Ora, o candidato tem apenas três meses para divulgar seus projetos, um período curto para que o cidadão avalie todas as propostas e escolha aquelas que julga serem as melhores. 

Ao impor esse tipo de restrição, o magistrado não apenas priva o eleitor de um maior domínio sobre a sua decisão, como também extrapola seus poderes, afinal, a função de legislar cabe a vereadores, deputados e senadores. 



Se parte do povo não tem acesso à Justiça, que tenha acesso à Política. Não é porque uma parcela da população não gosta de discutir o assunto que o Judiciário deve inibir a presença da Política na vida das pessoas. O candidato precisa expor suas ideias e o eleitor precisa ter conhecimento de todas elas para tomar uma decisão consciente. 

O juiz, desembargador, não pode tratar o político como alguém que importuna o povo quando, na verdade, o candidato coloca seu nome à disposição desse mesmo povo. A sociedade evolui através da Política, pois são através de ações políticas que a sociedade avança ou retrocede. Daí a importância desse processo. Por essa razão, é condenável qualquer decisão autoritária que vise marginalizar a atividade eleitoral. 

Se a Justiça se dá o direito de ser cega, surda e muda, a Política, pelo contrário, precisa falar, ouvir muito e ver tudo.

*Acompanhe o deputado Jesus Rodrigues nas redes sociais:


TwitterClicando aqui

Facebook: Clicando aqui

17/07/2012

Quem tem medo de Wellington Dias?

Deputado Fábio Novo

Por Fábio Novo

O jornal Meio Norte de hoje destaca na coluna do jornalista Efrém Ribeiro toda uma trama para manipular pesquisas na capital. O plano arquitetado em Brasília, segundo o periódico, teria sido maquinado por parlamentares federais piauienses, com o objetivo de tentar vender uma idéia de que Wellington Dias estaria fora da disputa, sendo o terceiro colocado. 

O plano consiste em fazer uma rodada de pesquisas, com diferentes institutos da capital, incluindo também um nacional para vender a tese. 

Somado a isso, autoridades piauienses seriam escaladas para tentar desqualificar a candidatura de Wellington Dias nos grandes meios de comunicação, alegando dentre outras coisas, que caso ele seja eleito não governaria. Ficaria apenas um período na prefeitura para depois renunciar em favor de uma futura candidatura ao Governo do Estado. 

Na conspiração também estaria incluída a disseminação de uma possível impugnação, por conta de uma multa sofrida por Wellington Dias no passado. 

Por fim, o pacote contempla ainda o argumento de que Wellington Dias governou o Piauí durante 8 anos e, que poderia com uma varinha de condão, em um passe de mágica resolver todos os problemas de Teresina. 

Todas essas estratégias visam enfraquecer uma candidatura popular, que o tempo vai se encarregar de mostrar que elas cairão. Enquanto os adversários maquinam, Wellington Dias segue caminhando por Teresina, conversando com o povo, identificando os problemas e propondo soluções. 

O PT já mostrou com Wellington Dias competência para governar. É bom lembrar que em janeiro de 2003 o Estado se quer pagava em dia seus funcionários. Trafegar pelas estradas do Piauí era impossível, devido a uma malha totalmente arrebentada. 

Organizamos a máquina, colocamos salários em dia, aprovamos e executamos os planos de cargos e salários, recuperamos estradas e deixamos praticamente todas as cidades ligadas por asfalto. 

Avançamos muito em uma das bandeiras históricas de lutas do PT. Construímos uma sociedade mais socialista ao retirar da escuridão 130 mil famílias, através do Programa Luz Para Todos e mais, entre 2003 e 2008, em apenas 5 anos, reduzimos pela metade a miséria, segundo o IBGE e o IPEA. Dobramos o nosso PIB em apenas 8 anos. Deixamos de ser o Estado mais pobre do Brasil. Isso incomoda? Muito! 

Com todas essas conquistas é claro que as elites de Teresina se assombram ao imaginar Teresina sendo governada pelo PT. Eles sabem da nossa capacidade empreendedora! Sabem também que mesmo com disputas e embates com outras forças políticas que sempre nos fizeram oposição, nunca deixamos de sentar à mesa para discutir e ajudar a solucionar os problemas de Teresina. 

Wellington Dias nunca foi prefeito de Teresina, por isso não pode ser acusado de omissão a uma prerrogativa que nunca lhe foi confiada. Como governador não lhe faltou sensibilidade para as parcerias com os gestores municipais, que na época rasgavam em todos os meios de comunicação, elogios a forma republicana, com que Teresina era tratada, mesmo tendo um prefeito ferrenho opositor ao PT. 

Dessa parceria colhemos os frutos: conclusão do HUT – obra parada há 20 anos. A ponte Estaiada, a duplicação da Avenida Presidente Kennedy, iluminação da Praça Saraiva, construção de 30 mil habitações, retirada de gambiarras de vários bairros e construção de subestações de energia em outros, abastecimento de água para a região Sul da cidade, até a Vila Irmão Dulce e ainda a região da Morada do Sol, onde existia a figura do carro pipa. Também reformamos e ampliamos os hospitais: Getúlio Vargas, Infantil e Natan Portela e, construímos o CEIR – referência para o tratamento das pessoas com deficiência. 

Ao final do governo Wellington Dias, deixamos o Palácio de Karnak com 85% de aprovação da população do Piauí. No dia da sua renúncia para disputar uma vaga para o senado, Wellington Dias deixou o Palácio pela porta da frente. No final de 2010 foi eleito senador com a maior votação conferida até hoje para um piauiense. 

O desejo que move Wellington Dias de governar Teresina não é pessoal. Na verdade é o mesmo desejo transformador que fez do Piauí em apenas 8 anos um Estado que dobrou seu PIB, triplicou a renda do seu povo e que deixou de ser o patinho feio do Brasil.

10/07/2012

PT inicia caminhadas por toda Teresina


Wellington Dias ao lado da militância do PT pelas ruas de Teresina

A muito tempo não se via a militância do PT tão empolgada como nessa segunda-feira (09/07) quando se deu início as caminhadas do PT pelas ruas de Teresina. A concentração foi na Praça da Liberdade, as 16:00, e contou com dezenas de militantes empolgados com suas tradicionais bandeiras vermelhas.

O candidato a prefeito de Teresina, Wellington Dias, caminhou pelas principais ruas do centro de Teresina cumprimentando as pessoas e, naturalmente, levando a mensagem de esperança de uma cidade feliz,  que é a característica do PT.


Estiveram presentes na caminhada os Deputados Estaduais Merlog Solano, Rejene Dias, Henrique Rebelo e Flora Izabel e o deputado federal Nazareno Fonteles além de uma quantidade significante de petistas e simpatizantes; todos entusiasmados com a campanha do nosso candidato Wellington Dias.

Confira as fotos da caminhada no Facebook do PT no Parlamento => Clicando aqui

06/07/2012

CAMPO MAIOR: Jesus Rodrigues destina R$ 1 milhão para asfalto

Dep. Jesus Rodrigues
O município de Campo Maior está na agenda do deputado federal Jesus Rodrigues (PT) neste sábado, quando o parlamentar fará uma visita ao centro da cidade para ver de perto as obras de asfaltamento. O deputado destinou R$ 1 milhão para a recuperação do asfalto do município, após a troca da tubulação de água.

“Decidi destinar esse recurso pela minha relação com a população campomaiorense e pela necessidade de recuperar o asfalto, já que a Prefeitura trocou a tubulação do sistema de abastecimento de água, o que melhorou muito a sua capacidade e distribuição, além de ter reduzido vazamentos”, afirma Jesus Rodrigues.

Pref. Paulo Martins e Dep Jesus
O deputado também destinou emenda no valor de R$ 500 mil para a construção de uma barragem no Rio Jenipapo, na altura do povoado Alto do Meio. Segundo o parlamentar, a barragem será o primeiro passo para a concretização de outro projeto: a construção de uma adutora e uma estação de tratamento para abastecer toda a cidade, que conta com aproximadamente 46 mil habitantes e utiliza o sistema de poços tubulares.

A visita a Campo Maior está marcada para as 7 horas deste sábado (07).

03/07/2012

Rejane: Aumento de Pessoas com Deficiência Mostra Necessidade de Mais Ações

Deputada Rejane defende criação do
Estatuto Est. da Pessoa com Deficiência
A deputada estadual Rejane Dias(PT) comentou na manhã de hoje o aumento do número de pessoas com deficiência no Piauí, que passou de 17% a 27% em dez anos, segundo o censo do IBGE. Ressaltou que o novo índice reitera a necessidade de se ampliar as ações para este segmento. 

Rejane aproveitou para cobrar a aprovação de vários projetos de sua autoria que ainda estão em tramitação, para que sejam incluídos no Estatuto Estadual da Pessoa com Deficiência, que ela pretende apresentar até dezembro. 



Trata-se de um documento que vai conter todas as leis estaduais relativas aos direitos da pessoa com deficiência e uma política de ação permanente para este setor”, completou

A parlamentar acrescenta que é preciso que as leis façam parte de um sistema integrado que estabeleça os direitos e indique de forma clara o papel de cada entidade na proposição, fiscalização e execução desta legislação. Dos 11 projetos voltados para as pessoas com deficiência apresentados por Rejane, três viraram leis e o restante aguarda aprovação. 

Entre os sancionados estão o que institui os Jogos Estaduais Paralímpicos; e a gratuidade em shows e espetáculos culturais para pessoas com deficiência comprovadamente carentes. Encontra-se à espera de aprovação o que regulamenta a profissão de tradutor de libras; que amplia a licença maternidade e paternidade dos pais com filhos nascidos com deficiência e o que destina 10% das vagas de estágios no Governo do Estado para as pessoas com deficiência.


Deputada pede Comissão para discutir acidentes com motos 

A deputada estadual Rejane Dias atribuiu parte do aumento do número de pessoas com deficiências, divulgado no último sábado pelo IBGE, ao crescente número de acidentes com motociclistas. Por este motivo solicitou a criação de uma comissão temporária para discutir o assunto e buscar possíveis soluções. 

Hoje não temos novos casos de paralisia infantil e evitamos outras deficiências com os testes do pezinho e orelhinha. Somente a subnotificação no censo passado e o aumento impressionante dos acidentes com motos, que vitimou e deixou sequelas em milhares de pessoas em todo o país, poderiam justificar crescimento tão alto”, argumentou a deputada

Segundo ela grade parte das pessoas que chegam ao Centro Integrado de Reabilitação para tratamento são acidentados com motocicletas que buscam recuperar algum movimento ou mesmo perderam algum membro. “Nós precisamos saber qual é o real tamanho do problema e o que podemos fazer para enfrentar este problema”, justificou. 

O pedido da criação da comissão será protocolado este semana.